Inteligência Artificial no Recrutamento e Seleção
Os programas de contratação e aplicativos de software de hoje contêm cada vez mais ferramentas de IA. Por meio de várias formas, a IA pode orientar os candidatos durante o processo de contratação, facilitar a triagem e seleção rápida de candidatos para recrutadores ou equipes de contratação e garantir a conformidade com regulamentações estaduais ou industriais. Como as iterações de IA podem operar 24 horas por dia, 7 dias por semana e em tempo real, o software pode ajudar ambos os lados do processo de contratação com compartilhamento e processamento de informações mais rápidos. Isso é vital em um mundo cada vez mais global, no qual as organizações podem ter filiais em diferentes fusos horários ou complementar uma equipe doméstica com contratados do outro lado do mundo. A IA permite que recrutadores e contratantes operem em escala, fornecendo triagem provisória básica ou complexa de inscrições, testes e históricos de candidatos.
Algumas das formas que a IA pode assumir em um contexto de contratação incluem chatbots de IA para responder perguntas, ferramentas de gerenciamento de tarefas de IA que podem usar reconhecimento de padrões para garantir que os candidatos sigam as etapas corretas de entrevista e integração, e até mesmo ferramentas de entrevista com tecnologia de PNL. As aplicações de inteligência artificial em processos de contratação podem ser quase ilimitadas.
5 maneiras pelas quais empresas e recrutadores estão usando IA no processo de contratação
Como as possibilidades da IA são tão variadas e ilimitadas, pode ser difícil encontrar o ponto de partida certo na sua organização. Quais processos se encaixam naturalmente nas capacidades básicas da IA e quais exigirão mais ajustes finos e soluções personalizadas? Em quais frutos fáceis você pode ver melhorias instantâneas? Comece a identificar oportunidades fáceis ou eficazes para inteligência artificial nos processos de contratação da sua organização, considerando estas cinco maneiras comuns que as empresas usam:
1. Triagem de currículos
Com o surgimento de quadros de empregos online e sites de contratação ao longo dos anos, as empresas têm visto uma torrente de currículos e inscrições para vagas em aberto. Mas a triagem entre centenas ou milhares de candidatos em potencial para o ajuste perfeito é difícil de fazer. Até mesmo procedimentos básicos de pré-triagem podem atolar funcionários humanos e levar a horas de trabalho extra para entrevistar e a triagem de candidatos sérios pode começar. Hoje, 52% dos líderes de aquisição de talentos citam a triagem como o maior obstáculo no processo.
Felizmente, os bots de IA podem lidar com grande parte dessa filtragem em nome das organizações. As ferramentas de IA podem identificar palavras-chave para qualificações ou experiência, identificar por que os candidatos estão procurando um novo emprego (como demissões fora de seu controle ), remover candidatos com base em critérios pré-determinados e, de outra forma, reduzir a pilha de candidatos para as opções mais qualificadas.
2. Verificações de antecedentes
Praticamente todas as posições exigem uma verificação de antecedentes. A maioria dos empregadores exigirá uma busca básica por atividade criminosa. Os professores precisam passar por um processo de verificação de antecedentes mais rigoroso. Os candidatos a cargos governamentais ou posições críticas de contratados governamentais terão as verificações de antecedentes mais completas de todas. Esses processos são incrivelmente detalhados. Eles também envolvem o manuseio de informações extremamente confidenciais.
Quando processos alimentados por IA lidam com verificações de antecedentes, eles oferecem uma série de benefícios tanto para empregadores quanto para candidatos, como velocidade e privacidade. Também ajudam a proteger organizações de quaisquer acusações potenciais de práticas tendenciosas de contratação: a IA fez a triagem, não um humano.
3. Entrevistas
Os recursos de processamento de linguagem natural (PLN) são o que permitem que os sistemas de IA interajam com humanos de uma forma que ambas as partes possam entender. Na verdade, muitas ferramentas de IA de PNL podem "passar" por humanos, pois soam cada vez mais coloquiais e oferecem respostas ou perguntas diferenciadas. Como resultado, os bots podem mais do que lidar com entrevistas de primeira e segunda rodadas com candidatos que passam na triagem inicial. Os entrevistadores de IA podem verificar as habilidades do candidato e ter uma ideia de suas habilidades sociais ou traços de personalidade. Melhor ainda, a ferramenta pode então reembalar a entrevista em um resumo para que os selecionadores humanos considerem no futuro.
4. Chatbots de IA
Todos têm perguntas durante o processo de contratação. Os candidatos podem não conseguir localizar ou determinar o próximo passo. Novas contratações em uma equipe de RH ou recrutamento podem querer ter certeza de que um candidato foi devidamente examinado. Um chatbot pode fornecer respostas para perguntas complexas. Enquanto as gerações anteriores usavam identificação básica de palavras-chave para fornecer respostas pré-fabricadas para consultas gerais, os chatbots com tecnologia de IA podem interpretar perguntas, pedir mais detalhes e criar suas próprias respostas com base em documentos e processos conhecidos.
5. Contratação e avaliações internas
Contratar internamente em vez de externamente pode melhorar a retenção, aumentar a produtividade e agilizar o processo de contratação . Mas como os recrutadores dentro de uma organização média ou grande sabem se candidatos viáveis já estão dentro da organização? Mesmo organizações pequenas podem se sentir impenetráveis. Ferramentas alimentadas por IA podem avaliar avaliações de desempenho, avaliações de habilidades sociais e outros indicadores positivos em arquivos de funcionários para identificar candidatos em potencial dentro da empresa. Esse foco na mobilidade interna oferece às organizações muitos benefícios diretos e indiretos. Melhor ainda, com a IA funcionando nos bastidores, os funcionários humanos podem ser alertados sobre um ajuste perfeito sem ter que vasculhar os dados da empresa para identificar quaisquer possibilidades.
3 principais benefícios do uso de software de contratação de IA
Até agora, abordamos alguns benefícios valiosos que a IA traz automaticamente para a mesa — benefícios como velocidade, privacidade, precisão e um foco fácil na contratação interna. Vamos dar uma olhada mais profunda em alguns desses benefícios e como qualquer organização pode realizá-los imediatamente.
Velocidade
Ferramentas de IA podem processar centenas ou milhares de arquivos, currículos e inscrições quase instantaneamente. Essas tarefas de alto volume levariam dezenas de horas para serem concluídas manualmente, mesmo por meio de processos humanos acelerados que dependiam de palavras-chave e decisões rápidas. A inteligência artificial pode usar parâmetros pré-determinados e aplicá-los a diferentes posições abertas para garantir que os candidatos sejam dispensados ou puxados para mais longe no processo de contratação com base no raciocínio objetivo.
Ao mesmo tempo, a IA pode começar o processo de verificação de antecedentes para candidatos em qualquer estágio do processo de triagem e lidar com entrevistas. Isso encurta ainda mais a janela da publicação inicial da vaga até as entrevistas finais ou até mesmo o início do processo de integração de novos contratados. Como resultado dessa velocidade, as organizações veem menos improdutividade devido a posições vazias e lacunas na equipe. Funcionários anteriormente envolvidos em processos manuais também podem se concentrar em tarefas mais estratégicas ou criativas dentro da organização.
Precisão
As ferramentas de IA não têm os mesmos riscos de precisão que as operações humanas manuais podem criar. A IA atenua o risco de erros de digitação, perda acidental de arquivos ou aplicativos de candidatos e os erros que podem surgir ao folhear as informações dos candidatos o mais rápido possível. Os bots não se cansam e não têm equívocos ou pré-julgamentos; eles não têm dias ruins ou estressantes que afetam a precisão das informações que fornecem. Por fim, ter processos previsíveis, consistentes e precisos pode preparar sua organização para o sucesso .
A inteligência artificial não corrige apenas o potencial de erro humano. Ferramentas diferenciadas podem até mesmo dar mais insights do que entrevistadores humanos treinados, avaliando dezenas de dicas ou métricas em entrevistas baseadas em texto. Como resultado, eles podem compilar perfis de personalidade de forma rápida e precisa e avaliá-los em relação aos pontos fortes e necessidades da equipe existente para encontrar o ajuste perfeito.
Gestão de Riscos
Contratar funcionários pode ser um negócio arriscado. Erros de segurança, leves sinais de parcialidade e até mesmo um item de linha esquecido em uma lista de verificação podem resultar em qualquer coisa, desde uma oportunidade perdida até um escândalo de segurança e um processo de discriminação. Ao usar ferramentas de IA para lidar com a parte mais tensa da contratação, as organizações podem proteger a si mesmas e a todos os envolvidos no processo.
3 potenciais desvantagens do uso de IA na contratação
No entanto, há alguns desafios potenciais a serem considerados quando sua organização começa a considerar o uso de inteligência artificial no processo de contratação. Essas desvantagens potenciais incluem o seguinte:
- Usando ferramentas básicas que não garantem precisão: a IA está em todo lugar, e isso significa que há uma variedade de opções de software. Ferramentas básicas com funcionalidade limitada, opções de alta qualidade e bem treinadas com preços altos e programas mal treinados, mas superestimados, estão em todo lugar no mercado. Optar por um ajuste ruim que não entrega mais do que promete — ou menos do que você pensa que entrega — pode levar a perfis imprecisos, candidatos perdidos e imprecisões. Por exemplo, um bot de IA mal treinado pode não captar todas as nuances de um currículo ou pergunta aberta.
- Cultura da empresa: A IA tem muitos funcionários preocupados com a possibilidade de robôs tomarem seus empregos. Simplesmente mudar para ferramentas de IA em funções críticas pode alarmar muitos de seus funcionários e forçá-los a considerar mudar para outro empregador. Antes de usar IA para quaisquer funções organizacionais, recomendamos ser transparente, informar os funcionários sobre como a IA está lá para dar suporte em vez de substituir e manter linhas de comunicação abertas.
- Considerações éticas: Em um certo ponto de complexidade, até mesmo especialistas em IA não sabem por que as ferramentas de IA tomam as decisões que tomam. É como uma caixa preta: as informações entram e as sugestões ou decisões saem. Isso pode deixar os gerentes de contratação — bem como auditores internos e especialistas em conformidade — sem saber como explicar o raciocínio objetivo do motivo pelo qual um candidato foi selecionado e outro foi demitido. Pode haver vieses ocultos no software com base em como ele foi treinado e nos conjuntos de dados com os quais foi apresentado.
Qual é a maneira correta de inserir IA no processo de contratação da sua empresa?
A inteligência artificial é um fenômeno crescente em todo o mundo profissional, e há uma boa razão para isso. As ferramentas de IA são inteligentes, rápidas e podem oferecer processamento praticamente ilimitado 24 horas por dia. As equipes de contratação e os candidatos podem usar ferramentas de IA para se sentirem mais confortáveis durante todo o processo de contratação e garantir que os candidatos certos (internos e externos) encontrem as posições certas. Claro, essa adoção deve ser moderada. Adote a IA gradual ou intencionalmente, garanta que suas equipes estejam confortáveis e informadas ao longo do caminho e proteja sua organização usando ferramentas de IA que tomem decisões nas quais você pode confiar. Continue a conversa interna da sua organização sobre a adoção de software de IA visitando nosso site para obter mais recursos ou falando com nossa equipe hoje mesmo.
Para melhorar a gestão da sua empresa, conheça as soluções da JP&F Consultoria uma equipe com expertise em (RH) Recrutamento e seleção, Executive Search e Headhunter Executivo podemos ajudar você.