Employer Branding
Tanto para reter como para atrair novos talentos, é muito útil promover uma estratégia de Employer Branding, ou, por outras palavras, a imagem que a empresa passa ao mundo exterior como um bom local para trabalhar.
O que é marca empregadora?
O Employer Branding é uma das estratégias de retenção de talentos mais relevantes e costuma ser uma das áreas de trabalho mais importantes dos departamentos de Recursos Humanos de qualquer empresa. Esta estratégia centra-se na imagem de marca que uma empresa gera e através dela atrai e retém talentos.
A imagem da marca determina a opinião e a visão que os trabalhadores têm de uma organização , portanto, se uma empresa tiver uma imagem de marca positiva atrairá mais talentos do que uma empresa com má reputação.
Atualmente, as empresas devem enfrentar inúmeros desafios que estão a mudar o papel que os departamentos de Recursos Humanos tinham até agora, e é aqui que o Employer Branding entra em cena.
Os funcionários mais jovens que estão ingressando no mercado de trabalho têm valores diferentes das outras gerações que os precederam. Para eles, o trabalho estável e com altos salários como forma de atração e retenção perdeu o apelo.
Os mais jovens procuram cada vez mais flexibilidade no trabalho, empresas ou organizações inovadoras que lhes proporcionem formação complementar e com as quais partilhem valores comuns.
Atualmente vemos a geração Baby Boomer se aposentar gradualmente e, ao mesmo tempo, vemos como a digitalização está se expandindo. Estas duas coisas combinadas aumentaram a procura de jovens talentos (sem esquecer os talentos seniores e a experiência que trazem), tornando cada vez mais difícil encontrá-los e retê-los.
Portanto, o Employer Branding será muito útil, permitindo-nos atrair e reter estes talentos tão procurados.
9 chaves para implementar uma estratégia de Employer Branding
- Defina o público-alvo : assim como você não realizaria uma estratégia de marketing para um de seus produtos sem ter analisado previamente seus clientes, ao desenvolver uma estratégia de Employer Branding você deve analisar seus funcionários.
Por exemplo, os seus colaboradores podem querer horários mais flexíveis e outros gostariam de ter mais teletrabalho na empresa. - Analise a situação atual da empresa : investigue o que seus funcionários precisam e o que seus candidatos desejam. Isso geralmente é feito por meio de mapas de empatia, pesquisas internas ou por meio de relatórios de consultorias externas.
Através desta análise você poderá definir a melhor estratégia para que seus colaboradores acabem sendo embaixadores da marca da sua empresa. - Analise a situação desejada : os departamentos de marketing e RH devem colaborar para que a iniciativa seja concretizada da melhor forma. E a partir daqui defina onde você quer chegar e quais objetivos deseja alcançar.
- Defina os objetivos a serem alcançados : devem ser estabelecidos objetivos específicos a serem alcançados e então poder ver o grau de cumprimento da estratégia com base em suas ações.
- Crie uma proposta de valor : assim como você comunica porque seu produto é único ou melhor que o da concorrência, você deve fazer o mesmo com seus funcionários e candidatos.
- Canais de Comunicação : defina canais internos e externos para comunicar suas iniciativas como marca. A nível interno, as ferramentas de comunicação interna dos próprios Softwares de RH são especialmente interessantes. Externamente, destacam-se as redes sociais como Linkedin, X ou Instagram.
- Ações Internas : o objetivo a perseguir é que os próprios trabalhadores sejam embaixadores da marca da sua empresa. Não se trata de funcionários receberem suas comunicações, mas de eles serem participantes e se envolverem na divulgação do que você faz bem.
- Ações externas : consiste em transmitir sua marca como bom empregador. Você pode fazer isso por meio de eventos de emprego, palestras em universidades ou pelas redes sociais.
- Monitore e avalie a estratégia : você deve medir e analisar o que está fazendo para saber se funciona ou se está perdendo tempo e deve mudar sua estratégia.
Dê o primeiro passo em direção a um local de trabalho produtivo e em conformidade. Entre em contato com a JP&F Consultoria hoje mesmo para uma consulta para maximizar o potencial total de suas operações de RH.
#Avaliação #KPI #Perfomance #desempenho #RH #Recursos #Humanos #JPEF #JPeF#JP&F #Consultoria #power #BI #dashboards #relatório #metricas #business #intelligence #treinamento #seleção recrutamento #soft #skills #empresas #negocios #liderança #gestão #equipe #pessoas #talentos #diretoria #administração #T&D #R&S