Recrutamento e Seleção: Soft Skills e sua importância

Recrutamento e Seleção: Soft Skills e sua importância

As soft skills referem-se a um conjunto de competências essenciais para prosperar no mundo profissional atual.

A sua crescente importância nos últimos anos tornou-os num ponto focal para profissionais de recrutamento e especialistas. É certo que a sua avaliação continua a ser complexa, uma vez que não são facilmente mensuráveis ​​objetivamente.

No entanto, analisar as competências interpessoais para prever a adequação de um candidato para uma função é tão importante quanto avaliar os conhecimentos técnicos.

Este artigo irá explorar o conceito de soft skills, sua importância no mundo profissional e algumas dicas de como desenvolvê-las.

Habilidades interpessoais: o que são?

Para compreender o conceito de soft skills, é necessário não só defini-las, mas também distingui-las de outras formas de competências.

Definição de habilidades sociais

As soft skills, também conhecidas como competências comportamentais ou transversais, são competências essenciais que não estão vinculadas a qualquer conhecimento técnico específico, mas são cruciais para o sucesso num ambiente profissional e interpessoal.

Freqüentemente, estão relacionados à personalidade, emoções e interações humanas.

O termo apareceu pela primeira vez em 1972, quando o oficial americano Whitmore quis destacar a importância de como os soldados reagiam quando alcançavam uma vitória.

A definição de soft skills enfatizou as habilidades interpessoais para descrever habilidades que não são aprendidas, mas são tão importantes quanto as habilidades técnicas.

Alguns anos depois, o termo tornou-se mais popular e seu uso foi direcionado ao contexto profissional.

Nos últimos anos, as soft skills mais procuradas tornaram-se critérios-chave nos processos de recrutamento.

Diferenças entre soft skills, hard skills e mad skills

Em muitos pontos, o conceito de soft skills deve ser diferenciado de hard skills e mad skills.

Hard skills referem-se a competências técnicas mais tangíveis, pois designam habilidades práticas ou o know-how de uma pessoa em uma área específica. Pode ser, por exemplo, o domínio de uma ferramenta.

Essas competências são adquiridas por meio de treinamento, cursos universitários ou experiência profissional. Além disso, são facilmente verificáveis ​​e são mencionados em currículos e diplomas, ao contrário das competências interpessoais.

As habilidades loucas, por outro lado, são uma nova forma de descrever as habilidades desenvolvidas relacionadas aos hobbies de alguém.

Essas habilidades referem-se a um excelente nível de domínio e desempenho excepcional na área, geralmente resultantes de treinamento intensivo, talentos naturais ou uma combinação de ambos.

As soft skills são definidas como um conjunto de competências pessoais que permitem ser mais eficientes e atingir objetivos em diversos contextos profissionais e pessoais.

Exemplos de habilidades sociais incluem gerenciamento de tempo, sociabilidade, comunicação, gerenciamento de estresse, inteligência emocional e muitos outros.

Qual é a importância das habilidades sociais?

As soft skills assumiram um papel importante no campo profissional. Tornaram-se elementos característicos de um bom colaborador ou de um bom líder.

Importância das soft skills para as empresas

As empresas prestam especial atenção às soft skills dos seus colaboradores. Alguns procedem à avaliação de soft skills para oferecer promoções ou formar equipas mais produtivas.

Outras empresas consideram muito rentável investir na melhoria destas competências através de formação ou coaching profissional sobre desenvolvimento pessoal de colaboradores e gestores.

Importância das soft skills no recrutamento

As soft skills impactam profundamente os processos de recrutamento. Hoje fazem parte dos critérios de seleção utilizados em muitas empresas para avaliar os traços de personalidade dos candidatos.

Além disso, cada vez mais conscientes da importância da compatibilidade cultural, as empresas organizam contratações com base em soft skills específicas para saber se uma pessoa partilha a cultura e os valores da empresa.

Assim, limitam os riscos de rotatividade e períodos de experiência que não conduzem a contratações bem-sucedidas, apesar da experiência e competências técnicas dos candidatos.

Importância das soft skills para os candidatos

As habilidades interpessoais são um fator importante para garantir uma posição ou ter sucesso em uma entrevista. Assim, o candidato é chamado a destacar as suas soft skills que correspondam ao cargo pretendido e que possam contribuir para o sucesso da empresa.

Por exemplo, um candidato a um cargo de gestão pode demonstrar as suas capacidades de gestão de crises e como podem ser úteis com as suas competências, ao relatar situações em que resolveu eficazmente um problema na empresa.

Quais são as soft skills mais importantes no recrutamento?

Várias habilidades sociais são procuradas durante o recrutamento. Geralmente, são definidos de acordo com as características dos cargos a serem preenchidos. No entanto, alguns deles estão regularmente entre as expectativas dos recrutadores.

Comunicação
Uma boa capacidade de comunicação é uma das soft skills mais procuradas nas empresas. Por exemplo, é importante para recrutamento em:

A área comercial;
Atendimento ao Cliente;
Serviços pessoais;
O setor da saúde;
Etc.

As habilidades de comunicação são essenciais para transmitir mensagens ou informações com clareza. Isso pode ser direcionado a clientes, parceiros, colegas ou outras pessoas.

Um bom comunicador é alguém que se expressa bem e sabe adaptar a sua mensagem de acordo com os seus pares para ser compreendido. Eles também entendem os outros e transmitem sua mensagem sem dificuldade.

Flexibilidade e adaptabilidade
Estas soft skills são importantes e procuradas devido às mudanças que podem influenciar as necessidades de uma organização a curto, médio ou longo prazo.

Com efeito, a flexibilidade demonstra o desejo de evoluir e a capacidade de lidar com mudanças, situações estressantes e ajustes necessários nos processos de trabalho. Aliada à adaptabilidade, esta qualidade também promove a coesão da equipa.

Ambos destacam a mente aberta e a capacidade de superar obstáculos sem serem particularmente perturbados. Indicam, por exemplo, que o candidato se sentirá confortável com o aprendizado contínuo e com a adoção de novos métodos ou tecnologias.

Espírito de equipe

O espírito de equipe promove a coesão e a colaboração eficaz entre os funcionários de uma organização. É uma habilidade interpessoal que se refere à capacidade de um indivíduo de trabalhar de forma eficaz com outras pessoas para alcançar um objetivo comum.

O espírito de equipe ajuda a manter um ambiente de trabalho harmonioso e motivador na empresa. Promove o envolvimento e a produtividade dos funcionários, tornando-se um ativo importante durante o recrutamento.

Deve-se entender que o trabalho colaborativo oferece cada vez mais oportunidades em termos de inovação e resultados para as empresas. Uma pessoa com bom espírito de equipe é geralmente apreciada em ambientes profissionais.

O que lembrar sobre a importância das soft skills no recrutamento:

É claro que as soft skills influenciam o sucesso profissional e a coesão dentro das empresas.

Eles se tornaram essenciais para avaliar a adequação do candidato ao cargo e garantir um bom convívio social dentro da empresa.

Agora definidas como competências comportamentais relacionadas com competências interpessoais, as soft skills são por isso procuradas por muitas empresas nos seus processos de recrutamento.

 

Se você precisa que a JP&F Consultoria o apoie na busca de candidatos adequados para suas necessidades e no processo de entrevista, entre em contato conosco hoje e veja como podemos ajudar.

#softskills #Habilidades #hardskills #madskills #habilidades #Inteligenciaemocional #JP&F #JPEF #JPeF #Candidato #Recrutamento #Seleção #Competencia #personalidade #testes #trabalho #mercado #empresas #negocios #consultoria 

 

 

Compartilhe esse artigo: