Gestão Operacional: o que é gestão de operações?
Gestão de operações é um campo de negócios preocupado com a administração de práticas de negócios para maximizar a eficiência dentro de uma organização. Envolve planejar, organizar e supervisionar os processos da organização para equilibrar receitas e custos e atingir o maior lucro operacional possível. Um gerente de operações é encarregado de garantir que a organização converta com sucesso insumos como materiais, mão de obra e tecnologia em resultados de forma eficiente.
Responsabilidades na Gestão de Operações
Gestão de operações é um campo de negócios que envolve gerenciar as operações de um negócio para garantir eficiência na execução de projetos. Isso significa que o indivíduo responsável pelo departamento será obrigado a executar várias funções estratégicas. Algumas das funções incluem:
1. Design de produto
O design do produto envolve a criação de um produto que será vendido ao consumidor final. Envolve a geração de novas ideias ou a expansão de ideias atuais em um processo que levará à produção de novos produtos. A responsabilidade do gerente de operações é garantir que os produtos vendidos aos consumidores atendam às suas necessidades, bem como correspondam às tendências atuais do mercado.
Os consumidores estão mais interessados na qualidade do produto do que na quantidade, e a organização deve criar sistemas que garantam que os produtos produzidos atendam às necessidades do consumidor.
2. Previsão
Previsão envolvendo fazer previsões de eventos que ocorrerão no futuro com base em dados passados. Um dos eventos que o gerente de operações precisa prever é a demanda do consumidor pelos produtos da empresa.
O gerente confia em dados passados e presentes sobre a absorção dos produtos da empresa para determinar tendências futuras de consumo. As previsões ajudam a empresa a saber o volume de produtos necessários para atender àdemanda do mercado.
3. Gestão da Cadeia de Suprimentos
O gerenciamento da cadeia de suprimentos envolve gerenciar o processo de produção, desde as matérias-primas até o produto final. Ele controla tudo, desde a produção, envio, distribuição até a entrega dos produtos.
O gerente de operações gerencia o processo da cadeia de suprimentos mantendo o controle do gerenciamento de estoque, do processo de produção, da distribuição, das vendas e do sourcing de fornecedores para fornecer os bens necessários a preços razoáveis. Um processo da cadeia de suprimentos gerenciado adequadamente resultará em um processo de produção eficiente, baixos custos indiretos e entrega pontual de produtos aos consumidores.
4. Gestão de Entregas
O gerente de operações é responsável pelo gerenciamento de entrega. O gerente garante que os produtos sejam entregues ao consumidor em tempo hábil. Ele deve acompanhar os consumidores para garantir que os produtos entregues sejam o que os consumidores pediram e que atendam às suas necessidades de funcionalidade.
Se o cliente não estiver satisfeito com o produto ou estiver reclamando de determinados recursos do produto, o gerente de operações recebe o feedback e o encaminha aos departamentos relevantes.
Habilidades ideais de um gerente de operações
Diferentemente dos departamentos de marketing ou finanças, onde os gerentes são responsáveis por seus departamentos, a gestão de operações é uma função interdepartamental onde o gerente assume uma série de responsabilidades em várias disciplinas. Para ter sucesso, um gerente de operações deve possuir as seguintes habilidades:
1. Capacidades Organizacionais
Habilidades organizacionais referem-se à capacidade do gerente de operações de focar em diferentes projetos sem se distrair com os muitos processos. O gerente de operações deve ser capaz de planejar, executar e monitorar cada projeto até o fim sem perder o foco.
Se um gerente não for organizado, tarefas não concluídas se acumularão, documentos importantes serão perdidos no processo e a maior parte do tempo será gasta encontrando documentos perdidos que poderiam ser facilmente acessados se o gerente estivesse organizado. Boas habilidades de organização podem aumentar a eficiência da produção e ajudar o gerente a economizar tempo.
2. Coordenação
Um gerente de operações precisa ter boa coordenação, sabendo como integrar recursos, atividades e tempo para garantir o uso adequado dos recursos em direção à realização dos objetivos da organização. A coordenação envolve realizar atividades específicas simultaneamente e alternar entre as atividades com facilidade. Também envolve lidar com interrupções, obstáculos e crises, e retornar eficientemente às funções de rotina normais para evitar mais interrupções.
3. Habilidades interpessoais
A maioria das responsabilidades de um gerente de operações envolve lidar com pessoas. Isso significa que eles devem saber como se relacionar com os funcionários, stakeholders externos e outros membros da alta gerência. Um gerente de operações deve saber como administrar as linhas tênues com outros colegas, sabendo como se comunicar, ouvir e se relacionar com eles em níveis profissionais e pessoais.
Como os locais de trabalho são compostos por pessoas de diversas culturas, o gerente de operações precisa mostrar tolerância e compreensão para com outras pessoas. Além disso, o gerente deve ser capaz de resolver conflitos e mediar disputas entre funcionários e membros da equipe sênior.
4. Conhecedor de tecnologia
Nesta era de tecnologias que avançam rapidamente, um gerente de operações precisa ter afinidade com tecnologia para estar em posição de projetar processos que sejam eficientes e compatíveis com a tecnologia. As organizações modernas estão se tornando cada vez mais dependentes da tecnologia para obter uma vantagem competitiva no mercado.
Isso significa que a maioria dos processos conduzidos manualmente, como aquisição, deve transitar para processos automatizados mais eficientes. Quando um gerente de operações está familiarizado com as últimas inovações na indústria de tecnologia, ele pode usar as inovações para melhorar os processos internos.
Conheça a JP&F: Consultoria e descubra nossas soluções personalizadas e inteligentes, pensadas em você!