Métricas de Treinamento: como medir a eficácia do treinamento

Métricas de Treinamento: como medir a eficácia do treinamento

Treinamento ineficaz é desperdício de tempo e dinheiro. Sem métricas de avaliação de treinamento, você pode investir tempo e dinheiro para treinar e desenvolver funcionários sem colher nenhuma recompensa.

O treinamento dos seus funcionários é eficaz?

Você sabe como medir a eficácia do treinamento?

E como medir a eficácia do aprendizado on-line?

Medir a eficácia do treinamento é vital para o sucesso do treinamento a longo prazo de qualquer organização.

Entender as métricas de avaliação de treinamento permite que você implemente treinamento prático repetidamente. Treinamento eficaz tornará sua equipe mais produtiva e satisfará seus stakeholders.

Neste blog, discutiremos exemplos de métricas de treinamento e responderemos a perguntas essenciais como: "Quais são algumas métricas para avaliar treinamento e desenvolvimento?"

Então, você está pronto para aprender como avaliar a eficácia do treinamento na sua organização?

Se sim, continue lendo!

O que são métricas de avaliação de treinamento?
Métricas de avaliação de treinamento são critérios específicos e quantificáveis ​​usados ​​para medir a eficácia do seu programa de treinamento ou desenvolvimento.

Métricas de avaliação podem muitas vezes parecer conceituais, e você pode estar se perguntando: “Quais são algumas métricas para avaliar treinamento e desenvolvimento?”

Ótima pergunta.

Aqui estão algumas métricas padrão de sucesso de treinamento para ajudar você a começar a pensar de forma prática:

Número de funcionários que concluem o treinamento
Taxa de aprovação/reprovação em avaliações de conhecimento
Taxa de mudança de comportamento como resultado do treinamento
Retorno sobre o investimento 
Antes de administrar o treinamento, você precisa determinar suas métricas de sucesso; caso contrário, como você saberá se ele está funcionando? (Spoiler: você não saberá!)

Por que as métricas de treinamento corporativo são importantes?
O“porquê” por trás do treinamento pode parecer óbvio; em última análise, o treinamento de funcionários fortalece sua força de trabalho para atingir metas de negócios. Seu programa de treinamento corporativo pode integrar novos funcionários, explicar tarefas relacionadas ao trabalho, desenvolver habilidades atuais para melhorar o desempenho, etc.

Identifique métricas de avaliação de treinamento para cada um dos seus cursos para medir seu impacto nos funcionários e no desempenho geral dos negócios.

As métricas de sucesso do treinamento podem ajudar a responder perguntas críticas:

Os funcionários aprenderam o que deveriam aprender?
Eles aplicaram o novo conhecimento no trabalho?
Eles atingiram uma meta comercial?
Esse treinamento valeu o investimento?
Ao decidir antecipadamente o que você quer que o treinamento realize, você pode avaliar se ele cumpriu seu propósito ou se avançou nas metas de negócios.

Como medir a eficácia do treinamento
Agora que abordamos o "o quê" e o "porquê" por trás das métricas de treinamento, vamos falar sobre como medir o sucesso do treinamento presencial ou online.

Aqui estão as cinco principais maneiras de avaliar treinamento e desenvolvimento em sua organização.

1. Identifique os KPIs de treinamento
Indicadores-chave de desempenho ( KPIs ) ajudam você a medir o progresso dos funcionários em direção a uma meta ou objetivo. KPIs são excelentes ferramentas para identificar lacunas de conhecimento e refinar procedimentos de treinamento.

Um bom KPI é SMART: Específico, Mensurável, Atingível, Relevante e Com Limite de Tempo.

Cada equipe terá KPIs específicos, mas alguns KPIs comuns que as empresas monitoram incluem:

Taxa de conversão
Taxa de retenção de clientes
Tempo do ciclo de atendimento do pedido
envolvimento dos funcionários
Crescimento de vendas mensais

Antes que seus funcionários comecem o treinamento, pense em quais KPIs você quer rastrear com base em quais métricas influenciam diretamente o sucesso do negócio. Isso ajudará você a avaliar com precisão a eficácia do treinamento assim que os alunos o concluírem.

2. Administrar avaliações
Avaliar seus funcionários é uma maneira poderosa de avaliar a retenção e o crescimento dos alunos do início ao fim.

Mas qual é o melhor momento para administrar uma avaliação?

Quando usar uma avaliação de treinamento de funcionários:
Pré-treinamento: Uma avaliação de pré-treinamento fornece a você uma compreensão básica de onde os funcionários estão antes de receber qualquer treinamento. As avaliações agem como um medidor de quanta melhoria ocorre do início ao fim.
No meio do treinamento: Uma avaliação no meio do treinamento é opcional, mas pode ser incrivelmente benéfica. Ao testar seus funcionários no meio do treinamento (teste surpresa!), você pode dizer se eles estão fazendo melhorias e fazer correções de curso, se necessário.
Pós-treinamento: Por fim, teste seus funcionários no final do treinamento. Você pode comparar esse teste diretamente com o teste pré-treinamento. Se houver uma melhoria, o treinamento é eficaz. Se não houver nenhuma melhoria ou até mesmo retrocesso, talvez seja necessário fazer algumas mudanças no treinamento.

Se você for usar avaliações, é altamente recomendável fazer uma avaliação pré e pós-treinamento para entender o impacto do treinamento dos seus funcionários.

3. Observe o comportamento dos funcionários
Um programa de treinamento eficaz levará os funcionários à ação de maneiras observáveis. Após um programa de treinamento, observe seus funcionários para ver se eles estão aplicando novas habilidades, procedimentos ou processos de pensamento do treinamento.

Os funcionários estão implementando o que aprenderam?
O desempenho deles está melhorando?
Os funcionários parecem mais confiantes?
O comportamento deles mudou?

Quando os funcionários começam a integrar habilidades ou processos de treinamento em seu fluxo de trabalho diário, é um bom sinal de que houve um aprendizado significativo e que o treinamento é valioso.

4. Acompanhe o engajamento dos funcionários
Os funcionários estão concluindo o treinamento?

Eles estão fazendo apenas o treinamento necessário ou também estão concluindo cursos não obrigatórios?

Estas são perguntas úteis para entender se o treinamento corporativo que você usa envolve ativamente os funcionários .

Quanto mais envolvente for o treinamento, maior será a probabilidade de os funcionários concluírem o treinamento obrigatório e continuarem aprendendo de forma independente .

Se você não sabe como criar conteúdo envolvente, tente gamificação ou vídeos de microaprendizagem . Ambas são maneiras comprovadas de envolver funcionários com conteúdo acionável que eles vão gostar.

Ao monitorar as taxas de engajamento dos funcionários, você pode determinar se seu conteúdo faz a diferença e agrega valor aos alunos.

5. Peça feedback do aluno
Uma das melhores métricas de avaliação de treinamento que você pode monitorar facilmente é o feedback do aluno.

O feedback é uma peça valiosa do quebra-cabeça de avaliação de treinamento, dando a você uma visão do que está funcionando e do que não está. Peça feedback durante o curso de treinamento para ter uma noção da experiência de aprendizado dos seus funcionários.

Lembre-se, o feedback é inútil a menos que seja honesto. Crie um espaço para seus funcionários compartilharem abertamente sobre suas experiências com o treinamento. Se você puder gerar feedback construtivo, estará preparado para administrar um treinamento melhor no futuro.

Sua ferramenta completa para rastrear métricas de avaliação de treinamento
Entender as métricas de avaliação de treinamento e como medir a eficácia do aprendizado on-line evitará que você perca tempo e dinheiro, ao mesmo tempo em que tornará seus programas de treinamento (e força de trabalho) mais eficazes.

Comece a identificar KPIs, monitorando o engajamento dos funcionários e observando o comportamento dos funcionários após o treinamento para avaliar a eficácia do seu treinamento corporativo.

Para melhorar a gestão da sua empresa, conheça as soluções da JP&F Consultoria uma equipe com expertise em (RH) Recrutamento e Seleção  e treinamento empresarial podemos ajudar você. Aqui estão os benefícios dos programas de treinamento corporativo para o seu negócio.

 

#Treinamento #desenvolvimento #liderança #gestão #SoftSkills #hardskills #RH #Recursos #Humanos #JPEF #JPeF #JP&F #Consultoria #Agencia #Empresa #Equipe #Inteligência #emocional #InCompany #Comportamental #uberlandia #araguari #mg #Go #Técnico  #Onboarding  #Integração  #Motivacional  #atração #softwares #sistemas #performance #desenvolvimento #caldas #novas #catalão #uberaba #KPIs #Metricas #dashboards #executivos #gerentes #lider #objetivos #crescimento #produtividade #retenção #inovação #carreira #recrutamento #Seleção #Recruiter #TI #Tecnologia #projetos #processo #cultura #Sales #Enablement #vendas #capacitação #B2B #B2 #TI Tecnologia #sistema #Software

Compartilhe esse artigo: