Qual a diferença entre gerente ou líder?

Qual a diferença entre gerente ou líder?

Liderança e gestão estão interligadas e vêm em várias formas. Nem todo mundo pode ser um bom gerente ou um bom líder. São duas funções diferentes que precisam de conjuntos de habilidades diferentes para alcançar o sucesso. No entanto, em algum momento, elas se encontram porque muitos gerentes são líderes e vice-versa. Um gerente deve ser um bom líder. Liderança é um subconjunto da gestão. Um bom gerente precisa ter habilidades de liderança para incentivar todos a trabalhar mais e avançar em direção aos objetivos da empresa. Ser um bom gerente inclui aprender novas habilidades de gerenciamento de projetos. Um bom gerente precisa ser um bom líder, um bom mentor e um bom embaixador. Eles precisam ser bons em tomar decisões sobre qual projeto escolher, como desenvolver uma equipe e como representar essa equipe dentro da estrutura sociopolítica mais ampla de uma organização. 

Tenha uma visão e comunique-a bem
Um bom gerente ou líder tem uma visão distinta e sabe como comunicá-la aos outros. Eles fazem isso para oferecer uma maneira clara de pensar. Ter uma visão e trazê-la à vida no papel ou no desktop é algo completamente diferente. Tenha um objetivo, para que sua equipe saiba em que está trabalhando.

Seja um bom treinador
Uma das características de um bom gerente ou líder é que eles são bons em dar conselhos e nos apontar uma direção. Entender os funcionários, seus pontos fortes, fracos e objetivos futuros dá aos gerentes e líderes uma boa plataforma a partir da qual o coaching pode começar. Sua empresa precisa ter um processo formal para avaliar habilidades e definição de metas. Faça as perguntas certas, ouça o que seus funcionários precisam e compare isso com o que você sabe sobre a organização. Certifique-se de que seu feedback seja claro e de que você estabeleça expectativas claras. Não seja um gerente que apenas grita ordens. Seja um líder que também ajuda a identificar os pontos fortes da equipe e fornece a eles o feedback, as ferramentas e o coaching para atingir seu potencial máximo

Empodere, não microgerencie
Uma das qualidades de um bom gerente é que ele/ela não faz microgerenciamento. O microgerenciamento é um lugar tentador para se estar. Se os funcionários estão relaxando, você pode sentir vontade de apertar os fios ou intervir você mesmo. Bem, exercer controle forçado pode ter um efeito desagradável. O microgerenciamento faz com que os funcionários se ressintam de seus superiores. É muito importante que você capacite os funcionários a serem donos de suas metas, funções e entregas. Permita que eles façam seu trabalho e estabeleça sua visão. Não dê a eles instruções passo a passo. Uma pessoa que não é prática, mas que sabe o que está acontecendo na empresa, é o que um gerente deve ser.

Promova um ambiente de equipe inclusivo
Humanos não são robôs. Precisamos de empatia, preocupação e respeito para promover um espírito de equipe de alto funcionamento. Os funcionários só se sentirão confortáveis ​​em compartilhar uma área inovadora depois que se sentirem seguros e apoiados. Isso também é verdade para a diversidade. Buscar vários pontos de vista combate o preconceito inconsciente em produtos, serviços e na empresa em geral. Bem, mantenha sua diversidade em dia, pois é um dos principais aspectos de um bom gerente ou líder.

Seja orientado para resultados
Uma das características de um bom gerente e líder é que eles são ótimos modelos. Suas equipes tentam imitar seu estilo. É por isso que um bom gerente e líder pode fazer bem em transmitir uma vibração orientada a resultados. Mostre à sua equipe sua produtividade no local de trabalho, alinhando-a com o que a empresa deseja. Ninguém quer trabalhar para um chefe preguiçoso, desonesto e abaixo da média. Defina metas e cumpra-as, e ajude sua equipe a fazer o mesmo.

Comunicador eficaz
Não podemos enfatizar o quão importante isso é. Um dos atributos de um bom gerente é que eles são bons ouvintes e palestrantes. O passo mais importante depois de saber qual é o seu ponto, é transmitir esse ponto. Como gerente e líder, sua voz é a mais influente na sala. Escolha suas palavras com sabedoria. Um ponto importante a ser observado é que bons gerentes e líderes também ouvem. Eles permitem que os funcionários expressem suas diferenças entre si e com a organização. Os funcionários são encorajados a compartilhar ideias. Uma boa comunicação também aumenta a eficiência do local de trabalho. Como gerente e líder, seu trabalho é definir o tom da comunicação. Certifique-se de que seja clara e concisa e tenha uma mensagem constante sustentada.

Mostre empatia
Um dos atributos mais importantes de um bom gerente é a empatia. Empatia é a arte de conhecer os outros, entender seus sentimentos e perceber seus pontos de vista. Envolve mostrar preocupação sincera pelos problemas de seus funcionários. No entanto, não confunda empatia com simpatia. Não demonstre simpatia, pois as pessoas podem não aceitar isso muito bem. Cultive a humildade Como um bom líder e gerente, sua prioridade deve ser ser humilde. Reconhecer suas próprias quedas e erros sem desculpas, e reconhecer que você pode ter afastado os outros, é muito importante. É importante conhecer seus erros e de onde você veio para que você possa ajudar aqueles que precisam quando chegar a hora.

Espalhe positividade
Como gerente ou líder, você estará no centro de um grupo de pessoas, e todas elas podem olhar para você em busca de direção, em algum momento de sua carreira. Como líder, você não pode se dar ao luxo de ficar desanimado e perdido. Isso afetaria negativamente a equipe. Tenha uma vibração positiva e garanta que as coisas estejam indo bem. Seja alegre, e seus funcionários absorverão sua atmosfera alegre e também elevarão seus próprios espíritos.

Motivar a equipe
Como gerente e líder, sua equipe é seu ativo mais importante. Você precisa mantê-los motivados para garantir resultados. Algumas maneiras de fazer isso são agradecer pessoalmente aos funcionários por um bom trabalho, reservar um tempo para se reunir e ouvir os funcionários, encorajar novas ideias e inovação e discutir um ambiente de trabalho aberto. As equipes gostam de ter um senso de propriedade de seu trabalho. Além disso, reserve um tempo para criar atividades de construção de moral, como jogos corporativos de RH.

Para melhorar a gestão da sua empresa, conheça as soluções da JP&F Consultoria uma equipe com expertise em (RH) Recrutamento e seleção, Executive Search e Headhunter Executivo podemos ajudar você.

#Industria #Financeira #Payments #Bancos #Serviços #Mercado #Financeiro #TI #Tecnologia #Tech #Recrutamento #Seleção #Contratação #Capitais #Recruiter #headhunter #executivesearch #executivo #C-Level #Profissional #software #Projetos #gerenciamento #JP&F #JPEF #JPeF #Consultoria #Empresa #Negocios #RH #Recursos #Humanos #Software #SoftSkills #Hardskills #Gestão #Equipe

Compartilhe esse artigo: