Formação de líderes: 5 Dicas para Investir na Liderança

Formação de líderes: 5 Dicas para Investir na Liderança

A liderança decide se uma empresa terá sucesso. Os líderes são os cérebros por trás de cada operação e são responsáveis ​​por orientar e orientar suas equipes. Por isso, seu impacto é ainda mais extremo em tempos de incerteza. Os gerentes devem estar equipados com as habilidades de que precisam para liderar. Forças de trabalho inteiras buscam orientação em altos escalões. Tanto que investir na liderança da empresa está entre as principais estratégias de RH para 2024.

As organizações que já estão fazendo esse investimento estão familiarizadas com suas muitas recompensas. Estudos mostram que gerentes altamente qualificados melhoram a experiência no local de trabalho e aumentam o engajamento dos funcionários . Para as empresas, isso significa uma força de trabalho mais feliz e produtiva, o que leva ao aumento dos lucros. Benefícios como esses fazem com que a implementação dessa estratégia de RH valha a pena, especialmente para empresas que buscam progredir em um mercado imprevisível e em tempos sem precedentes.

1 - Fornecer bolsas educacionais para o crescimento e desenvolvimento contínuos da liderança.
Ano após ano, o estado do trabalho muda e, como resultado, as necessidades dos funcionários também. Os gerentes que permanecem informados em meio a essas mudanças geralmente são os mais equipados para ter sucesso. Portanto, fornecer bolsas educacionais é uma maneira de as empresas investirem em equipes executivas. A inscrição em cursos anuais é uma ótima maneira de abordar áreas individuais de melhoria. Enquanto os tópicos do curso vinculados ao estado atual do trabalho garantem que os gerentes possuam habilidades relevantes para as necessidades da empresa.

2 - Mudar a cultura em torno do que significa ser um líder.
Em vez de apresentar os gerentes como chefes de funcionários, promova um relacionamento de coach entre os líderes e suas equipes . Embora essa mudança possa parecer pequena, seu impacto cultural é profundo porque os coaches no local de trabalho geralmente incorporam um estilo de liderança centrado no ser humano . Esse estilo de liderança tira o foco das funções dos funcionários como trabalhadores e prioriza o fato de que eles são pessoas . Devido a isso, os coaches no local de trabalho são valiosos para os funcionários. Graças aos seus profundos investimentos em suas equipes. No final, esses líderes centrados no ser humano não são hiperfocados em cotas, lucratividade ou microgerenciamento de outros. Mas, em vez disso, forjam conexões interpessoais enquanto servem como modelos para aqueles que lideram.

3 - Treinar e depois reciclar equipes executivas e líderes.
Todo trabalhador deve receber treinamento adequado ao assumir uma nova função. No entanto, um estudo recente mostra que isso é diferente para aqueles que assumem funções de gerência. Quase 50% dos gerentes pesquisados ​​sentiram que nunca receberam treinamento adequado. Mais da metade dos que eventualmente saíram declararam que não receberam nenhum . Semelhante aos gerentes, precisam de treinamento contínuo de liderança. Pesquisas recentes mostram que quase 50% dos gerentes relatam não ter recebido treinamento suficiente para ter sucesso em suas funções.

Agora é o momento perfeito para reavaliar, refletir e, se necessário, redirecionar as equipes executivas. Também recomendamos convidar consultores externos para sediar workshops liderados por especialistas. Esses workshops podem equipar os participantes com novas habilidades para usar nos próximos trimestres. Incentive os líderes a conduzir avaliações de desempenho com seus superiores e definir novos KPIs para os próximos trimestres. Enquanto aprende novas habilidades com consultores externos para sediar treinamentos e workshops liderados por especialistas.

4 - Estabelecer um programa interno de mentoria para a gestão.
Você provavelmente já tem líderes comprovados em sua organização. Por que não fazê-los orientar outros futuros líderes que demonstram claro potencial de liderança? Fazer isso incentivará uma cultura de conexão e unidade ao permitir que funcionários menos experientes aprendam diretamente com líderes seniores. Os tomadores de decisão também podem providenciar que funcionários de alto desempenho se juntem a aqueles que estão lutando em suas funções.

5 - Contrate tendo a liderança em mente.
Estudos mostram que, quando chega a hora de contratar para cargos de gestão, há características comuns que a maioria dos bons líderes compartilha . Elas incluem confiança, assertividade, credibilidade e praticidade.

Para melhorar a gestão da sua empresa, conheça as soluções da JP&F Consultoria uma equipe com expertise em (RH) Recrutamento e seleção, Executive Search e Headhunter Executivo podemos ajudar você.

#Aquisição #Pessoas #Seleção #Talentos #Recrutamento #Seletivo #Processo #Contratação #Recruiter #Vagas #CV #Currículo #Tech #SoftSkills #Hardskills #headhunter #executivesearch #executivo #C-Level #Profissional #Gestão #Equipe #Araguari  #Liderança #Inteligencia #emocional #TI #Sistemas #Uberlandia #Minas #Gerais #Uberaba #software #Projetos #gerenciamento #RH #São Paulo #GO #Recursos #Humanos #Pool #Carreira #trasição #networking #sourcing #organização #Caldas #Novas #catalão #atração #retenção #consultoria #agencia #JPEF #JPeF #JP&F

 

Compartilhe esse artigo: