Razões para recusa de Oferta de emprego
Depois de semanas analisando centenas de currículos e realizando inúmeras entrevistas, você finalmente identifica seu candidato ideal. Empolgado, você dá a boa notícia, e então o inesperado acontece: o candidato recusa sua oferta! Os profissionais de RH temem esse cenário em que perdem o candidato de sua escolha. Eles desperdiçaram tempo, energia e recursos e agora estão de volta à estaca zero.
Toda empresa deseja contratar os melhores talentos. Quanto melhor for o talento, maiores serão sua produtividade e seus ganhos. Mas você sabia que poderia estar fazendo certas coisas que podem fazer com que os melhores talentos recusem suas ofertas de emprego?
As empresas contratantes devem considerar os três motivos a seguir pelos quais os candidatos podem recusar ofertas de emprego.
1. Sua oferta simplesmente não foi boa o suficiente
Todos nós já ouvimos o ditado: “Você recebe o que paga”.
Se você busca os melhores talentos, deve saber que os talentos da melhor qualidade têm um preço. Você afastará os melhores talentos se sua oferta for muito baixa e poderá acabar com um candidato que não é tão qualificado quanto você desejava.
Se você quiser contratar os melhores, faça uma oferta que eles aceitarão prontamente. Pesquise e compare salários, bônus, incentivos e benefícios que seus concorrentes estão oferecendo a seus funcionários. Esteja ciente de que hoje, com a ajuda de sites como Salary.com, os candidatos podem descobrir facilmente se sua oferta é justa ou abaixo do mercado.
Durante todo o processo de entrevista, você deve garantir que está conversando com o candidato sobre a remuneração e os benefícios existentes . Você entenderá então suas expectativas e requisitos em relação a ambos os itens.
Mais importante ainda, NÃO faça uma oferta baixa que você acha que o candidato pode recusar. Para contratar com sucesso os melhores, você deve oferecer o melhor.
Pergunte a si mesmo quais talentos valem a pena para você. Você está preparado para perder os melhores talentos porque não está disposto a aumentar a remuneração em alguns milhares de dólares para justificar uma diferença em seu programa de benefícios ?
2. Seu processo de recrutamento demorou muito
Não se esqueça de que provavelmente você não é a única organização que entrevista o candidato. Num mercado de trabalho competitivo, os melhores talentos recebem mais de uma oferta de emprego. Se você não for rápido o suficiente, poderá ser a parte perdedora.
Depois que os candidatos forem selecionados, mantenha uma forte comunicação com eles. Quer você tenha optado por contratá-los ou ainda esteja aguardando a decisão final da alta administração, mantenha-os sempre informados sobre as últimas atualizações para manter seu interesse.
Seu processo de recrutamento é fundamental para o seu sucesso. Lembre-se de que os candidatos avaliam sua empresa tanto quanto você os avalia durante o processo de entrevista.
Seu processo de recrutamento deve deixar os candidatos interessados e entusiasmados em trabalhar para você. Evite agendamentos desorganizados que permitem longos períodos de comunicação entre você e o candidato.
Antes de fazer qualquer outra coisa, revise seu processo de recrutamento e faça as alterações necessárias para garantir uma experiência positiva e inovadora para todos os candidatos.
3. Você está causando uma má impressão
Você pode melhorar seu método de recrutamento para garantir que o processo seja contínuo, produtivo e estimulante para seus candidatos. Por exemplo, suponha que o processo de contratação seja confuso, desorganizado ou conduzido de maneira considerada incompetente. Quando isso acontecer, seu candidato perderá o entusiasmo em trabalhar na sua organização e passará para outra oportunidade.
Lembre-se de que o processo de entrevista não é apenas a primeira impressão para o candidato, mas também para o gestor. Você está entrevistando uma pessoa que potencialmente trabalhará para você, verá e falará com você cinco dias por semana, durante pelo menos oito horas por dia. Portanto, é melhor você acreditar que o candidato irá avaliar você e sua capacidade de trabalhar para você tanto quanto você o considera.
Portanto, mantenha suas entrevistas e comunicação com os melhores talentos otimistas e fiéis à cultura da sua empresa. Lamentavelmente, os gestores às vezes ficam impassíveis, esquecendo-se de sorrir e não permitindo que a conversa flua durante a entrevista. Fique atento e não caia nessa armadilha! Os melhores talentos provavelmente NÃO gostarão de trabalhar para alguém que raramente sorri ou não demonstra interesse por seus funcionários.
Embora os motivos acima possam ser alguns dos motivos mais comuns pelos quais os candidatos recusam ofertas de emprego, há momentos em que os candidatos não têm escolha a não ser rejeitar sua oferta por motivos pessoais. Independentemente do motivo, não é o fim do mundo quando um candidato rejeita você. No entanto, seria melhor se você lidasse com a rejeição de maneira discreta e profissional, deixando uma impressão duradoura para que o candidato se lembrasse de sua organização.
Se você precisa que a JP&F Consultoria o apoie na busca de candidatos adequados para suas necessidades e no processo de entrevista, entre em contato conosco hoje e veja como podemos ajudar.
#Razões #Candidatos #JPEF #JPeF #JP&F #Consultoria #Agencia #Empresa #Candidatos #Oferta #empregos #Vaga #processo #Seletivo #Recrutamento #Seleção #RH #Recursos #Humanos #Talentos #Contratação #Currículo #gestão #Pessoas #Administratação #Equipe #Lideranção #Lider #Projetos #Oportunidade #profissionais #mercado #contratar #remuneração #benefícios