Retenção de funcionários para evitar “fuga de talentos”

Retenção de funcionários para evitar “fuga de talentos”

Num mercado de trabalho cada vez mais competitivo, a retenção de colaboradores é uma questão importante para as empresas. O recrutamento é uma tarefa cara e demorada, por isso muitas vezes é melhor reter os funcionários existentes do que procurar novos talentos.

É aqui que entra a mobilidade interna . A mobilidade interna permite que os colaboradores cresçam dentro da empresa, seja em termos de responsabilidades, salário ou cargo. .É frequentemente visto como uma alternativa aos aumentos salariais para reter funcionários.

Vejamos os benefícios da mobilidade interna para os colaboradores e para a empresa.

Retenção de funcionários para evitar “fuga de talentos”
A fuga de talentos é um problema generalizado nas empresas. Os funcionários abandonam os seus empregos para encontrar melhores oportunidades noutros locais, o que pode ter um impacto negativo na produtividade e no desempenho empresarial.

Segundo estudo realizado pela consultoria Mercer, aproximadamente 30% dos colaboradores deixam seus cargos a cada ano, com custo médio de reposição estimado em 50% do salário anual do cargo vago, o que é uma média baixa.

As empresas precisam tomar medidas para reter funcionários e evitar a fuga de talentos. Uma forma de fazer isso é oferecer mobilidade interna aos colaboradores para que possam explorar diferentes áreas e aprender novas habilidades enquanto permanecem na organização.

Isso permite que os funcionários desenvolvam suas carreiras e que a organização invista em seu próprio pessoal. A vantagem desta abordagem é que ela ajuda as empresas a reduzir os custos associados ao recrutamento e formação de novos funcionários.

A fuga de talentos: um potencial efeito dominó
O efeito colateral adicional que pode não ser visível é o impacto nos outros funcionários: perder um colega com quem você se dá muito bem e que parece estar aproveitando uma grande oportunidade ao sair da empresa é uma combinação que muitas vezes levará tomar as mesmas decisões de procurar outro lugar (ou mesmo seguir a pessoa em questão, se possível)

Um funcionário não é apenas uma força de trabalho, mas um ativo humano para a empresa. 70% dos funcionários afirmam que ter um amigo no trabalho é o elemento mais importante para uma vida profissional feliz.

Também é importante que as empresas invistam na qualidade de vida no trabalho para melhorar a experiência dos funcionários e promover a retenção de talentos. Inclui uma variedade de programas, como horários de trabalho flexíveis, oportunidades de progressão na carreira, atividades sociais e atléticas e acesso a assistência psicológica ou financeira. Esses programas podem ajudar a melhorar a satisfação e o bem-estar dos funcionários, o que pode levar a uma melhor retenção de talentos.

Embora a fuga de talentos não seja resolvida apenas com uma boa solução de mobilidade interna, continua a ser uma ferramenta valiosa para limitar os danos.

Os benefícios da mobilidade interna para os colaboradores
A mobilidade interna pode oferecer muitas vantagens aos colaboradores, sendo um elemento que não deve ser negligenciado nas empresas.

A sensação de evolução profissional e pessoal

  • Diversificação de competências e tarefas
  • Mudança de equipe (nem sempre você se dá bem com seus colegas)
  • Mudanças geográficas
  • Aumento na remuneração ou benefícios
  • Novas perspectivas de evolução

Um funcionário que trabalha há anos no mesmo departamento da empresa pode se sentir estagnado na carreira. 1 em cada 3 funcionários cita o tédio como o principal motivo para deixar o emprego.

Por outro lado, se tiverem a oportunidade de desenvolver novas competências ou aprimorar as já existentes através da mobilidade interna, terão a oportunidade de trabalhar em diferentes projetos e ter uma verdadeira sensação de evolução.

Essa diversificação pode oferecer uma nova perspectiva profissional e oportunidades de desenvolvimento de carreira.

Mobilidade interna como forma de promoção
A mobilidade interna pode proporcionar oportunidades de promoção. Quando um funcionário está em busca de novas oportunidades de carreira, uma das primeiras opções é procurar emprego em outra empresa.

Mas se a empresa em que trabalha oferece um programa de mobilidade interna, o colaborador pode ter oportunidades de crescimento na carreira dentro da empresa. Isso é menos estressante, evita toda a parte de procura de emprego e permitirá um processo muito mais rápido.

Isso pode incentivar o comprometimento do funcionário com a empresa e aumentar sua motivação para trabalhar na empresa a longo prazo. Principalmente se gostam da cultura da empresa e de sua equipe, é uma escolha muito mais atrativa (e menos intimidante) do que largar tudo e torcer para que a grama seja mais verde do outro lado da cerca.

Melhorar o envolvimento e a satisfação dos funcionários
A mobilidade interna pode melhorar a satisfação e o comprometimento dos funcionários.

Envolver os colaboradores em diferentes projetos e departamentos pode fortalecer a sua ligação à empresa, permitindo-lhes renovar-se, estabelecer novos laços com novos colegas e sentir-se renovados.

É mais provável que se sintam valorizados pelo seu trabalho e estejam comprometidos com a empresa e os seus projetos de desenvolvimento. 76% dos trabalhadores afirmam que o envolvimento e o envolvimento dos funcionários são elementos importantes da sua satisfação no trabalho.

Os benefícios da mobilidade interna para a empresa
A mobilidade interna não traz benefícios apenas para os colaboradores, mas também pode trazer benefícios para a empresa. Primeiro, pode reduzir os custos de recrutamento. Estima-se que o custo do recrutamento externo seja de aproximadamente 6 meses do salário anual do cargo a preencher. Em comparação, a contratação interna custa menos porque os funcionários já estão treinados e conhecem a empresa e sua cultura.

O outro benefício é mais humano e moral: a mobilidade interna pode ajudar a fortalecer a cultura da empresa e o sentimento de pertencimento. Muitos funcionários desejam progressão interna na carreira por razões de estabilidade e segurança no emprego. Oferecer caminhos de promoção interna pode ajudar a reduzir a rotatividade da empresa e reforçar uma cultura empresarial que apoia o crescimento de talentos.

Também ajuda a valorizar os esforços dos colaboradores que estão comprometidos com o seu trabalho e dá aos outros colaboradores a sensação de que os seus esforços são reconhecidos e podem levar a um crescimento e a uma mudança reais.

Por fim, a mobilidade interna pode ajudar a empresa a crescer, identificando e desenvolvendo talentos internos. Ao focar nas competências e experiências necessárias em cada área do negócio, os empregadores podem ajudar os seus colaboradores a desenvolver o seu potencial e a inovação para contribuir para o crescimento da empresa.

Invista em software de recrutamento para otimizar a mobilidade interna
A utilização de software de recrutamento e de um pool de candidatos são formas eficazes de otimizar a mobilidade interna. Estas soluções permitem às empresas gerir múltiplos aspectos do processo de recrutamento, implementar um programa eficaz de mobilidade interna e reter os melhores talentos. Como resultado, as empresas podem colher os benefícios da mobilidade interna para os seus colaboradores e para os seus negócios.

Tudo isto permite fazer pesquisas cruzadas, estatísticas e, em poucos cliques, solicitar a um gestor ou líder de equipa a sua opinião, disparar emails ou mensagens de Whatsapp ou SMS para trocar com o candidato, organizar entrevistas…

Você também pode configurar anúncios que serão distribuídos apenas internamente, com a possibilidade de cada funcionário respondê-los para declarar seu interesse em determinado departamento, setor ou cargo.

A fuga de talentos não será resolvida apenas com uma boa política de mobilidade interna: é preciso também trabalhar a marca empregadora , a qualidade de vida no trabalho e a remuneração alinhada ao setor e ao trabalho dos seus talentos.

Para melhorar o R&S da sua empresa, conheça as soluções da JP&F Consultoria uma equipe Especializada em Recrutamento e seleção de profissionais de tecnologias, Executive Search e Headhunter Executivo para Indústria Financeira, Processamento de Cartões, Serviços Bancário, Ecommerce e Mercados de Capitais podemos ajudar você.

 

Conheça a JPeF: Consultoria uma equipe Especializada em Recrutamento e seleção de profissionais de tecnologias (TI) para Indústria Financeira, meios de pagamento, sistemas de pagamentos (Payments).

#RH #Recursos #Humanos #Talentos #aquisição #JPEF #JP&F #JPEF #Dados #JAVA #Recrutamento #Seleção #Seletivo #Currículo #Tech #TI #CV #Processo #Contratação #C++ #programador #programação #Engenheiro #pagamento #cobol #recruiter #Scala #Financeiro #payments #ISO8583 #AS400 #RPG #Adquirência #liquidação #sistemas #industria #mercado #capitais #equity #private #investimento #privado #emissores #cartão #credito #debito #Empresa #Agencia #Tecnologia #swift #processamento #ecommerce #Google #Cloud #AWS #Azure #Heroku #PaaS #PostgreSQL #MySQL #MongoDB

 

Compartilhe esse artigo: