O que é o faz um Diretor de Recursos Humanos (CHRO)?

O que é o faz um Diretor de Recursos Humanos (CHRO)?

O cargo de Diretor de Recursos Humanos (CHRO) está entre os cargos de C-Level que mais crescem . À medida que as empresas lidam com uma enxurrada de avanços tecnológicos, acirrada competição por talentos e mudanças na dinâmica da força de trabalho, o cargo de chefe de recursos humanos tornou-se extremamente crítico. Entre em contato com a JP&F Consultoria de recursos humanos & Recrutamento e Seleção Talentos, podemos ajudá-lo a construir uma equipe de alta performance!

Quer saber mais sobre a influência estratégica desta posição de liderança em RH? Esta publicação responde a perguntas sobre as competências necessárias para esta função, a trajetória profissional e o que faz um chefe de recursos humanos ou CHRO.

Qualificações e habilidades necessárias para a função de chefe de recursos humanos
O Chefe de Recursos Humanos ou Diretor de Recursos Humanos requer certas qualificações e competências acadêmicas.

Um CHRO deve ter sólida formação em RH. Um requisito mínimo é um diploma de bacharel em gestão de recursos humanos, psicologia organizacional, administração de empresas ou área correlata.

Um mestrado em gestão de RH ou um MBA não são estritamente necessários. No entanto, são preferíveis porque combinam tópicos avançados para desenvolver conhecimento especializado, aprimorar a perspicácia empresarial e preparar o indivíduo para a liderança multifuncional.

Além das qualificações acadêmicas, certas habilidades são vitais para o sucesso de um gestor de recursos humanos. A função exige planejamento estratégico de RH e desenvolvimento organizacional; essas habilidades ajudam a alinhar as iniciativas de RH com os objetivos do negócio e apoiam a transformação cultural e a otimização geral da força de trabalho. Um CHRO também deve se destacar em análise e interpretação de dados para tomar decisões baseadas em dados em áreas como engajamento, retenção e desempenho.

Outras habilidades técnicas incluem proficiência em Sistemas de Informação de RH para otimizar os processos de RH e aumentar a eficiência dos relatórios e a precisão dos dados.

Habilidades interpessoais são importantes para o cargo de gerente de recursos humanos. Sendo uma função de liderança, a inteligência emocional é necessária para construir confiança, resolver conflitos internos e fortalecer a dinâmica da equipe. Um CHRO deve ter habilidades impecáveis ​​de comunicação e colaboração; isso impulsionará a comunicação clara e compassiva e promoverá a sinergia interdepartamental para atingir os objetivos organizacionais.

Além disso, adaptabilidade e resiliência são cruciais para ambientes de ritmo acelerado e para garantir que a equipe de RH seja ágil durante grandes mudanças organizacionais.

O caminho de carreira tradicional para se tornar um CHRO ou chefe de recursos humanos
A jornada para se tornar um diretor de recursos humanos geralmente envolve a progressão por diferentes funções e papéis de RH. O RH é composto por muitas áreas especializadas; a rotação por diferentes funções garante que eles desenvolvam uma compreensão completa de como as diversas partes se encaixam. Além disso, cada degrau na escada aprimora suas capacidades de liderança e perspectiva sobre cada política e programa.

Normalmente, a carreira começa com uma função de RH de nível básico. Pode ser a de assistente ou coordenador de RH, e envolve lidar com tarefas administrativas, como manutenção de registros, suporte ao recrutamento e integração de novos contratados. Outra função de nível básico é a de especialista em aquisição de talentos ou recrutador, que proporciona sólida experiência em práticas de contratação.

O próximo ponto de contato são as funções de RH de nível médio. Nesse nível, a pessoa pode ser um generalista ou gerente de RH, lidando com múltiplas funções de RH ou supervisionando uma equipe de RH e lidando com tarefas mais complexas. Conheça a JPeF: Consultoria de recursos humanos e recrutamento e seleção e descubra nossas soluções

Posteriormente, o indivíduo pode progredir para um cargo sênior de RH, como Diretor de Recursos Humanos . Nesse nível, ele precisa alinhar as estratégias de RH com os objetivos gerais da empresa e se reportar ao chefe de recursos humanos. Vale ressaltar que, em alguns casos, dependendo do porte da organização, o diretor de recursos humanos é o mesmo que o CHRO.

Além da posição de Diretor de Recursos Humanos, há a função de CHRO ou Chefe de Recursos Humanos, uma posição de nível executivo em que o profissional se reportará diretamente ao CEO e interagirá de perto com o conselho de administração

Descrição do cargo e responsabilidades de um diretor de recursos humanos
Veja aqui o que envolve o papel de um Chefe de Recursos Humanos.

1. Liderança Estratégica
Um Gerente de Recursos Humanos deve vincular as funções de RH à missão e aos objetivos gerais da empresa. Portanto, ele deve ter um sólido entendimento do modelo de negócios, do ambiente de mercado e da capacidade interna. Ao discutir crescimento, risco, inovação e governança com a alta gerência, ele ajuda a moldar a estratégia da empresa, garantindo que os recursos humanos impulsionem proativamente a transformação.

2. Facilitando o engajamento dos funcionários
O CHRO também tem a responsabilidade de impulsionar o investimento emocional e o comprometimento da força de trabalho da organização. Os funcionários prosperam em um ambiente de trabalho saudável; como arquiteto da cultura, o CHRO deve trabalhar com a equipe executiva para definir os valores fundamentais da organização. Ele também deve liderar iniciativas que promovam confiança e segurança psicológica no local de trabalho.

3. Aquisição e Gestão de Talentos
Um Chefe de Recursos Humanos precisa elaborar um plano para atender às necessidades de capital humano de longo prazo da organização. Isso significa desenvolver uma estratégia de recrutamento robusta, aprimorar a marca empregadora e elevar a experiência do candidato . Um CHRO precisa analisar a capacidade atual da força de trabalho por meio de análises de lacunas de competências e garantir que a força de trabalho esteja bem equipada por meio de programas de requalificação e atualização .

4. Gestão Operacional
Supervisionar as funções diárias de RH que mantêm a empresa em movimento faz parte das responsabilidades do CHRO. Isso inclui controle de frequência, conformidade, gestão de relações com funcionários, manutenção de registros e muito mais. O CHRO também deve garantir que a empresa esteja equipada com as ferramentas certas para gerenciar seu capital humano e lidar com todos os processos vitais.

5. Acordo de Compensação
A elaboração da estratégia de remuneração é uma função central do Diretor de Recursos Humanos. Ele deve alinhar os pacotes de remuneração e programas de incentivo aos padrões do setor e às metas de negócios. O CHRO também deve garantir que a estrutura salarial seja equitativa e atualizada regularmente para refletir as mudanças.

Organizações determinadas a manter seu lugar em seus respectivos setores devem reconhecer que os líderes de RH devem ter um lugar na diretoria. Reconhecer o que um CHRO faz é o caminho a seguir. Na JPeF Consultoria, nos esforçamos para alinhar os objetivos de negócios da sua empresa com as melhores estratégias de Aquisição de Talentos disponíveis.  Se quiser saber mais sobre os serviços que oferecemos, não hesite em entrar em contato conosco.de qualquer organização. 

Compartilhe esse artigo: