Estratégias de Employer Branding na Indústria Hoteleira
Employer branding é o processo pelo qual uma empresa gerencia a comunicação de sua reputação como marca empregadora aos candidatos e promove a cultura corporativa para seus funcionários. É um dos muitos anglicismos que pegamos emprestado e são muito úteis para um gerente geral ou um diretor de recursos humanos.
Em suma, a definição de employer branding é entendida como a marca empregadora da empresa, ou seja, o posicionamento que a empresa tem perante as ofertas de emprego, acionistas e outros stakeholders.
O que é marca empregadora?
A marca empregadora é definida como os esforços feitos por uma empresa para promover, interna e externamente, o que a torna diferente e desejável para seus funcionários como um local de trabalho. Artigos como este deixam claro que não basta mais ser uma boa empresa de recrutamento, mas sim ser percebido como tal e falar sobre isso.
Assim como os humanos, as marcas também têm uma reputação. Além da reputação que a empresa pode adquirir por seus produtos, ela também tem uma reputação com funcionários e potenciais candidatos que estão no processo de seleção. A reputação que a empresa tem com os funcionários atuais e potenciais candidatos contribui para a criação de uma imagem de marca.
Employer branding é o processo pelo qual uma empresa gerencia sua reputação como um lugar desejável para trabalhar e se estabelece como uma boa marca de empregador. As marcas perceberam que, para atrair talentos de qualidade, elas devem concentrar seus esforços de branding na retenção de talentos.
Aplicar técnicas de branding à gestão de capital humano é o que conhecemos como employer branding. A retenção de talentos ajuda as empresas a reduzir os custos gastos na busca por capital humano. Por outro lado, a imagem positiva criada pelo employer branding atrairá os melhores profissionais e proporcionará um sentimento de pertencimento aos funcionários atuais.
Employer branding: um conceito a considerar na hotelaria
Antes da crise sanitária de 2020, o setor de hotelaria e turismo sustentava 10% de todos os empregos no mundo. Após a crise, as empresas estão procurando os melhores trabalhadores para recrutar e liderar o caminho para a recuperação.
Isso significa que as empresas do setor de hospitalidade devem lutar para atrair os melhores candidatos e consolidar sua marca empregadora. Mas isso não significa que o employer branding seja uma ferramenta nova, já que há anos são publicados artigos afirmando que um funcionário fiel aumenta os resultados das contas .
Na prática, a marca do empregador também é frequentemente chamada de Marketing de Recursos Humanos. Essa é uma abordagem sensata porque, assim como a própria marca, a marca do empregador tenta construir um senso de associação e lealdade – focando em funcionários e candidatos a emprego.
A marca empregadora afeta a associação que os funcionários fazem com a organização da qual fazem parte. Uma associação de marca é entendida como a imagem que uma empresa evoca na mente dos consumidores (ou de seus funcionários, no nosso exemplo). Em termos simples, a marca do empregador afeta se a imagem de uma organização na mente de seus próprios funcionários é negativa ou positiva.
A marca empregadora também tem efeito na lealdade dos funcionários. Assim como acontece com os consumidores da marca, é vantajoso ter funcionários leais. Dessa forma, os melhores talentos são mantidos na oferta de emprego e a organização fica protegida contra uma possível fuga de cérebros.
A retenção de talentos transforma funcionários em embaixadores da marca. Totalmente alinhados aos valores e à cultura da empresa, os funcionários que se tornam embaixadores da marca são um exemplo claro de boa marca empregadora e um bom indicador da imagem da marca empregadora.
Benefícios da gestão da marca do empregador
Em última análise, a marca do empregador consiste em fornecer valor único aos funcionários e uma experiência positiva para potenciais candidatos.
Manter sua equipe motivada e preservar o clima no local de trabalho são objetivos claros de uma estratégia interna de employer branding. Os benefícios de seguir esta linha estratégica são claros:
A empresa se defende da fuga de talentos porque os funcionários valorizam uma empresa na qual se sentem valorizados e o ambiente é favorável.
Melhores talentos são atraídos porque os melhores funcionários procurarão empresas com o melhor ambiente de trabalho.
Maior produtividade, pois, como mencionamos acima, empresas com funcionários fiéis são mais lucrativas .
Menos tempo gasto no recrutamento, pois os candidatos que são do interesse da empresa têm mais probabilidade de escolher uma empresa com boa reputação.
Como criar uma marca empregadora na sua empresa
Ao gerenciar sua estratégia de marca empregadora, é importante saber que você afetará os talentos da sua empresa em ambas as frentes: interna e externamente.
A marca interna do empregador afeta os funcionários atuais da empresa. Aqui estão alguns pontos para pensar se você deseja criar uma estratégia interna de employer branding:
Crie um processo de progressão na carreira em que os funcionários sintam que podem crescer dentro da sua empresa. Pode assumir a forma de cursos para desenvolver competências técnicas (novas tecnologias, estratégias de marketing, TI, etc.) ou competências interpessoais (liderança de equipa, motivação, etc.).
Crie um sistema de compensação que vá além do econômico. Hoje em dia, o trabalho remoto é mais importante do que nunca e horários flexíveis são um grande atrativo para os funcionários.
Valorize as ideias dos seus funcionários. O exemplo mais famoso é a Google Incubator , por meio da qual os funcionários da gigante da tecnologia gastam 20% de suas horas de trabalho trabalhando em projetos pessoais que podem ser incubados internamente no Google.
A marca externa do empregador afeta os candidatos que buscam ingressar na organização. Alguns pontos a serem considerados ao criar uma estratégia de marca empregadora são:
Respeite o tempo do candidato. Seja objetivo no processo de recrutamento e certifique-se de fornecer feedback por meio do departamento de Recursos Humanos, caso contrário, você estará cometendo um erro de empregador fantasma – ignorar o candidato.
Use as mídias sociais para compartilhar fotos de funcionários e reuniões. Resumindo, você tem que personalizar a marca. Se você tem um bom ambiente de trabalho, não tenha medo de demonstrá-lo para atrair mais e melhores talentos.
Se você precisa de ajuda para encontrar novos candidatos externamente ou aproveitar ao máximo os funcionários que você já tem, podemos ajudar você. Nosso Programa de Recrutamento de Aquisição de Talentos de primeira linha é exatamente o que você precisa para ganhar aquela vantagem competitiva sobre seus rivais e atrair os melhores talentos dentro do seu setor. Entre em contato conosco hoje mesmo para saber mais sobre como podemos ajudar você.