O Recursos Humanos na era da Inteligência Artificial

O Recursos Humanos na era da Inteligência Artificial

O RH, como todos os demais departamentos de quaisquer empresas, começa a viver uma revolução que se intensificará nos próximos anos. A Inteligência Artificial chega e transfere muitas das atividades feitas por humanos para softwares, o que mudará significativamente tanto as rotinas hoje executadas pelo RH quanto o perfil de profissional que o comporá.

A inteligência artificial traz já hoje benefícios fundamentais à área de recursos humanos. Além de aumentar a eficiência em tarefas como organização de folhas de pagamento, concessão de benefícios, organização de dados contábeis, entre outras atividades burocráticas, os softwares servem para mensurar os resultados obtidos por colaboradores, registrar ocorrências como faltas e atrasos, agrupar profissionais que possuem determinadas qualificações, entre outros.

Ao mesmo tempo em que eliminam a burocracia, as facilidades que esses programas proporcionam tornam muito mais simples a formação ou indicação daqueles que devem integrar equipes. Isso se aplica tanto àqueles que já fazem parte da corporação quanto a pessoas que já passaram por processos de seleção e que, por uma razão ou outra, acabaram não sendo contratados. O RH pode, num espaço reduzido de tempo, elencar esses profissionais e apresentar, como muito mais assertividade, aqueles que se adéquam melhor a cada função.

Fica evidente que a tecnologia proporciona um ganho de eficiência significativo e deixa os profissionais com mais tempo para a realização de tarefas que agregam mais valor à companhia. Assim, quem atua no segmento terá de estar muito mais familiarizado com as atividades fins da empresa, quem são seus concorrentes principais, como atuam, que diferenciais possuem e como está o mercado.

Como em outros segmentos, a Inteligência Artificial exigirá muito mais dinamismo dos profissionais de RH. Ao invés de dedicar boa parte de seu tempo ao preenchimento de planilhas e à organização de processos de seu departamento, quem atua na área terá de estar integrado às atividades de diferentes departamentos da companhia, adequar o desempenho de colaboradores e colaborar com o planejamento geral da companhia. Passa, portanto, a integrar a estratégia, deixando de lado a mensuração para colaborar diretamente com os esforços pela obtenção de resultados.

Compartilhe esse artigo: