Software de Recrutamento e Seleção

Software de Recrutamento e Seleção

Não é algo que já não soubéssemos neste momento. A lógica da crise do coronavírus está a atingir duramente muitos dos sectores estratégicos que constituem a nossa economia. O impacto negativo causado pelo encerramento obrigatório da maior parte do tecido empresarial devido à ameaça invisível de um vírus afetou consideravelmente as políticas de recursos humanos que muitas organizações estavam a implementar nas suas empresas.

Com base nos últimos inquéritos realizados, parece que, especificamente, a selecção e recrutamento de pessoal será uma das funções de recursos humanos que mais sofrerá alterações. De acordo com um inquérito realizado recentemente pela Willis Towers Watson mais de 40% das empresas Brasileiras estão a considerar ou planeiam reduzir a sua força de trabalho nos próximos meses.

Tendo em conta estes dados, não nos resta outra alternativa senão pensar que o impacto na atração de talentos corporativos poderá sofrer um revés como poucos viram até agora. Por esta razão, é essencial para a continuidade dos projetos manter e consolidar um plano de Inbound Recruiting que permita à empresa montar planos de recrutamento mais eficazes no longo prazo. E para conseguir isso, a tecnologia de software de recrutamento e seleção de talentos deve se tornar um elemento-chave.

Por que usar software de recrutamento integrado em tempos de crise

A primeira coisa que devemos desenhar ao estabelecer um plano de recrutamento corporativo são os custos que necessariamente teremos que assumir. Custos diretos e indiretos (especialmente os relacionados com as horas dedicadas a este processo) que poderão ser largamente reduzidos graças a sistemas de seleção que permitem centralizar toda a informação dos candidatos e, por outro lado, um acompanhamento mais exaustivo do processo. Esqueça a ideia de ter infinitas pastas com vídeos, currículos e outros materiais espalhados pelo computador, o que só resulta no aumento das horas investidas pelos recrutadores em empregos dispensáveis.

Se este aspecto a considerar pode tornar-se um diferencial na utilização ou não de software integrado de recrutamento e selecção, e ainda mais em períodos de crise em que os orçamentos de pessoal são reduzidos, é também a capacidade de valorizar o Employer Branding e a imagem do marca empregadora . Manter uma página de empregos centralizada que permita à empresa divulgar os valores, as ações e a filosofia que a move é uma das armas mais importantes na hora de construir essa imagem corporativa e conscientizá-la aos candidatos.

Neste sentido, não esquecer a Candidate Experience faz-nos querer introduzir melhorias contínuas para facilitar a atração dos melhores talentos. Assim, a possibilidade de criar formulários simples e adaptados também às versões mobile permite-nos otimizar o fluxo de inscrições para as nossas ofertas de emprego. Resumindo, seria facilitar a vida do candidato e deixá-lo “fisgado” pela nossa marca.

Além disso, graças ao efeito multiplicador que gera uma plataforma de recrutamento integrada, poderá colocar as suas ofertas em diferentes plataformas de ofertas de emprego. Desta forma, você pode analisar as fontes de chegada dos candidatos que melhor funcionam e buscar formas de potencializá-las para focar melhor em uma ou outra dependendo das necessidades da sua empresa.

Atraia os melhores talentos corporativos . Em linha com o que comentamos no parágrafo anterior, ao divulgar as suas vagas nas melhores universidades, portais especializados e agregadores de emprego, poderá chegar aos talentos mais concentrados e segmentados nas diferentes plataformas.

Por outro lado, abordar a Experiência do Candidato torna-se um complemento ideal para atrair talentos corporativos. Assim, poderá adaptar a sua plataforma às necessidades do candidato e facilitar a sua transição para o “interior” da sua empresa.

Graças à tecnologia de recrutamento ATS (sistema de rastreamento de candidatos) , o software de recrutamento permite encontrar o talento que melhor se adapta às necessidades do cargo específico a ser preenchido. Reduza o número de currículos a serem analisados ​​utilizando determinados parâmetros (semânticos ou sintáticos) para encontrar o candidato ideal para a vaga que sua empresa precisa preencher.

Se, por outro lado, as suas necessidades como recrutador centram-se na procura de perfis e competências necessárias para enfrentar o futuro (um futuro em que precisaremos de certas soft skills mais comunicativas e sociais), uma seleção faseada pode ser a melhor escolha para tornar seu processo de Inbound Recruiting mais eficaz. 

Temos que estar cientes de que o processo de seleção e recrutamento não termina quando o candidato é selecionado. A empresa pode continuar administrando e gerenciando o perfil do candidato, do qual já conseguiu coletar algumas informações estratégicas durante o processo seletivo. Um software de recrutamento integrado pode ajudar a dar continuidade a esse processo seletivo que já iniciamos.  E, em particular, assume especial relevância no processo de onboarding que a empresa tem de enfrentar logo após a escolha do candidato ideal. 

Dê o primeiro passo em direção a um local de trabalho produtivo e em conformidade. Entre em contato com a JP&F Consultoria hoje mesmo para uma consulta  para maximizar o potencial total de suas operações de RH. 

#Avaliação #KPI #Perfomance #desempenho #RH #Recursos #Humanos #JPEF #JPeF#JP&F #Consultoria #power #BI #dashboards #relatório #metricas #business #intelligence #treinamento #seleção recrutamento #soft #skills #empresas #negocios #liderança #gestão #equipe #pessoas #talentos #diretoria #administração #T&D #R&S

Compartilhe esse artigo: