Recrutamento Ágil como Aplicar
A abordagem da filosofia Agile à gestão de RH e de recursos humanos é, portanto, aplicada ao processo de procura e seleção, incentivando o desenvolvimento de uma cultura empresarial mais flexível, aberta à mudança e capaz de enfrentar os contínuos desafios do setor.
O que é recrutamento ágil ?
O Agile Recruiting nasceu da introdução da metodologia Agile no processo de recrutamento e aquisição de talentos . Desde o seu surgimento no início dos anos 2000, a metodologia Agile tem sido associada ao desenvolvimento de software e representa uma abordagem inovadora para o gerenciamento de projetos e processos em muitos setores.
No RH, vários são os fatores que contribuem para um processo “ágil” de aquisição de talentos:
Maior foco na organização e otimização das atividades
Planejamento de fluxo de trabalho estruturado
Valorizar e engajar pessoas (equipes e clientes)
Identificação de prioridades
Alcançar objetivos dentro do prazo
Nesse sentido, o estudo “Tendência Global de Capital Humano da Deloitte 2020” sugere uma mudança para modelos de trabalho mais ágeis no futuro do mundo dos RH:
``Incorporando formas colaborativas de trabalho em toda a empresa e no ecossistema, tornando as equipes a unidade central de análise e ação para desempenho e gerenciamento´´
Como funciona o recrutamento ágil
O recrutamento ágil muda a forma tradicional de trabalhar em favor de sistemas mais flexíveis e eficientes. Seu objetivo é atender a necessidade do cliente – contratar o melhor candidato – e ao mesmo tempo otimizar a execução e o desempenho do trabalho .
A abordagem Ágil está empenhada em identificar e eliminar todos os procedimentos e etapas que não são necessários e que realmente dificultam o desempenho correto e ideal dos processos de recrutamento. Atua no planejamento, na comunicação constante e na melhoria contínua das atividades de forma a obter resultados qualitativamente válidos , dentro do prazo estabelecido e dos recursos disponíveis.
Dessa forma, por exemplo, um projeto de busca e seleção pode ser desestruturado e dividido em etapas menores (sprints). Sob a supervisão do Gerente de RH, os membros da equipe de recrutamento cuidam das atividades individuais, completando-as ou corrigindo o rumo dependendo do feedback recebido ou do andamento da seleção. Isso permite que os recrutadores se concentrem em tarefas mais circunscritas e rápidas, cumpram prazos e cuidem melhor da qualidade dos candidatos avaliados antes de avançar no processo de contratação.
Quando e como introduzir o trabalho ágil no processo de seleção
Existem diversos métodos e ferramentas para agilizar o processo de busca e seleção. Desde os frameworks mais conhecidos como o Scrum, até a adoção de ferramentas versáteis como os Kanban Boards – também adotados recentemente pelo In-recruiting- , a metodologia Agile pode ser implementada de diversas formas e em diferentes graus dependendo das necessidades específicas da empresa. .
Entre os motivos mais óbvios para as organizações optarem por uma forma de trabalho mais ágil estão:
Processos de pesquisa e seleção demorados e complexos
Fraca colaboração e comunicação da equipe
Dificuldade em interpretar dados e avaliar a eficácia das estratégias de seleção
Bloqueio de fluxos de trabalho
Problemas com priorização e não cumprimento de prazos
Para implementar o trabalho ágil no processo de recrutamento é necessário, antes de mais, estabelecer o objetivo da procura e avaliar os recursos e ferramentas disponíveis; depois é preciso analisar a equipe de trabalho , escolher a estratégia de recrutamento e depois dividir as atividades e identificar prioridades. A utilização de ferramentas especiais como Quadros Kanban também permite acompanhar o progresso e avanço de toda a equipe, bem como identificar eventuais obstáculos ou bloqueios de atividades dentro do processo. O recrutamento ágil também significa ser capaz de modular e adaptar-se às mudanças: por esta razão, a análise de métricas é um aspecto extremamente importante de uma estratégia de recrutamento bem-sucedida.
Usando o recrutamento ATS de uma perspectiva ágil
A fim de fornecer aos recrutadores as ferramentas necessárias para um processo de recrutamento mais tranquilo e enxuto, a In-recruiting introduziu muitos novos recursos em sua plataforma de aquisição de talentos.
1. Pipeline de Contratação : sistema para rastrear e monitorar, ainda que visualmente, e diretamente no software, o status das seleções e o andamento dos candidatos rumo ao emprego.
2. Quadro Kanban : uma ferramenta que muda a forma como você vê os candidatos. Como alternativa à visualização tabular clássica, a nova visualização Kanban dos candidatos registrados em um anúncio oferece uma visão geral imediata e abrangente do status da seleção, classifica e estrutura o pipeline e permite que os recrutadores alternem facilmente entre os status do anúncio.
3. Lista de vagas : a nova lista de vagas permite uma visão clara dos processos seletivos realizados e das buscas ainda em andamento. Este sistema destaca os pontos fortes e fracos de cada processo: desta forma é mais fácil identificar e intervir nos gargalos que dificultam o processo.
4.Estatísticas: com vista a fornecer informações úteis para orientar o processo de recrutamento, o trabalho realizado sobre estatísticas levará os recrutadores a adotar uma abordagem de seleção baseada em dados. A par da melhoria das métricas já utilizadas, serão introduzidos novos KPIs. Estamos a falar de dados relativos ao tempo de contratação e tempo de preenchimento, mas também ao estado dos anúncios, ao pipeline de contratações, aos canais de origem dos candidatos, etc.. Tudo isto para uma melhor avaliação do desempenho do seu estratégia de recrutamento.
Os benefícios do recrutamento ágil
Embora ainda exista alguma aversão a modelos de trabalho mais flexíveis, especialmente por parte de empresas ligadas a modelos organizacionais tradicionais e mais resistentes à mudança, muitas organizações já começaram a abraçar a metodologia Agile. Entre os principais benefícios de uma abordagem ágil de recrutamento:
Gestão mais rápida e flexível dos processos seletivos
1. Adaptabilidade dos fluxos de trabalho de acordo com as necessidades
2. Colaboração intraequipe e comunicação mais eficiente com os candidatos
3. Oportunidades constantes de melhoria graças ao feedback contínuo
4. Mais transparência: atividades e atualizações sempre visíveis para toda a equipe
5. Definição de estratégias e prioridades para melhorar o desempenho da seleção
6. Otimização do tempo de trabalho, agilidade nas atividades e respeito aos prazos
7. Desenvolvimento de talentos e experiência do candidato
8. Maior eficiência e redução de gargalos que impedem o progresso
Conheça a JPeF: Consultoria e descubra nossas soluções personalizadas e inteligentes, pensadas em você!
#Recrutamento #Seleção #PipelinedeContratação # #QuadroKanban #Listadevagas #Estatísticas # benefíciosdorecrutamento #processosseletivos #candidato #Currrículo #vaga #Emprego #trabalho #emprego #consultoria #RH #Recursoshumanos #JPeF #JPEF #JP&F #Agencia