Recrutamento e Seleção para o Setor de Petróleo e Gás
Recrutar talentos mais jovens pode ser desafiador para o setor de petróleo e gás, mas seguindo alguns passos importantes, você pode tornar seu negócio mais atraente.
O setor de petróleo e gás precisa urgentemente de trabalhadores mais jovens.
Conheça a JPeF: Consultoria de recursos humanos e recrutamento e seleção e descubra nossas soluções personalizadas e inteligentes, pensadas em você.
A força de trabalho do setor passou por uma redução significativa nos últimos tempos.
Parte dessa redução se deve ao fato de que a indústria está se tornando cada vez mais automatizada e, como resultado, agora depende mais da tecnologia para concluir as tarefas que costumavam ser feitas por trabalhadores de Óleo e Gás. No entanto, outro fator-chave no declínio tem sido o envelhecimento da força de trabalho.
Por que trabalhadores mais jovens do setor de petróleo e gás são procurados
A força de trabalho estável de Óleo e Gás — ou seja, os trabalhadores mais antigos do setor — compõe aproximadamente metade do pessoal da indústria e a maioria se aposentará nos próximos cinco a sete anos . Consequentemente, é vital que a indústria garanta que as habilidades e o conhecimento desses trabalhadores aposentados sejam passados para a equipe mais jovem, de modo que o benefício de sua experiência seja retido no setor.
Devido às tendências identificadas acima, não há apenas uma demanda crescente no setor de petróleo e gás por recrutas mais jovens, mas, mais especificamente, por recrutas mais jovens que se concentrarão em áreas como sistemas aéreos não tripulados (tecnologia de drones) e ciência de dados.
De fato, no contexto de especialização tecnológica, o setor está enfrentando uma escassez significativa de habilidades.
Atrair talentos mais jovens pode ser um desafio
O setor de petróleo e gás espera que recrutas mais jovens consigam preencher a lacuna significativa de habilidades tecnológicas, além de ajudar a resolver a escassez de trabalhadores em outras disciplinas, como reservatórios, perfuração, completação, produção e manutenção.
Para começar com a questão das habilidades tecnológicas, a escassez se tornou um problema mais urgente porque tecnologias como inteligência artificial, robótica e tecnologia de nuvem continuarão a impulsionar avanços no setor de energia. No entanto, o desejo por uma força de trabalho com um conjunto mais diversificado de habilidades significa que a indústria pode ter que investir mais em programas de treinamento para recrutas mais jovens. Alternativamente, a indústria de Petróleo e Gás pode procurar recrutar jovens profissionais de instituições como academias de codificação, pois busca reforçar suas fileiras com profissionais que tenham experiência digital e de software.
O grupo de potenciais recrutas que a indústria de petróleo e gás poderia almejar em academias de codificação aumentou drasticamente nos últimos anos. Uma pesquisa publicada em 2020 mostrou que o número de alunos e graduados do "campo de treinamento de codificação" cresceu cerca de 20 vezes em um período de oito anos, de 1.745 em 2012 para 35.446 em 2020. Enquanto isso, com relação às habilidades relacionadas a reservatório, perfuração, conclusão, produção e manutenção, a indústria tem uma necessidade urgente de treinar trabalhadores nessas disciplinas, que constituem uma proporção significativa da força de trabalho dos profissionais petrotécnicos.
Conheça a JPeF: Consultoria de recursos humanos e recrutamento e seleção e descubra nossas soluções personalizadas e inteligentes, pensadas em você
Um relatório da Accenture Strategy destacou como essas partes da indústria foram particularmente atingidas pelos cortes de empregos na indústria. Além disso, as aposentadorias de trabalhadores ativos nessas áreas diminuíram ainda mais o pool de talentos.
A Accenture previu que, até 2025, a escassez global de trabalhadores pode chegar a 40.000. No entanto, atrair recrutas mais jovens para preencher essas funções não tem sido fácil para a indústria de Petróleo e Gás. Isso ocorre em parte porque o setor de Petróleo e Gás tem que competir com uma riqueza de oportunidades oferecidas em outras indústrias.
Quatro maneiras de tornar seu negócio mais atraente para recrutas da indústria de petróleo e gás
Então, que medidas podem ser tomadas para tornar a indústria de Óleo e Gás mais atraente para potenciais recrutas ? Aqui estão quatro ações recomendadas para superar os desafios do recrutamento :
1. Promova os benefícios de uma carreira na indústria de petróleo e gás.
A indústria de Óleo e Gás é um setor há muito estabelecido que provavelmente fornecerá significativamente mais segurança de emprego do que muitas start-ups. Também é recomendado que mais seja feito para promover a indústria em escolas de ensino médio e faculdades, bem como no setor de educação online em rápida expansão.
2. Maximize os benefícios das ferramentas colaborativas para permitir mais trabalho remoto.
O uso mais amplo de videochamadas significou que o trabalho remoto se tornou uma opção cada vez mais viável para trabalhadores mais jovens. Como resultado, isso pode ampliar os potenciais pools de talentos das empresas de Petróleo e Gás, porque jovens de fora da vizinhança da sua sede podem agora estar mais inclinados a seguir uma carreira na sua empresa.
3. Crie planos de carreira mais flexíveis.
Desenvolver uma gama de diferentes caminhos de carreira pode ajudar os trabalhadores mais jovens a desenvolver experiências diversas em uma variedade de funções. Uma estratégia de trabalho flexível pode desempenhar um papel fundamental na melhoria das taxas de retenção de trabalhadores e ajudar a construir a próxima geração de líderes de campo.
4. Enfatize a construção do engajamento social.
Altos níveis de engajamento social — pessoalmente ou por videochamadas — são muito importantes ao buscar atrair trabalhadores mais jovens, pois muitos podem estar interessados em misturar trabalho e vida doméstica. Uma ênfase no engajamento social também ajudará a reter trabalhadores. Esta é uma consideração especialmente importante porque o aumento do trabalho remoto deve tornar mais fácil para as pessoas mudarem de emprego.
Espera-se que a adoção de novas estratégias para atrair recrutas mais jovens para a indústria de Óleo e Gás signifique que a força de trabalho se torne mais diversa. Como resultado, fornecer mais treinamento em liderança e gestão será benéfico, pois ajudará os gerentes a expandir sua compreensão de como trabalhar com pessoas de diferentes origens.
Recrutamento de trabalhadores do setor de petróleo e gás: qual é o próximo passo?
Se você tem tido dificuldades em atrair talentos mais jovens, é recomendado que sua empresa trabalhe em parceria com uma agência de recrutamento.
A JPeF: Consultoria de recursos humanos e recrutamento e seleção conectará você com os trabalhadores de Petróleo e Gás que você precisa. Peça para a JPeF: Consultoria de recursos humanos e recrutamento e seleção analisar suas necessidades específicas e identificar os melhores candidatos. Podemos criar um pool de candidatos de backup para garantir que seu projeto esteja sempre com pessoal completo.
Conheça a JPeF: Consultoria de recursos humanos e recrutamento e seleção e descubra nossas soluções personalizadas e inteligentes, pensadas em você