Recrutamento de Startups: desafios e vantagens
Se você opera uma startup, já sabe que recrutar para startups pode ser desafiador e recompensador. Você tem a oportunidade de atrair os melhores talentos para ajudar a fazer sua empresa crescer do zero, com a chance de revolucionar indústrias da melhor maneira possível. Por outro lado, também há mais risco em vir para uma startup do que para uma empresa mais tradicional, o que pode criar um desequilíbrio na mente dos candidatos ao considerar uma startup como seu novo local de trabalho.
Não há dúvidas de que o recrutamento de startups requer uma abordagem única com considerações específicas que são diferentes de outros tipos de empresas. Os benefícios do recrutamento para startups podem incluir inovação e flexibilidade, mas somente se você estiver preparado para os desafios adicionais que vêm com isso. Esta publicação discutirá como superar esses desafios e obter o máximo do seu plano de recrutamento de startups.
Quais são algumas práticas recomendadas de recrutamento de startups?
Primeiro, a realidade: startups são diferentes de outras empresas mais tradicionais em muitos aspectos. Esse fato simples pode impactar seus esforços de recrutamento, pois você precisará pensar fora da caixa quando se trata de atrair talentos. É um jogo diferente para startups, pois elas vêm com várias vantagens e desafios. Existem pontos fortes e fracos associados ao recrutamento de startups, então aprenda a se concentrar no positivo enquanto mitiga o negativo.
Sua startup provavelmente tem um processo de contratação diferente. Por exemplo, muitas startups empregam a “gig economy”, o que significa que, para algumas startups, os funcionários serão contratados como contratados em vez de funcionários em tempo integral. Isso geralmente é verdade para startups que não têm a infraestrutura para dar suporte a funcionários em tempo integral com os benefícios que uma organização tradicional pode fornecer. Nesse caso, você precisa ter conversas detalhadas sobre o que a empresa oferece em termos de benefícios antes que um candidato aceite uma posição de contratado com eles, para que eles possam pesar suas opções cuidadosamente antes de aceitar ou rejeitar sua oferta.
Identifique várias fontes de recrutamento. Você vai querer focar tanto no recrutamento interno quanto externo – identificando candidatos talentosos tanto dentro quanto fora da sua organização. Você pode se juntar a um fornecedor terceirizado como um parceiro estratégico de recrutamento também.
As startups têm uma cultura diferente — às vezes isso significa que elas não oferecem benefícios tradicionais como cobertura de saúde ou folga remunerada durante a licença-maternidade. Se sua startup não oferece esses benefícios, mas seus candidatos ainda os querem como parte do seu pacote de remuneração, certifique-se de falar sobre isso antecipadamente para que todos tenham clareza sobre o que cada parte espera desse relacionamento antes de assinar qualquer coisa oficial. Uma comunicação clara é vital para garantir que os candidatos estejam bem informados e que você esteja apresentando a verdade holística a eles durante todo o processo.
Como você pode avaliar seu plano de recrutamento de startups?
Como uma startup, você precisa entender o quão bem seus esforços de recrutamento estão se saindo. Isso ajuda você a saber se precisa mudar as coisas ou se pode continuar o que está fazendo. O primeiro passo é construir um plano de recrutamento para sua startup, e aqui está como você pode avaliar o sucesso desse plano.
Primeiro, determine como você pode medir seu sucesso. Você deve estabelecer métricas e KPIs de recrutamento (indicadores-chave de desempenho) antes de lançar seu plano. Defina metas e acompanhe-as regularmente para garantir que seu plano esteja progredindo conforme o esperado. Suas métricas devem estar alinhadas com suas metas, que também estão alinhadas com a estratégia e táticas abrangentes que você usa para atingir essas metas. Por exemplo, uma estratégia que seu plano de recrutamento poderia incluir seria usar quadros de empregos para terceirização de candidatos externos.
Você também terá que dar uma olhada no seu orçamento para entender que tipo de recursos você pode dedicar ao recrutamento. Em qualquer lugar que você possa se juntar a um provedor de serviços, você vai querer fazer isso – o recrutamento é muito mais difícil quando você não tem as ferramentas certas para ajudar a otimizar seu plano.
Depois de mapear seu plano de recrutamento, avalie a estratégia. Também é um momento excelente para perguntar se você tem a equipe de recrutamento certa. Todos entendem seu papel e como se encaixam no processo de recrutamento da sua organização? Você lida com o recrutamento internamente ou é terceirizado? Se for terceirizado, os recrutadores entendem sua missão e organização? Além disso, determine se sua equipe de recrutamento pode ou não fazer seu trabalho efetivamente enquanto trabalha com outros em uma equipe, pois eles precisarão colaborar e se comunicar para ter sucesso.
Por fim, analise o desempenho passado. Observe as taxas de retenção de funcionários para ver padrões de quem fica ou sai. Se você descobrir que os funcionários que saíram tinham características específicas (por exemplo, eles saíram por um salário maior ou não estavam realizados com seu trabalho), então considere o que sua equipe de recrutamento poderia ter feito de diferente para que eles permanecessem na sua empresa por mais tempo. Também ajuda a examinar o que sua startup pode fazer consigo mesma para aumentar as taxas de retenção.
Analisar seus esforços de recrutamento detalhadamente é a melhor maneira de determinar como melhorar seu processo de recrutamento.
Quais são os desafios específicos do recrutamento para startups?
Startups oferecem muitas possibilidades de crescimento explosivo. Elas também oferecem muito risco em muitos casos. Recrutar para startups é diferente de recrutar para empresas estabelecidas devido a esse risco. Não há como evitar isso – ao vender sua startup para candidatos, você tem que encontrar uma maneira de superar essa realidade com um discurso bem desenvolvido que acentue os benefícios da sua empresa. Mesmo se você fizer isso, a maioria dos candidatos entenderá que há algum grau de risco envolvido em ingressar em uma startup – particularmente uma que ainda não se provou por um longo período de tempo.
Outro grande desafio é que as startups geralmente são pequenas, com pouco ou nenhum recurso disponível para ajudá-las a recrutar. Para otimizar seus recursos limitados, elas precisam ser flexíveis em suas práticas de contratação e capacidade de se adaptar rapidamente. Isso é verdade, quer elas lidem com o recrutamento internamente ou por meio de terceiros.
Você frequentemente encontra startups em um campo tecnicamente complexo, como software como serviço ou desenvolvimento de aplicativos. Por causa disso, pode ser difícil para recrutadores não técnicos transmitir os pontos de venda exclusivos da empresa aos candidatos. Eles precisam ser capazes de descrever com precisão o que a empresa faz e qual papel o novo candidato desempenhará. Para algumas startups, isso pode ser desafiador.
Quais são algumas das vantagens de recrutar para startups?
Agora, sobre as vantagens de recrutar para uma startup. Sim, pode ser desafiador, mas também há algumas vantagens ocultas (e outras nem tanto) em convencer candidatos a se juntarem à sua startup.
Para começar, as startups têm muita flexibilidade. Elas geralmente não têm organizações volumosas com camadas e mais camadas de tomadores de decisão. A cadeia de comando em uma startup geralmente é enxuta, enquanto instituições mais bem estabelecidas têm mais pessoas para assinar uma decisão de contratação. Isso é, em última análise, melhor e mais atraente para os candidatos – a maioria das pessoas prefere limitar o número de entrevistas sem ter que falar com várias pessoas como parte de um processo longo e demorado.
Outra vantagem é que as startups podem crescer rapidamente. Muitas vezes, as startups têm mais flexibilidade no tipo de pacote de remuneração que podem oferecer devido à necessidade. É aqui que muitas startups oferecem capital como incentivo para pessoas que ingressam na organização no andar térreo. Quando as startups crescem rapidamente, esse capital tem a oportunidade de expandir a remuneração do novo contratado significativamente além do que ele ganharia em uma função mais tradicional.
Além disso, startups podem frequentemente ser mais inovadoras do que corporações mais tradicionais. Elas geralmente apresentam uma atmosfera mais colegial e colaborativa na qual a qualidade das ideias é valorizada acima do título ou classificação de um indivíduo. Elas focam em resultados em vez de produtos, o que será música para os ouvidos de candidatos talentosos que prosperam em ser os melhores desempenhos.
Startups podem ser mais ágeis. Elas geralmente têm a capacidade de se desenvolver rapidamente para resolver um problema ou fornecer uma solução. Muitas não estão atoladas na burocracia observada em um ambiente corporativo padrão. A tendência de se mover rápido e quebrar coisas promove uma atmosfera de trabalho muito mais relaxada, na qual os funcionários podem sentir mais liberdade.
Acima de tudo, as startups tendem a adotar um espírito de colaboração e comunicação não visto com frequência em empresas e organizações tradicionais. Isso leva a um maior senso de comunidade em toda a empresa. Também leva a uma cultura empresarial que otimiza a transparência. Os funcionários valorizam esse tipo de abordagem honesta.
Como comunicar as vantagens de trabalhar em uma startup aos seus candidatos
O ponto principal é que o recrutamento para startups pode ser desafiador, mas também muito gratificante. Startups são uma raça única de empresa que tem algumas vantagens distintas sobre outros tipos de empresas. É melhor se inclinar para essas vantagens em vez de focar nas desvantagens. Quando estiver se comunicando com seus candidatos, certifique-se de destacar os vários motivos pelos quais eles gostariam de trabalhar para você. Eles sem dúvida estão cientes dos desafios. Você pode apresentá-los também em nome da transparência, mas mantenha sua atenção focada nos benefícios de eles se juntarem à sua equipe.
Também é essencial manter uma linha de comunicação consistente aberta com seus candidatos, rastreando a cadeia de comunicação com eles. Garanta que eles sejam acompanhados por atualizações frequentes, mesmo que não haja movimento. A comunicação permite que seus candidatos se sintam valorizados, o que se destacará como outro benefício de trabalhar em uma startup. Eles não se sentirão como uma engrenagem em uma máquina corporativa, mas como pessoas reais.
Startups são mais flexíveis e ágeis do que corporações estabelecidas, tornando-as mais bem equipadas para crescer e se expandir rapidamente. Essa flexibilidade pode ser atraente para candidatos competentes, talentosos e esforçados que querem construir algo – o tipo de candidato que você quer trabalhando para você. Startups também são lugares onde a inovação é encorajada e a criatividade floresce – qualidades que tornam o trabalho em uma startup uma experiência emocionante. Quando sua organização prospera com indivíduos criativos trazendo boas ideias para a mesa, e você é capaz de emparelhar isso com candidatos inovadores, isso leva a uma situação harmoniosa na qual você identifica as pessoas certas para sua equipe. Apesar dos desafios de trabalhar para uma startup, se você colocar as pessoas certas, elas devem gostar do desafio.
A chave para trazer os candidatos certos é uma comunicação superior. Ser honesto e aberto sobre o estado da sua startup, bem como sobre suas metas ambiciosas para o futuro, atrairá o tipo de candidato que terá sucesso com você.
Não deixe que os desafios do recrutamento de startups o desencorajem de dar o seu melhor
Sim, recrutar para startups pode realmente ser um negócio complicado. A boa notícia é que, embora seja difícil encontrar grandes talentos, seus concorrentes estão enfrentando os mesmos desafios que você. É por isso que é essencial garantir que seus esforços de recrutamento sejam bem organizados e que você possa fazer um discurso confiável aos candidatos sobre o motivo pelo qual eles devem vir para sua equipe. Ao apresentar as vantagens de trabalhar para uma startup, e sua startup em particular, você pode convencer mais pessoas talentosas a se juntarem a você.
Como uma startup, você tem vantagens. Use-as e comunique-as aos seus candidatos. Abrace o que torna sua empresa diferente das mais tradicionais e procure pessoas que tenham os mesmos valores que você. Você tem mais probabilidade de atrair candidatos que queiram trabalhar duro e construir algo junto com você e seus colegas.
Também é essencial dar à sua própria empresa uma avaliação honesta, pois as startups geralmente têm menos recursos para se dedicar ao recrutamento do que empresas com mais infraestrutura. Elas têm equipes de recrutamento menores (se é que têm uma) e, às vezes, menos financiamento para alocar. A parceria com uma plataforma de recrutamento que pode fornecer soluções de recrutamento de ciclo de vida completo pode preencher essa lacuna.
Conheça a JP&F: Consultoria e descubra nossas soluções personalizadas e inteligentes, pensadas em você!
#bemestar #Políticas #remoto #hibrido #Aquisição #Pessoas #Seleção #Talentos #Recrutamento #Seletivo #Processo #Contratação #Recruiter #RH #Recursos #Humanos #treinamento #Desenvolvimento #Search #Executive #negocios #cultura #consultoria #agencia #JPEF #JPeF #JP&F #SoftSkills #Hardskills #headhunter #executivesearch #Carreira #trasição #plataformas #trabalho #beneficios #CEO #Employer #branding #EVP #Atração #Retenção #Empresas #C-Level # Profissional # Liderança # CEO #Inteligencia #Emocional #Sistemas #Software #Profissional #Empregos #Vagas #Oportunidade #Equipe #Jobs #TI #Tech #tecnologia #Agencia