Quais são os sintomas do brown-out e como identificá-los?
O “ Brown out” na empresa é um fenômeno recente muito grave, referindo-se à perda de sentido no trabalho e à perda de interesse de um funcionário, que perde toda a motivação para realizar suas tarefas.
Esta síndrome é uma realidade subtil mas perniciosa que se infiltra na vida dos nossos colaboradores. Isto afeta não só o seu bem-estar, mas também a produtividade e, em última análise, o sucesso do seu negócio. Para prevenir e gerir eficazmente o desmaio, é importante compreender o fenómeno, as suas causas e sintomas, e como identificá-lo.
O brown out, em poucas palavras
- Brown-out é um estado de desinteresse pelo trabalho;
- Pode ser causada por fatores internos ou externos;
- As consequências são sentidas tanto pelo colaborador quanto pela empresa, com potenciais problemas de saúde e queda de produtividade;
- Os mais afetados são os jovens, que atribuem maior importância ao significado no trabalho;
- O bem-estar dos colaboradores e a formação dos gestores estão entre as estratégias para combater o brown out.
Brown out é um estado de letargia profissional , em que o funcionário fica desmotivado, perdendo a motivação e a paixão pelo trabalho, sem apresentar sinais externos de exaustão ou estresse.
No mundo corporativo, é um termo relativamente recente , mas o conceito não é novo. No entanto, está a afectar um número crescente de profissionais em todo o mundo devido às rápidas mudanças sociais das últimas décadas.
A perda de interesse associada ao brown out pode muitas vezes levar ao “ despedimento silencioso ” e, nos casos mais graves, à demissão definitiva do funcionário caso nenhuma solução seja proposta pelos gestores.
Embora os termos possam parecer semelhantes, brown out difere de burn out e bore out
- Brown-out é a perda de sentido no trabalho,
- Burn out é a exaustão extrema causada pelo excesso de trabalho e altos níveis de estresse,
- O tédio é um estado de tédio total com o trabalho.
O esgotamento e o aborrecimento dos funcionários são mais fáceis de detectar do que o brownout , pois as síndromes são mais visíveis: cansaço físico ou mental, estresse, distúrbios psicológicos, etc. Já o brown out é mais difícil de identificar, pois se falta energia e motivação ao colaborador, isso não se traduz necessariamente em cansaço ou estresse.
Quais são os sintomas do brown-out e como identificá-los?
Os sintomas mais comuns de brown-out são:
- Falta de motivação : você percebe uma queda perceptível no entusiasmo e no comprometimento com as diversas tarefas e missões atribuídas.
- Aumento do absentismo : o trabalhador tira cada vez mais licenças médicas e chega cada vez mais atrasado ao trabalho.
- Queda na produtividade : você observa atrasos frequentes nas entregas e redução na qualidade do trabalho do funcionário. Demora mais para concluir as tarefas e os objetivos não são alcançados.
- Desengajamento : o colaborador demonstra menos interação e participação em reuniões ou eventos da equipe. Ele geralmente evita tarefas ou projetos que exijam responsabilidades adicionais.
- Insatisfação : um sentimento geral de insatisfação ou frustração com o trabalho emana de quem sofre de desmaio, que reclama mais do que o normal.
Esses sintomas de desmaio muitas vezes podem passar despercebidos na sua empresa. No entanto, é importante reconhecer estes sinais de alerta precoce e tomar medidas proativas antes que a situação piore.
Outros sintomas também podem aparecer no funcionário , como redução da inovação e criatividade, mudança geral de atitude e comportamento ou problemas de saúde.
Existem ferramentas para detectar quedas de energia no trabalho? Sim, várias ferramentas de análise e dados podem ajudá-lo a identificar tendências ou padrões que podem indicar uma queda de energia iminente. Existem três tipos principais:
- Ferramentas de análise de desempenho: compartilham sucessos, desafios e dúvidas dos colaboradores com o objetivo de melhorar o engajamento.
- Pesquisas de engajamento de funcionários: fornecem modelos de pesquisas e oferecem a opção de personalizá-los.
- Monitoramento de KPIs relacionados ao bem-estar dos funcionários (Tableau, Microsoft Power BI): permite visualizar e analisar dados relacionados ao bem-estar dos funcionários.
As causas da indisponibilidade corporativa podem resultar de fatores internos , como a falta de reconhecimento ou uma cultura corporativa inadequada, ou de fatores externos , como uma crise global ou uma mudança no setor.
Fatores internos
A perda de sentido no trabalho pode ser alimentada por diversos fatores internos da empresa. Geralmente aparece quando os funcionários não se sentem valorizados ou apoiados. O seu compromisso e paixão pelo seu trabalho podem então evaporar-se rapidamente, dando lugar à indiferença e à desilusão; Os fatores internos mais comuns são:
- Uma cultura empresarial tóxica : num ambiente pouco saudável, os funcionários podem perder a motivação, como numa empresa que favorece a competição entre colegas em vez do trabalho colaborativo, ou numa empresa em que os erros são punidos em vez de serem vistos como oportunidades de aprendizagem.
- Uma falta de reconhecimento : se os esforços ou sacrifícios pessoais dos colaboradores não forem reconhecidos ou recompensados, estes podem começar a sentir-se negligenciados e desvalorizados.
- A falta de perspectivas de desenvolvimento de carreira : mesmo que se destaquem no seu trabalho, a ausência de caminhos de progressão claros ou de oportunidades de desenvolvimento de carreira pode levar os funcionários ao desinteresse.
- Cargas de trabalho excessivas : isso também acontece com empresas que, na tentativa de cortar custos , sobrecarregam constantemente seus funcionários com cargas de trabalho irrealistas e insustentáveis no longo prazo.
Fatores externos
Fatores externos à empresa também podem contribuir para o brown out, como:
- Mudanças na indústria : a rápida transformação digital pode forçar os funcionários a se adaptarem às novas tecnologias e métodos de trabalho . Se a empresa não fornecer apoio suficiente ( treinamento , recursos), os funcionários podem se sentir negligenciados e descomprometidos.
- Pressão do mercado : algumas empresas estão sujeitas a um mercado altamente competitivo, como as empresas de tecnologia, que têm de inovar rapidamente para permanecerem à frente. Os funcionários podem, portanto, sentir-se sob pressão e a falta de apoio da empresa pode levar ao desmaio.
- Crises globais : durante a pandemia da COVID-19, por exemplo, os funcionários tiveram de se adaptar ao teletrabalho, ao mesmo tempo que geriam a incerteza económica e faziam malabarismos com os desafios pessoais e profissionais. Esta incerteza e stress prolongados podem contribuir para o escurecimento, criando um ambiente de trabalho incerto.
Estamos obviamente a pensar em pandemias, mas uma recessão acentuada, um aumento do custo de vida, uma instabilidade política ou uma insegurança crescente também terão um impacto na forma como os trabalhadores vivenciam o seu trabalho.
Quais são as consequências do apagão?
O impacto da queda de energia pode ser devastador tanto para os funcionários quanto para a empresa . Pode levar a uma queda significativa na produtividade da empresa e espalhar-se a todos os colaboradores através de um efeito de contágio.
O impacto do brown-out na empresa
Para a empresa, a falta de energia muitas vezes se traduz em menor produtividade, maior rotatividade de pessoal e uma cultura corporativa enfraquecida. No entanto, a evolução das consequências pode ser muito gradual e difícil de detectar:
- Queda na produtividade : se um ou mais funcionários forem desligados devido a uma queda de energia, a empresa verá uma queda nos números e um aumento no número de clientes insatisfeitos.
- Elevada rotatividade de pessoal : a proporção de funcionários que deixam a empresa aumentou e a empresa tem dificuldade em reter talentos-chave .
- Uma cultura corporativa enfraquecida : o apagão afeta não apenas o funcionário em questão, mas também os seus colegas, podendo causar um desligamento geral dentro da empresa.
O impacto do brown-out nos funcionários
Para os funcionários, as consequências do desmaio podem levar à perda de alegria e satisfação no trabalho , o que também pode afetar o bem-estar geral e a vida pessoal.
Além do mais, este tipo de atmosfera e comportamento tem uma infeliz tendência a ser “contagiosa”. Se seus colegas estão sempre meio acordados, parecendo aborrecidos, tristes e desmotivados, como você vai manter os seus?
São as gerações mais jovens as mais afetadas pelo desmaio, pois estão mais interessadas na questão do significado no trabalho e muitas vezes encontram-se em posições pouco gratificantes, onde as suas competências recebem pouco destaque. Além disso, o surgimento de “empregos de merda” – empregos pouco estimulantes com tarefas repetitivas – está a levar a um aumento da indisponibilidade nas empresas.
No entanto, de acordo com um estudo da Deloitte, mais de metade de todos os colaboradores sentem que o significado que encontram no seu trabalho se deteriorou e podem, portanto, estar a sofrer de falta de energia no trabalho. Assim, qualquer categoria de colaboradores pode ser afetada, pois como vimos, isso pode depender de fatores internos, como a falta de reconhecimento, ou externos, como a pressão do mercado.
Como lidar com o escurecimento?
Gerenciar a indisponibilidade requer uma combinação de soluções e abordagens proativas e reativas:
- Ao ser proativo, você pode evitar a perda de interesse e motivação no trabalho, com estratégias de bem-estar e reconhecimento,
- Ao ser reativo, você pode gerenciar os casos existentes de indisponibilidade e ajudar os funcionários a recuperar a motivação e o comprometimento.
É possível evitar ao máximo o brown out, com atenção a detalhes como o significado do trabalho, a ética e o bem-estar dos colaboradores. Existem duas estratégias principais de prevenção:
- Implementação de programas de bem-estar e apoio : a implementação de programas de saúde mental, oportunidades de desenvolvimento profissional e iniciativas que promovam o equilíbrio entre vida profissional e pessoal podem desempenhar um papel crucial na prevenção e gestão do apagão.
- Treinando líderes e gerentes: Ao treinar esses atores cruciais na gestão de indisponibilidade para reconhecer os sinais de fadiga no trabalho e fornecer-lhes as ferramentas necessárias para apoiar suas equipes, você pode criar um ambiente de trabalho mais saudável, voltado para o apoio, a escuta e o apoio mútuo. ajuda.
Além disso, 1 em cada 5 jovens escolheria a empresa mais ética para o mesmo trabalho. Você pode, portanto, destacar certas informações sobre sua empresa e seus valores desde a fase de recrutamento. Porém, é fundamental ser honesto com o candidato para que ele não fique desiludido depois de preenchido o cargo.
Comunicação com os funcionários para gerenciar o blecaute
Estabelecer canais de comunicação abertos e transparentes é essencial para compreender o moral e as preocupações dos funcionários e combater a falta de energia. Incentive feedback honesto e crie um ambiente onde os funcionários se sintam seguros para expressar suas preocupações sem medo de represálias.
- Canais de comunicação abertos : reuniões regulares de equipe, caixa de sugestões anônimas (físicas ou digitais), fóruns de discussão (via Slack, Teams, Discord, etc.);
- Incentiva feedback honesto e construtivo : pesquisas anônimas, avaliações 360° dos funcionários , etc;
- Um ambiente seguro para expressão : política de não retaliação (sem penalização por compartilhar feedback ou preocupações), sessões de escuta ativa para as preocupações dos funcionários.
- Atuação baseada em feedback : plano de ação baseado em feedback, e monitoramento regular das ações da empresa, com ajuste de estratégias de acordo com mudanças nas necessidades.
- Comunicação transparente : atualizações regulares sobre mudanças organizacionais, desafios e sucessos, e o uso de uma variedade de canais (e-mail, reuniões, boletim informativo interno, etc.) para garantir que as mensagens sejam comunicadas de forma eficaz.) para garantir que mensagens importantes são bem recebidos.
Como o brown out é um fenômeno corporativo comum que pode acontecer com qualquer pessoa, sua marca empregadora deve combinar produtividade e desempenho com o bem-estar e a realização de cada membro da equipe.
Para melhorar a gestão da sua empresa, conheça as soluções da JP&F Consultoria uma equipe com expertise em (RH) Recrutamento e seleção, Executive Search e Headhunter Executivo podemos ajudar você.
#Aquisição #Pessoas #Seleção #Talentos #Recrutamento #Seletivo #Processo #Contratação #Recruiter #Vagas #CV #Currículo #Tech #SoftSkills #Hardskills #Gestão #Equipe #Araguari #Liderança #Inteligencia #emocional #TI #Sistemas #Uberlandia #Minas #Gerais #Uberaba #software #Projetos #gerenciamento #RH #São Paulo #GO #Recursos #Humanos #Pool #Carreira #trasição #networking #sourcing #organização #Caldas #Novas #catalão #atração #retenção #consultoria #agencia #JPEF #JPeF #JP&F