Principais Empresas com CEOs Mulheres

Principais Empresas com CEOs Mulheres

CEO significa "chief executive officer" (diretor executivo), um termo neutro em termos de gênero. Dito isso, não é surpresa que muitas líderes femininas tenham ascendido na hierarquia corporativa e se tornado CEOs das maiores e mais prestigiadas empresas do mundo todo.  Entre em contato com a JP&F Consultoria de recursos humanos & Recrutamento e Seleção Talentos, podemos ajudá-lo a construir uma equipe de alta performance!

Você pode se perguntar o que a presença ou ausência de executivas tem a ver com Wall Street e a decisão de quais ações comprar. Mas, embora o papel da igualdade de gênero em qualquer setor possa não fazer parte do processo típico de análise fundamentalista de um investidor, não se pode ignorar que um número crescente de mulheres está diminuindo a diferença de gênero em relação aos homens para ocupar cargos de CEO. Algumas mulheres, como a cubana Geisha Williams (ex-CEO da Pacific Gas & Electric Company), não apenas se tornaram mulheres em posições de liderança, como também reduziram as diferenças raciais e culturais na liderança. Isso dá esperança a futuros líderes, homens e mulheres, que se sentem presos pelo teto de vidro em termos de avanço na carreira... independentemente de chegarem ou não a se tornarem CEO e presidente de uma grande corporação.

Investidores de curto prazo que atuam no mercado de ações estão sempre buscando lucrar com os maiores ganhadores e maiores perdedores . Em contrapartida, investidores de longo prazo buscam capitalizar com ações que pagam dividendos mensais . Mas, independentemente da sua estratégia, é certamente interessante analisar as empresas que você está comprando e vendendo e ver quem é o capitão do navio. Mas, mais do que apenas satisfazer a curiosidade, esse tipo de análise fundamentalista — como quem é o CEO, qual é o seu histórico e qual é a sua estratégia — pode ter um papel importante na avaliação dos analistas de ações .

As 10 maiores empresas com CEOs mulheres

Aqui estão algumas das maiores empresas do mundo, lideradas por alguns dos maiores e mais influentes líderes do mundo dos negócios, que também são mulheres.

HinoNYSE: ANTM

HinoNYSE: ANTMé a quarta maior seguradora de saúde com fins lucrativos do grupo empresarial Blue Cross, com 40 milhões de assinantes. A CEO da Anthem é Gail Koziara Boudreaux, que a Forbes e a Fortune classificaram em sua lista das 100 mulheres mais poderosas. Antes da Anthem, Koziara chefiou a Aetna, a Blue Cross Blue Shield Illinois e o United Health Group — o que demonstra aos investidores que a Anthem é comandada por uma mulher com vasta experiência na liderança de seguradoras.

De 2014 a 2017, Boudreaux foi eleita para chefiar sua própria empresa de consultoria, a GKB Global Health. Em 2017, foi nomeada CEO da Anthem, a segunda maior empresa do mundo a ser chefiada por uma mulher. Koziaria jogou basquete universitário pelo Dartmouth, foi eleita a MVP da Ivy League por três anos consecutivos e ainda detém vários recordes até hoje. Seu envolvimento com o basquete universitário a levou a receber o Prêmio de Contribuição Billie Jean King em 2018.

Dinâmica GeralNYSE: GD

Dinâmica GeralNYSE: GDé uma das maiores empreiteiras aeroespaciais e de defesa — a quinta maior nos Estados Unidos e a sexta maior no mundo em termos de vendas. A maior reivindicação da General Dynamics à fama é o caça F-16, embora a GD tenha vendido sua unidade de aviação para a Lockheed posteriormente. Hoje, a General Dynamics se concentra principalmente na construção naval e em aeronaves terrestres, como o Tanque M1 Abrams.

A General Dynamics é liderada pela CEO Phebe Novakovic, uma empresária americana de ascendência sérvia que trabalhou para a Agência Central de Inteligência (CIA) e o Departamento de Defesa dos Estados Unidos até 2001, quando ingressou na General Dynamics. Em 2012, Novakovic ascendeu na hierarquia até se tornar presidente e diretora de operações. Um ano depois, assumiu o cargo de presidente do conselho e CEO da General Dynamics. Com interesses comerciais diversificados, ela também faz parte do conselho da Abbott Laboratories, uma empresa de saúde sediada em Chicago que fabrica Pedialyte, Ensure e Similac.

Kohl'sNYSE: KSS

Kohl'sNYSE: KSSé uma rede de lojas de departamentos com quase 1.200 lojas em todos os estados, exceto Havaí, tornando-se a maior rede de lojas de departamentos dos Estados Unidos. A empresa ultrapassou sua maior concorrente, a JCPenney, em 2012. Michelle Gass é CEO da Kohl's desde 2018. Gass trabalhou na Procter & Gamble e na Starbucks antes da Kohl's, talvez aproveitando o diploma de engenharia química obtido na Worcester Polytechnic e seu MBA da Universidade de Washington.

A Forbes e outras publicações descreveram Gass como a arma secreta da Starbucks. Ela foi fundamental na liderança de grandes iniciativas durante seus 16 anos na Starbucks, incluindo o desenvolvimento dos Frappuccinos, além de liderar a empresa como presidente de suas operações na Europa, Ásia e África. Gass é, na verdade, a primeira CEO da Kohl's, seja homem ou mulher. Desde sua liderança, a empresa registrou ganhos significativos no desempenho de suas ações, o que é um bom sinal para os investidores desta gigante do varejo. Para os investidores interessados ​​em dividendos (no momento deste artigo), a Kohl's tinha um dividend yield de quase 6%. Conheça a JPeF: Consultoria de recursos humanos e recrutamento e seleção e descubra nossas soluções personalizadas e inteligentes, pensadas em você.

Sincronia FinanceiraNYSE: SYF

Sincronia FinanceiraNYSE: SYFé a maior fornecedora de cartões de crédito de marca própria nos Estados Unidos, operando a mágica por trás do plástico para lojas de varejo em diversos setores, da Guitar Center à Lowe's e à Gap. A Synchrony é liderada por Margaret Keane desde 2014, uma das duas mulheres à frente de um banco americano avaliado em mais de US$ 10 bilhões e com ações negociadas de forma independente na bolsa de valores. A Synchrony se tornou o banco mais valioso administrado por uma mulher após sua desmembramento da divisão de serviços financeiros da General Electric.

Keane foi a única de seus irmãos a não seguir os passos do pai e se juntar à polícia ou se casar com ela. Em vez disso, ela cursou a faculdade e conseguiu um emprego em um call center no departamento de cobrança do Citibank, subindo na hierarquia até que, 16 anos depois, já estava à frente das operações de varejo doméstico do Citibank. De lá, ela foi para a GE, onde ocupou diversos cargos executivos até assumir a Synchrony.

A empresa HersheyNYSE: HSY

A empresa HersheyNYSE: HSYé uma das maiores produtoras de chocolate do mundo. Eles também produzem biscoitos, bolos, leite e outras bebidas. Eles também administram um parque temático em Hershey, Pensilvânia, que é um município que leva o nome da empresa.

 

Desde 2017, a Hershey é comandada por Michelle Buck, natural do estado de Keystone. Buck certamente tem experiência na indústria alimentícia, tendo atuado por 17 anos na Kraft-Nabisco em diversas funções de liderança, além de passagens pela Frito-Lay, da PepsiCo. Antes de se tornar CEO, Buck foi COO da Hershey, supervisionando suas operações americanas e liderando o processo de aquisição da Krave Beef Jerky e da BarkThins. Continuando a liderar a Hershey na diversificação de seus ativos para restaurantes mais saudáveis, Buck também liderou um acordo de US$ 1,6 bilhão para comprar a Amplify Snack Foods, fabricante do SkinnyPop e do Pirate's Booty.

OráculoNYSE: ORCL

Com sede na área da Baía da Califórnia, a OracleNYSE: ORCLé uma empresa de tecnologia da computação que vende sistemas em nuvem, software e tecnologia de banco de dados, além de software corporativo para empresas que precisam de gerenciamento de dados em larga escala. Em 2018, a Oracle era a quarta maior empresa de software dos EUA e uma das dez maiores do mundo em termos de receita. A Oracle é liderada por Safra Catz, uma banqueira israelense com histórico em cargos executivos de tecnologia, como os que ocupou na Oracle desde 1999.

Antes da Oracle, esta graduada da Wharton foi banqueira no Donaldson, Lufkin & Jenrette, um banco de investimento que foi adquirido pelo Credit Suisse suíço. Catz também atuou no conselho do HSBC e atuará no conselho da Walt Disney Company. Catz foi uma das CEOs convidadas para falar com o presidente eleito Donald Trump sobre um cargo no gabinete e, atualmente, continua sendo a CEO mulher mais bem paga de qualquer empresa americana.

General MotorsNYSE: GM

General MotorsNYSE: GMé uma empresa internacional com sede em Detroit que projeta, fabrica e vende automóveis e serviços financeiros. É a maior montadora dos Estados Unidos e uma das maiores do mundo, ficando logo atrás das dez maiores empresas da Fortune 500 em termos de receita. Mary Barra é CEO da General Motors desde 2014, quando se tornou a primeira CEO de uma grande montadora.

Antes de ser convocada para este cargo de liderança, Barra era vice-presidente global de desenvolvimento de produtos e cadeia de suprimentos da GM. Na verdade, Barra trabalhava na GM desde os 18 anos, inspecionando peças de automóveis para pagar seus estudos. Ela assumiu diversas funções administrativas e de engenharia, incluindo a supervisão de uma fábrica de montagem em Detroit. Em 2008, tornou-se vice-presidente global de Manufatura e Engenharia. Sob a gestão de Barra, a GM buscou reduzir o número de plataformas automotivas, ao mesmo tempo em que fazia a transição para o setor de tecnologia para competir com empresas como Uber e Tesla.

KeyCorp | KeyBankNYSE: CHAVE

A KeyCorp é a empresa controladora do KeyBankNYSE: CHAVE, um banco regional com sede em Cincinnati. Ocupa a 28ª posição na lista dos 100 maiores bancos americanos. O KeyBank opera quase 1.200 agências em 29 estados diferentes e é liderado pela CEO Beth. E. Mooney.

Após se formar em História pela Universidade do Texas, Mooney decidiu ingressar no setor bancário e trabalhou no departamento imobiliário do First City National Bank de Houston. Mooney foi presidente regional do Bank One em Akron e Dayton e, em 2000, presidente do Bank One Ohio. Ao longo dos seis anos seguintes, ocupou cargos de liderança em diversos bancos, incluindo o Tennessee and North Louisiana Banking Group, o AmSouth e o Regions Financial Corporation. Mooney atuou como CEO do KeyBank desde 2011, mas, a partir de 2020, fará uma transição para integrar o conselho da Cleveland Clinic, um centro de pesquisa médica sem fins lucrativos de classe mundial.

Melhor compraNYSE: BBY

Melhor compraNYSE: BBYé uma loja internacional de eletrônicos que antes era uma loja de tecnologia de áudio chamada Sound of Music, renomeada em 1983 para dar ênfase a uma gama mais ampla de eletrônicos de consumo. Apelidada de "maior varejista especializada em eletrônicos", a Best Buy ocupa a 72ª posição entre as empresas americanas em termos de receita, de acordo com a Fortune 500. Corie Barry é CEO da Best Buy e, além de ser uma das sete mulheres entre os CEOs da Fortune 100, também é uma das mais jovens executivas de uma empresa de capital aberto, com 44 anos de idade.

Corie Barry tem a reputação de alcançar pessoas em todos os níveis da Best Buy em sua estratégia para a empresa, o que lhe rendeu elogios por sua humanidade, autenticidade e propósito. Antes da Best Buy, Barry passou dois anos na empresa de contabilidade Deloitte & Touche, antes de ingressar na Best Buy como analista financeira. Subindo na hierarquia para liderar equipes financeiras, ela assumiu outras funções de liderança operacional, como crescimento estratégico. Em 2016, foi nomeada CEO e também faz parte do conselho da Domino's Pizza e da Escola de Negócios da Universidade de Minnesota.

IBMNYSE: IBM

IBMNYSE: IBMA , antiga International Business Machine, é uma empresa de tecnologia da informação sediada em Nova York que atua em mais de 170 países. A IBM cria e vende hardware e software, além de serviços de consultoria em diversas áreas de tecnologia. A IBM também é uma potência em negócios baseados em pesquisa, detendo o recorde de patentes registradas por uma empresa nos EUA por mais de 25 anos consecutivos. As invenções da IBM incluem o caixa eletrônico, os drives de disco, as tarjas magnéticas (como as de um cartão de crédito) e o código de barras UPC.

Atualmente, a CEO da IBM é Ginni Rometty, a primeira mulher a liderar a IBM. Rometty está na "Big Blue" desde 1981, quando ingressou como engenheira de sistemas antes de liderar as áreas globais de vendas, marketing e estratégia. Uma das principais ações de Rometty foi orquestrar a aquisição da PwC Consulting, com sede em Londres. Desde que se tornou CEO, Rometty tem focado os negócios em computação em nuvem, análise de dados e computação cognitiva. Bloomberg, Fortune, Time e Forbes concederam a Rometty prêmios e rankings globais notáveis ​​em termos de poder e influência.

Qual a porcentagem de mulheres entre os CEOs da Fortune 500?

Em 2019, 6,6% dos CEOs da Fortune 500 eram mulheres — o que significa 33 mulheres CEOs. No topo estavam Mary Barra, da General Motors (nº 13), Gail Koziara Boudreaux, da Anthem (nº 33) e Ginni Rometty, da IBM (nº 38). Apesar da baixa porcentagem, é a maior da história e um salto considerável em relação às 24 CEOs (4,8%) de 2018. Grande parte desse aumento pode ser devido ao fato de que mais mulheres e minorias estão ocupando cargos em conselhos corporativos — 15% dos conselhos da Fortune 500 há quinze anos e 25% hoje... e os CEOs são eleitos pelo conselho.

Qual é o desempenho de empresas com CEOs mulheres em comparação àquelas com CEOs homens?

Alguns estudos demonstraram que mulheres em cargos executivos têm um impacto positivo no desempenho das empresas — maiores lucros, margens mais elevadas e mais retorno para os investidores — o que, claro, é uma boa notícia para investidores com uma estratégia de investimento em dividendos . Um relatório de 2016 do Credit Suisse atribuiu crescimento superior nas vendas, forte fluxo de caixa e menor alavancagem às empresas onde as mulheres tinham poder de decisão.

Outro estudo da McKinsey and Company, em parceria com o Fórum de Mulheres para a Economia e a Sociedade, descobriu que empresas com uma porcentagem maior de mulheres em cargos de liderança tiveram melhor desempenho financeiro, e as descobertas deste estudo foram confirmadas por pesquisas da Catalyst, do banco finlandês Nordea, do Instituto Peterson de Economia Internacional e da Universidade da Califórnia em Davis.

Aumentar o número de mulheres líderes entre os homens que lideram a indústria faz parte de uma luta contínua que inclui a eliminação do assédio sexual, da má conduta sexual e de outras desigualdades de gênero no local de trabalho. Os pontos percentuais demonstram que há um movimento positivo nessa área, embora, sem dúvida, ainda não seja suficiente. Ainda há muito espaço para crescimento.

Mulheres nos Negócios

Algumas das empresas de maior porte e sucesso do mundo são lideradas por mulheres CEOs. À medida que a porcentagem de mulheres CEOs aumenta ao longo dos anos, provavelmente haverá mais estudos sobre gênero, poder e economia. Mas, honestamente, esses estudos podem não interessar muito aos traders e investidores de Wall Street. Negócios são negócios, e quando os negócios vão bem, isso significa enormes retornos para os investidores. Afinal, "diretor executivo" é um termo neutro em termos de gênero. Na JPeF Consultoria, nos esforçamos para alinhar os objetivos de negócios da sua empresa com as melhores estratégias de Aquisição de Talentos disponíveis.  Se quiser saber mais sobre os serviços que oferecemos, não hesite em entrar em contato conosco.

Compartilhe esse artigo: