Gestão Estratégica de RH para sua Empresa, Somos a JPeF

Gestão Estratégica de RH para sua Empresa, Somos a JPeF

Aqui está uma história que vimos acontecer várias vezes na JPeF Consultoria de Recursos Humanos & Recrutamento e Seleção: Um departamento de recursos humanos quer começar uma nova iniciativa que seu gerente sabe que ajudará a empresa a crescer. No entanto, a alta gerência é cautelosa em deixá-los vir à mesa porque eles temem que isso vá, no final das contas, levar o RH a pedir mais financiamento, então qualquer tentativa de implementar o RH como parte de um plano estratégico fica estagnada.

Tradicionalmente, os executivos veem o RH como um centro de custos em vez de um gerador de lucro. Isso geralmente ocorre porque o RH é um conjunto de processos táticos projetados para marcar uma caixa. A gestão estratégica de RH é uma série de práticas que alinha as operações de pessoas de uma organização com seus objetivos de negócios para impulsionar o crescimento.

Por que alinhar RH com sua estratégia de negócios
A gestão estratégica de RH pode ajudar as empresas a melhorar o desempenho dos funcionários, desenvolver sua força de trabalho e, finalmente, ajudá-las a economizar ou gerar mais dinheiro, tornando sua empresa um lugar desejável para trabalhar.

Alguns benefícios adicionais da implementação incluem:

  • Redução da rotatividade de funcionários
  • Aumentando a satisfação dos funcionários
  • Contratação de candidatos mais produtivos
  • Desenvolvendo sua força de trabalho
  • Tornando seu negócio mais lucrativo por meio de maior produtividade

Como começar com o alinhamento estratégico de RH
Compreendendo os objetivos e recursos da empresa
Assim como em qualquer plano estratégico de longo prazo, o primeiro passo para implementar o alinhamento estratégico de RH é articular claramente as metas que você está tentando atingir e como elas se relacionam com o resto da sua organização. Começar a partir dessa estrutura estabelece a base para programas e processos que dão suporte a esses objetivos.

Para os líderes de RH, isso requer um profundo entendimento da visão da equipe executiva e das realidades diárias dos trabalhadores e das operações comerciais. Algumas das coisas que sua equipe deve buscar entender incluem:

  • Os objetivos de negócios de curto e longo prazo da organização
  • Planos de crescimento atuais e futuros
  • Pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças da empresa (SWOT)
  • As habilidades e competências atuais da sua força de trabalho
  • Lacunas críticas de habilidades ou escassez de talentos na organização 

Essa base de informações facilitará a compreensão das capacidades atuais da sua empresa e quais obstáculos podem atrapalhar seus objetivos.

Previsão de necessidades futuras
Igualmente importante para implementar a gestão estratégica de RH é determinar as necessidades que sua empresa terá no futuro. Quais são as habilidades que sua organização precisará no futuro? E como isso se compara ao que você tem atualmente?

Entender os recursos atuais e as metas futuras da sua empresa, bem como ouvir as necessidades da liderança da sua organização, ajudará você a antecipar as necessidades atuais e futuras. Por sua vez, alinhar a estratégia de RH com sua estratégia de negócios se tornará muito mais fácil.

Determinando as necessidades de recursos
Isso envolve auditar os recursos atuais que você tem para determinar o que está faltando. Além de avaliar sua força de trabalho atual, você também precisará considerar:

  • Recursos financeiros: Quanto financiamento você precisará orçar ao integrar suas operações de RH à estratégia de negócios da sua organização?
  • Recursos humanos: Que tipos de capital humano — como habilidades técnicas e sociais de sua equipe — você precisará para tornar o RH parte de sua estratégia geral?
  • Recursos físicos: Quais tecnologias ou equipamentos você precisará para atingir as metas da sua organização?

Todos esses três fatores serão importantes para abordar a escalabilidade e mitigar potenciais riscos estratégicos no futuro.

Obtendo a adesão da alta gerência
Este é talvez o passo mais importante de todos. Traga sua proposta com as informações que você reuniu e explique por que alinhar os objetivos do seu departamento de RH com os do seu negócio é um investimento.

Uma das melhores maneiras de obter adesão da C-Level ou de outros na alta gerência é mostrar — com provas na forma de pontos de dados e estudos de caso de iniciativas organizacionais semelhantes — que o RH pode ter um impacto positivo nos resultados da empresa. Fazer isso os ajudará a ver seu gerente de RH como um parceiro estratégico em vez de outro membro do seu pessoal.

Programas de Gestão Estratégica de RH para Usar
Os programas de gestão estratégica de RH de cada empresa serão únicos e projetados para atender às necessidades de seus funcionários e corresponder ao que eles são capazes de oferecer. No entanto, esses são alguns dos elementos mais comuns da gestão estratégica de RH.

Planejamento proativo da força de trabalho
Um dos fundamentos mais comuns da gestão estratégica de RH é o planejamento proativo da força de trabalho. Essa abordagem intencional à equipe ajuda as empresas a lidar com potenciais lacunas de talentos antes que elas se tornem grandes interrupções em seus negócios. Ela também permite que sua organização encontre e alavanque potenciais vantagens competitivas antes que as empresas concorrentes percebam que elas existem.

Em sua essência, a gestão estratégica de RH é sobre antecipar e atender às necessidades futuras da sua organização. O planejamento proativo da força de trabalho garante que sua empresa tenha o pessoal de que precisa para continuar crescendo, em vez de ficar para trás enquanto preenche as previsíveis escassez de pessoal.

Desenvolvimento de Talentos
O desenvolvimento de talentos vem em muitas formas diferentes, mas todas elas permitem que você fortaleça sua força de trabalho e aumente a satisfação potencial dos funcionários . Como parte de sua abordagem geral para gestão de talentos, algumas oportunidades possíveis incluem:

  • Programas de treinamento cruzado
  • Oportunidades de participação e gestão de projetos
  • Treinamento de liderança
  • Requalificação e atualização de competências para novas tecnologias
  • Mentoria
  • Aprendizagem

O desenvolvimento de talentos parece diferente para cada organização e não significa desenvolver cada colaborador individual rockstar em um gerente. É uma abordagem holística para aprendizado e desenvolvimento que é projetada para preencher as lacunas de habilidades que uma organização tem hoje e planeja preencher as lacunas de habilidades de amanhã.

Também é uma ferramenta essencial na retenção de funcionários porque oferece aos funcionários uma oportunidade de crescer e se desenvolver na organização e não se sentirem estagnados em suas funções. 

Design de pacote de recompensas totais
Projetar um pacote abrangente de recompensas e benefícios é essencial para atrair e reter os melhores talentos. Isso é especialmente importante à medida que as expectativas continuam mudando em relação aos benefícios e estruturas de pagamento — um subproduto natural da “ sansdemia ”.

Ter um pacote de benefícios competitivo permite que você conquiste a atenção dos melhores funcionários do seu setor. Alguns dos benefícios mais valiosos para incluir em um pacote de recompensas singular incluem:

  • Salário competitivo
  • Horário flexível
  • Opções de trabalho remoto ou híbrido
  • Reembolso de mensalidade
  • Bônus de participação nos lucros
  • Cobertura de cuidados infantis

Esses são apenas alguns dos benefícios que as pessoas mais procuram em empregadores. Incluí-los em seu plano geral de remuneração e benefícios aumenta a probabilidade de você atrair os candidatos mais qualificados e mantê-los como funcionários.

Ao incluir ainda mais do que apenas os principais benefícios em suas recompensas totais, a gestão estratégica de RH adota uma abordagem baseada em princípios para pagamento. Isso geralmente significa construir uma filosofia de compensação que considere a posição da empresa no mercado, a proposta de valor do funcionário e o comprometimento com a equidade salarial.

Gestão de Relações com Funcionários
Manter relacionamentos positivos e produtivos entre sua gerência e seus funcionários é essencial para manter ou melhorar sua taxa de retenção — como diz o ditado, “As pessoas deixam os gerentes, não os empregos”.

Embora seja um pouco mais complicado do que isso, há verdade nessa frase. O gerenciamento de relações com funcionários visa criar um ambiente de trabalho produtivo para funcionários e gerentes.

Ao ter um plano abrangente em vigor, você pode promover relacionamentos positivos entre os funcionários. Como uma política formal, isso pode incluir:

  • Incentivar horas sociais programadas para os membros da equipe
  • Programas de feedback e reconhecimento
  • Iniciativas de diversidade
  • Eventos de engajamento de funcionários

Gestão de Riscos
O RH é frequentemente percebido como um departamento cheio de policiais de políticas preto e branco que não conseguem enxergar em nenhum tom de cinza. No entanto, a gestão estratégica de RH é sobre entender os riscos potenciais de uma organização e construir um plano para mitigá-los.

Note que dissemos mitigar, não eliminar. Uma empresa nunca chegaria a lugar nenhum se tentasse evitar todos os riscos. É por isso que uma abordagem estratégica de gerenciamento de risco de RH normalmente se concentra no cultivo da cultura e intervenções leves. Geralmente, trata-se de melhorar estilos gerenciais e capacitar funcionários para ajudar a impulsionar mudanças positivas.

Como os serviços de gestão estratégica de RH podem ajudar
Gestão estratégica de RH é um investimento valioso para qualquer organização, mas a implementação pode ser esmagadora. A HR Collaborative está aqui para ajudar. Oferecemos serviços de gestão estratégica de RH projetados para alinhar suas operações de pessoas com seus objetivos de negócios.

Não importa se seu RH é um departamento sem ninguém ou uma equipe totalmente formada, nossos especialistas em RH fracionado fornecem uma perspectiva externa para ajudar sua equipe executiva a entender como o RH não é um centro de custos, mas um gerador de lucro.

Conheça a JPeF: Consultoria e descubra nossas soluções personalizadas e inteligentes, pensadas em você!

 

Compartilhe esse artigo: