Saiba como melhorar seu perfil no Linkedin

Saiba como melhorar seu perfil no Linkedin

Você sabia que 87% dos recrutadores usam o LinkedIn regularmente? 122 milhões de pessoas conseguiram uma entrevista pelo LinkedIn e 35,5 milhões foram contratadas por uma pessoa com quem se conectaram por meio dessa rede . Se você ainda não tem um perfil no LinkedIn ou não o otimizou; você tem várias ideias para obtê-lo, desenvolver sua marca e encontrar seu próximo emprego. Para melhorar seu perfil no LinkedIn, a primeira coisa que você precisa saber é como os recrutadores leem seu perfil quando estão procurando um candidato para uma vaga de emprego. Então, quais são as principais coisas que os recrutadores olham primeiro quando encontram seu perfil?

Elementos essenciais do seu perfil do LinkedIn aos quais você deve prestar atenção
Resumo

O resumo é um dos aspectos que eles mais olham. Em muitos perfis, o resumo é frequentemente muito genérico e não muito chamativo. Este resumo deve explicar quem somos como profissionais primeiro, o tipo de posição que aspiramos e, idealmente, algum detalhe que dê uma ideia da sua personalidade . Você pode pensar nesta parte como o discurso de elevador para sua carreira. Prenda-os nos primeiros 30 segundos para que eles se interessem em aprender mais.

Experiência recente
Gerentes de recursos humanos e headhunters geralmente revisam as últimas uma ou duas experiências do funcionário, então você deve destacá-las e detalhar suas funções em cada posição e suas realizações. Além das duas últimas experiências, é difícil para eles reservarem um tempo para analisá-las se não encontraram o que estão procurando nas suas duas últimas e, na maioria das vezes, apenas na última . Isso não significa que suas primeiras experiências de trabalho não sejam relevantes, você ainda deve listá-las e explicar o que fez nelas . Mas você deve ter em mente que essas pessoas podem não gastar mais do que alguns segundos em seu perfil do LinkedIn, pois é mais do que provável que tenham dezenas, ou mesmo centenas, de outras esperando.

Palavras-chave
Palavras-chave em um perfil do LinkedIn são importantes de duas maneiras: por um lado, para que os recrutadores encontrem o perfil com base nas palavras-chave usando as ferramentas à disposição deles ; e por outro lado, quando eles escaneiam seu perfil e verificam as palavras-chave que estão procurando em alguns segundos. Sabendo disso, você deve tentar destacá-las, por exemplo, usando negrito sem exagerar para que os recrutadores possam encontrá-las facilmente.

Habilidades

A seção de habilidades também é um lugar onde os recrutadores tendem a parar. Também é uma maneira de filtrar perfis na ferramenta Recruiter oferecida pelo LinkedIn. Portanto, é essencial que essas habilidades que os recrutadores estão procurando estejam presentes no seu LinkedIn, caso contrário, eles não o encontrarão . O motivo é simples e é que a ferramenta LinkedIn Recruiter, que quase todos eles usam, pode filtrar candidatos com base em palavras-chave ou habilidades, como visto na imagem abaixo.
Então, sabendo como eles vão olhar para o seu perfil do LinkedIn, você já pode adivinhar quais habilidades precisa ter para melhorá-lo.

Os 3 passos principais para melhorar seu perfil no LinkedIn.

  1. O título. Quem você é como profissional, não onde você trabalha hoje.
    O título é a frase que você vê logo abaixo do seu nome no LinkedIn.

Há uma infinidade de perfis que neste espaço descrevem o cargo ocupado pela pessoa (CEO, responsável por... etc.) e a empresa. Sempre será uma escolha pessoal, mas se pararmos para pensar um pouco, a empresa em que trabalhamos não explica tudo sobre nossa vida profissional, somos profissionais independentemente de onde estamos trabalhando em um determinado momento , então o título deve tentar refletir isso. A empresa já estará presente em sua experiência profissional.

2. Otimize seu resumo
Vimos que o resumo é um dos aspectos mais importantes e o lugar certo para se mostrar como pessoa e como profissional. Aproveite o resumo para falar sobre você (não use a terceira pessoa), seus objetivos profissionais, suas habilidades, o que você gosta no seu trabalho e como você pode ajudar as empresas . Não se esqueça de incluir no texto de forma natural palavras-chave do seu setor para as quais você pode ser encontrado. Escreva todo o seu perfil do Linkedin com cuidado e leia-o várias vezes para evitar erros de ortografia e tipográficos. Um erro dá uma imagem ruim de você como profissional.

3. Descreva sua última experiência de trabalho em detalhes
Suas duas últimas experiências profissionais são as mais importantes para que recrutadores e funcionários entendam sobre você, como já dissemos antes. Não basta incluir o cargo que você ocupou na empresa, falar sobre as responsabilidades que você teve, as metas que você alcançou com sua equipe e as habilidades que você desenvolveu em cada cargo. Recrutadores e pessoas que vão olhar para isso estão procurando entender quais eram suas responsabilidades e se eles podem combiná-las com o perfil que estão procurando. Então, em vez de apenas se ater a responsabilidades genéricas , como você poderia ser "gerenciamento de mídia social", você deve falar sobre "Criação e execução de conteúdo para Instagram, TikTok e Twitter para canais da empresa. Engajamento médio de x% e crescimento de x% em x período". Quantificável é mais tangível. Além disso, marcadores ajudam a ordenar a experiência em vez de explicá-la em um único parágrafo.

Se você seguir esses três passos e gastar uma quantidade razoável de tempo, o resultado provavelmente será um aumento nas visitas ao seu perfil (pois mais recrutadores o encontrarão com suas pesquisas) e mais pessoas desejarão contatá-lo online. É um investimento de tempo e energia que, sem dúvida, trará seus benefícios. Dica extra: renove seu LinkedIn pelo menos a cada 6 meses .

Melhorar seu perfil no LinkedIn ajudará outros profissionais a conhecê-lo, criar sinergias, desenvolver sua marca profissional e encontrar o emprego que deseja. Lembre-se: não basta ter um perfil no Linkedin, é preciso otimizá-lo e estar ativo na rede para atingir seus objetivos profissionais.

Quando você sabe o que o futuro traz, você pode se preparar para ele e planejar os próximos passos. Se você puder ir um passo à frente da concorrência, você estará em vantagem e seu negócio certamente crescerá.

Há exemplos de objetivos estratégicos de RH que falam sobre as estratégias que se relacionam com sua área de negócios e sua perspectiva de negócios. Você deve sempre usar um exemplo de plano estratégico de RH que descreva seus fatores e indicadores do setor. Dessa forma, você poderá criar um plano estratégico de RH que será preciso e adequado para seu negócio e seus planos futuros quando se trata de crescimento empresarial.

Compartilhe esse artigo: