O uso do mapa mental no desenvolvimento de sua carreira

O uso do mapa mental no desenvolvimento de sua carreira

O mapa mental, diagrama hierarquizado de informações baseadas numa ideia principal, é uma forma prática de estruturar o pensamento e desenvolver a concentração diante do excesso de informações do dia a dia. Seu uso agiliza a tomada de decisões, pois permite que o profissional consiga reconhecer quais são suas prioridades e encontre soluções para problemas com maior facilidade.

Os mapas mentais são criados a partir de um tronco principal onde são inseridos galhos para o registro de ideias ou tarefas. Possuem grande flexibilidade para que os registros sejam agrupados por temas, podendo também serem facilmente transferidas para outros campos do mapa. Dispõem também de ferramentas que diferenciam, por exemplo, status de tarefas, como o uso de diferentes cores, o que torna a compreensão imediata.

São ferramentas voltadas para organização de ideias e para a obtenção de uma visão geral de temas de uma forma simples. Há diferentes formas de registrar graficamente as informações, desde as menos estruturadas, como os mapas ou aglomerados até as mais complexas, tais como os fluxogramas.

A técnica, também conhecida como mind maps, foi desenvolvida pelo inglês Tony Buzan no final da década de 60. Estrutura o conceito de que as ideias não acontecem de forma organizada, mas de modo aleatório. Ao organizar o pensamento de forma similar ao modo de trabalhar do cérebro, o mapa mental potencializa suas habilidades, favorecendo o entendimento, análise, interpretação e memorização, além de favorecer o surgimento de novas ideias. Seu uso inicial era voltado para a aprendizagem e memorização, mas com o tempo, passou a ser empregado também no mundo corporativo como ferramenta de planejamento, elaboração de projetos, delegação de tarefas, diretrizes organizacionais, atividades rotineiras, dentre outras.

Fazer um mapa mental é um processo simples. Existem diversos softwares, inclusive gratuitos, que permitem a criação de um mapa mental em formato digital. Tais programas são intuitivos e de fácil aprendizado. Ao organizar as ideias e informações em um mapa mental, o profissional tem maior facilidade para organizar tarefas, registrar ocorrências, identificar gargalos e aprimorar a sua capacidade de resolução de problemas. Ao mesmo tempo, torna-se mais criativo e produtivo no ambiente de trabalho. 

Conheça a JPeF: Consultoria e descubra nossas soluções personalizadas e inteligentes, pensadas em você!

#Gestão #Estratégica #Talentos #Engajamento #Mudanças #consultoria #Beneficios #recrutamento #seleção #processo seletivo #treinamento #JP&F #JPEF #JPeF #diversidade #Equidade #projetos #Inteligenciaemocional 

Compartilhe esse artigo: