O delicado equilíbrio entre vida profissional e pessoal

O delicado equilíbrio entre vida profissional e pessoal

Conquistar reconhecimento, ter bons ganhos e manter a carreira sempre em ascensão é o sonho de todos e demanda muito esforço, preparo, concentração e determinação. A competitividade no mercado está cada vez mais acirrada e exige mais e mais dedicação para que o profissional consiga alcançar seus objetivos. Assim, o sucesso requer sacrifícios pessoais, como levar trabalho para casa, realizar viagens, fazer horas extras, faltar a eventos familiares, entre outros. Mas até onde esse esforço é válido?

A postura workaholic pode provocar desequilíbrios. Ao priorizar o trabalho e deixar a vida particular de lado, a pessoa acaba por encontrar novos problemas. É preciso ter em mente que o trabalho não é tudo e o seu fruto deve servir à satisfação pessoal. Portanto, buscar uma carreira promissora a qualquer custo pode afetar até mesmo a vida profissional. Se a pessoa não está equilibrada emocionalmente, tende a cair em armadilhas, como sofrer com doenças provocadas pelo stress e a perdas, como a separação, o distanciamento dos filhos e outros que acabam por resultar em desânimo, nervosismo, tristeza e perda de foco.

Conciliar a carreira com a vida pessoal não é tarefa fácil e exige planejamento e uma boa administração do tempo. Somente colocando metas sobre como equilibrar a dedicação a cada lado é que se tornará possível uma harmonização. Sempre é interessante listar as prioridades, tanto as profissionais quanto pessoais, e analisar o que é mais importante para você mesmo. Se o lado profissional exige esforço e dedicação, o lado pessoal deve compensar com atividades prazerosas. Os dois não podem ser separados totalmente. Até porque, se a vida pessoal vai bem, o lado profissional flui melhor.

Quando há a necessidade de entrega de um relatório, que pode gerar horas extras, por exemplo, é preciso balancear o quanto se consegue adiantar até o horário da saída e planejar a tarefa, ao invés de simplesmente cancelar o jantar em família ou qualquer outra atividade familiar ou entre amigos. Ao mesmo tempo, deve-se evitar que os problemas pessoais invadam o profissional, o que reduz a produtividade. O equilíbrio é fundamental para que se melhore a qualidade de vida e se possa gerir melhor o tempo dedicado à carreira. Somente a harmonia entre as duas coisas garante que emocional esteja bem o bastante para se ter satisfação fora e dentro do trabalho. 

 

Conheça a JP&F: Consultoria e descubra nossas soluções personalizadas e inteligentes, pensadas em você!

#ExecutiveSearchHunting #PlanodeCargoseSalários #ProjetosEspeciais #Outplacement #Assessment #MapeamentodeMercado #AvaliaçãodePerfomance #Estruturaçãodoorganogramasetorialediretivo #RecrutamentoeSeleção

Compartilhe esse artigo: