Entenda a diferença entre emprego, carreira e profissão
Embora ligadas ao mundo do trabalho, as palavras emprego, carreira e profissão diferem entre si. Um emprego pode integrar as duas outras atividades, assim como pode não ter qualquer ligação com elas. Mais do que o significado linguístico, para que se alcance o sucesso, é preciso entender e conduzir conscientemente cada uma delas.
Emprego nada mais é que uma atividade remunerada. Alguns servem de porta de entrada para a ascensão em carreiras ou profissões ao proporcionarem experiência na execução de atividades, conhecimento técnico ou mesmo de mercados ou pessoas. Mas, para que isso se concretize, é necessário um planejamento que elenque os insumos que serão necessários para se obter o crescimento profissional.
Há casos, porém, que um emprego nada tem a ver com carreira ou profissão, em que a atividade, independente do período que seja executada, pouco agrega à pessoa e não se enquadra nas suas aspirações. Pode-se permanecer anos em um mesmo emprego e até conquistar promoções e ganhos elevados. Mesmo nesses casos, o profissional segue refém de acontecimentos que o cercam, como a redução de custos da empresa ou uma crise econômica. Quando o emprego está distante desses planos, ele pode – e deve – ser utilizado para a conquista das metas traçadas para o futuro, por exemplo, financiar a formação necessária para se executar a atividade desejada e garantir sua empregabilidade.
A vida no trabalho deve ser alvo de um planejamento, que começa com a escolha da profissão. Nesse processo, deve-se elencar vocações, pensar em atividades que proporcionariam prazer e satisfação, a renda que se pretende obter e quais os insumos necessários para alcançar esses objetivos. A formação acadêmica é, em geral, a forma em que se obterá a qualificação necessária para o exercício de uma profissão.
Já carreira refere-se ao caminho que o profissional trilhará. Seja no exercício da profissão escolhida ou em outras atividades, a carreira é formada pelas posições ocupadas ao longo da vida no trabalho. O planejamento da carreira permite que se defina onde se pretende chegar no futuro e as estratégias necessárias para se alcançar este objetivo. Para tanto, deve-se estabelecer metas de curto, médio e longo prazos. Cada uma dessas apresentará demandas diferentes, como o conhecimento de um idioma, cursos técnicos ou até contatos. O êxito do planejamento de carreira depende do acompanhamento permanente do cumprimento dos objetivos traçados, o que garantirá que se está no caminho correto rumo ao sucesso.
Independente de suas necessidades imediatas, todo profissional deve escolher seu destino. Um emprego que não se enquadra à profissão ou à carreira deve ser visto como algo transitório que permitirá voos futuros. O importante, sempre, é ter um planejamento e buscar concretizar os sonhos futuros.
Conheça a JP&F: Consultoria e descubra nossas soluções personalizadas e inteligentes, pensadas em você!
#ExecutiveSearchHunting #JobPlanandSalaries #SpecialProjects #Outplacement #Assessment #Market Mapping #PerformanceAssessment #Structuringsectororganizationchartandmanagement #RecruitmentandSelection