Saúde Mental: Equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Saúde Mental: Equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Alcançar o título de CEO é uma conquista extraordinária na carreira de qualquer pessoa. No entanto, muitas vezes vem com estresse adicional e tempo reduzido para atividades pessoais. Portanto, encontrar o equilíbrio adequado entre trabalho e vida pessoal para um executivo de qualquer tipo é uma busca contínua.

É possível que executivos de alto nível tenham equilíbrio entre vida pessoal e profissional, ou é um mito? Fique tranquilo, um equilíbrio entre vida pessoal e profissional para todos os níveis de executivos é totalmente possível.

Abaixo, mostraremos como você pode gerenciar sua vida profissional e pessoal como um executivo de alto escalão.

O que queremos dizer com equilíbrio entre vida pessoal e profissional?

O equilíbrio entre vida pessoal e profissional é uma parte vital de um ambiente de trabalho saudável. Manter um equilíbrio aceitável entre trabalho e vida pessoal pode ajudar a reduzir o estresse e a chance de esgotamento. Claro, nunca há uma solução única para todos, e o equilíbrio entre vida pessoal e profissional significa coisas diferentes para pessoas diferentes. Mas as estratégias para atingir o equilíbrio entre vida pessoal e profissional e o conhecimento sobre ele estão mudando constantemente.

Como resultado, a chave para esse quebra-cabeça é a flexibilidade. Ao contrário da crença comum, o equilíbrio entre vida pessoal e profissional envolve mais do que as horas que você gasta trabalhando; um ambiente de trabalho flexível contribui imensamente.

Alguns mitos comuns sobre o equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Acreditar em alguns mitos comuns pode atrasar você de atingir suas metas de equilíbrio entre vida pessoal e profissional, causando ainda mais estresse. Confira abaixo os cinco equívocos mais comuns sobre equilíbrio entre vida pessoal e profissional:

    1) É necessário compartimentar sua vida

Muitos acreditam que devem dividir igualmente o tempo em casa e no trabalho diariamente para manter um equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional. No entanto, nem sempre é possível, pois as coisas geralmente surgem inesperadamente. Portanto, dependendo da situação, você pode precisar passar mais tempo do que o normal no trabalho ou até mesmo ficar em casa naquele dia. Como tal, você deve priorizar onde é mais necessário e passar o tempo necessário lá.

    2) Seu objetivo final deve ser alcançar o equilíbrio

O equilíbrio nem sempre é fácil de encontrar, pois há momentos em que sua vida pessoal afeta sua vida profissional e vice-versa. Às vezes, você pode achar difícil desligar do trabalho no final do dia, principalmente como CEO. Por exemplo, você pode estar pensando em uma decisão ou proposta importante depois de sair do escritório.

Então, em vez de separar essas partes, tente considerá-las como conectadas – integre-as. Se você está feliz em sua vida pessoal, é mais provável que esteja focado e energizado no trabalho. Ao mesmo tempo, se você está feliz e realizado no trabalho, provavelmente estará satisfeito e contente em casa. Ambas as partes da sua vida são igualmente significativas. Portanto, pense nelas como sendo interconectadas.

3) Você será mais produtivo se começar o dia mais cedo

Um grande equívoco é que você fará mais trabalho se acordar mais cedo pela manhã. Isso é verdade para algumas pessoas se elas são, por natureza, pessoas matutinas e são produtivas naquele momento do dia. No entanto, começar o dia muito cedo pode adicionar horas extras ao seu dia que não são produtivas e, a longo prazo, prejudiciais à saúde. Começar cedo pode ser necessário por razões e horários específicos, mas não precisa ser a norma. Com o tempo, acordar muito cedo pode levar à privação do sono, mais estresse e até mesmo ao esgotamento. Algumas pessoas são naturalmente mais produtivas à noite e, se for assim, forçar-se a acordar mais cedo pode não ser útil. Em vez disso, você deve descobrir quando sua produtividade atinge o pico e ajustar seus dias em torno desses horários.

    4) Nem sempre é fácil ter tudo

Quando se trata de equilíbrio entre vida pessoal e profissional, esse pode ser um dos maiores equívocos. Não importa quão boa seja sua agenda de gerenciamento de tempo, você frequentemente descobrirá que ainda precisa alocar menos tempo para algumas coisas em sua vida. Por exemplo, como um executivo de nível C, haverá momentos em que você deverá sacrificar tempo com a família ou amigos devido a compromissos no trabalho. Ao aceitar essa eventualidade no início de sua carreira, você pode evitar expectativas irrealistas de si mesmo. E, ao fazer isso, sinta-se menos desencorajado se seu plano de gerenciamento de tempo nem sempre funcionar como esperado.

    5) Agendar tudo torna as coisas mais fáceis

Não há dúvidas de que programar suas tarefas, compromissos e eventos importantes é útil. No entanto, tenha cuidado para não cair na armadilha de acreditar que você deve planejar cada segundo do dia. Muitas vezes, isso pode ser considerado irrealista e, no final, pode causar mais estresse. A chave é permitir a si mesmo a flexibilidade e a liberdade de aproveitar o tempo e as atividades espontâneas, como encontros de última hora para um café com a família e os amigos.

Na JP&F Consultoria, estamos sempre aqui para ajudar você a ter sucesso e encontrar satisfação na carreira escolhida.

#CEO #Executivo #search #headhunter #recruitment #JP&F #JPEF #JP&F #RH #Diretoria #nívelC #Humanos #alta #gerência #Carreira #profissional #pessoal #Saude #Vida #Mental #Inteligencia #emocional #programar #projeto #Cargo #Função #gerenciamento #tempo #softskills #equilíbrio #burnout

 

Compartilhe esse artigo: