Os 4 principais mitos do departamento de RH
Você pode ouvir muitas coisas sobre o que são recursos humanos e o que não são, mas como você separa os fatos da ficção? O que os profissionais de RH estão realmente tentando realizar para sua empresa? Para ajudar a esclarecer os fatos da ficção, estamos abordando 4 dos mitos mais comuns sobre os quais costumamos receber perguntas:
Mito nº 1: Os departamentos de RH só se importam com regras e regulamentos
A conformidade com a lei e as políticas da empresa é importante, mas fique tranquilo, essa não é a única coisa com que um provedor de serviços de RH se importa. Uma parceria de RH bem-sucedida se concentra em honrar as diretrizes legais e da empresa, bem como em encontrar soluções criativas para problemas de negócios que sejam do melhor interesse dos funcionários e da cultura.
Mito nº 2: As empresas de RH não podem ser parceiras estratégicas
Alguns acreditam que o propósito do RH termina com o gerenciamento de contratações, demissões e compromissos legais da organização. No entanto, as principais parcerias de RH de hoje estão mostrando como os representantes podem fornecer imenso valor estratégico em áreas como busca de talentos, serviços de treinamento e aprendizagem contínua, programas de retenção, desenvolvimento de cultura, projeção e análise de dados e desenvolvimento de equipe de liderança. Quando outros departamentos unem forças com o RH, isso pode ajudar a melhorar as projeções e os processos de planejamento, bem como melhorar a eficiência em toda a organização.
Mito nº 3: RH não pode ser uma parte neutra
Os líderes de RH obviamente sabem quem paga a folha de pagamento, mas também entendem que parte do que estão sendo pagos é para desempenhar um papel neutro na organização. Os provedores de serviços de RH respeitáveis sabem que devem manter os requisitos e padrões legais da organização, ao mesmo tempo em que servem como um recurso confiável e confidencial para funcionários que precisam de assistência com questões relacionadas a RH.
Mito nº 4: RH é a melhor caixa de ressonância da empresa
Reclamações são levadas a sério pelo RH. No entanto, às vezes os funcionários esquecem que seus colegas de RH têm a obrigação ética de acompanhar os problemas ou preocupações relatados. Isso significa que se um funcionário está "desabafando" com um representante de RH, há uma grande probabilidade de ser relatado, mesmo que a pessoa que está desabafando não queira registrar uma reclamação oficial. Os representantes de RH têm a obrigação ética com o empregador e o funcionário de divulgar quaisquer problemas identificados que possam impactar negativamente a empresa e sua cultura.
Na JP&F Consultoria de recursos humanos e recrutamento e seleção, trabalhamos em estreita colaboração com nossos clientes para garantir que eles estejam em conformidade com todos os mitos ou preocupações de RH. Se você está se preparando para implementar serviços de RH para sua empresa em contato com a JPeF.