Dicas para uma entrevista de emprego
A primeira impressão que um entrevistador tem de você muitas vezes pode superar suas credenciais. Eles analisarão sua postura, atitude, linguagem corporal, habilidades sociais e comunicação antes de revisarem sua educação e experiência. À medida que você e o entrevistador conversam, ambas as partes decidirão se a organização e o trabalho combinam com você. Este artigo discutirá algumas dicas importantes para uma entrevista bem-sucedida.
Ser pontual
Ser pontual é obrigatório em qualquer reunião de negócios e principalmente em uma entrevista de emprego. Mas sugerimos não só chegar na hora, mas chegar cedo! Chegar com antecedência mostrará ao seu futuro chefe o quanto você é pontual e organizado. Na verdade, se você não chegar 10 a 15 minutos adiantado, estará 10 a 15 minutos atrasado!
Pesquise a empresa e a indústria
Você precisa conhecer a empresa para a qual está entrevistando como a palma da sua mão. Visite o site e reúna informações sobre sua história, visão e valores. Além disso, esteja preparado para que um entrevistador o surpreenda com perguntas sobre como você percebe a posição da empresa no setor, os concorrentes da empresa, suas vantagens competitivas e como ela deve progredir da melhor forma. Esteja preparado!
Esteja preparado para a entrevista
Para mostrar que você é sério e motivado em relação ao trabalho, leve uma cópia do seu currículo com você. O entrevistador pode ter perdido sua cópia, então você economizará muito tempo (e constrangimento por parte do entrevistador) se puder retirar uma cópia extra e entregá-la. Mostre suas habilidades organizacionais para impressionar o entrevistador. Saiba o nome do seu entrevistador e como soletrá-lo e pronunciá-lo corretamente. Ligue com antecedência para falar com o atendente e acertar o nome. Em seguida, use o nome do entrevistador durante a entrevista.
Esteja pronto para algumas perguntas comuns em entrevistas. Pesquise listas de perguntas na internet e pense naquelas que podem se aplicar a você, de acordo com sua idade e situação profissional. Em seguida, prepare suas respostas para estar um passo à frente e não ficar procurando respostas na hora.
Lembre-se das contagens de comunicação não-verbal
A comunicação não-verbal desempenha um papel significativo em uma entrevista de emprego. Por exemplo, você está olhando para seus pés? Você está sentado com os braços cruzados? Você está sentado direito ou recostado na cadeira? Se a sua linguagem corporal sinalizar ao entrevistador que a sua atitude é introspectiva, ele poderá não se sentir confortável em conhecê-lo melhor. Ajudaria se você se lembrasse de que os futuros empregadores prestam atenção à sua aparência e à forma como você se apresenta. Vista-se adequadamente, cumprimente o entrevistador com um aperto de mão firme e um sorriso e faça contato visual.
Esclareça sua proposta de valor e por que você deseja o emprego
Prepare-se para cada entrevista com três a cinco argumentos de venda principais, para mostrar por que você é o melhor candidato para o cargo. Esteja pronto para dizer ao entrevistador por que você deseja o emprego, por que está interessado, o que você considera valioso nele e quais capacidades ele exige que você tenha. Se você não demonstrar sua paixão e interesse pelo trabalho, não receberá uma oferta deles, por melhor que seja!
Prepare suas perguntas com antecedência
Chegar a uma entrevista com uma pequena lista de pensamentos e perguntas inteligentes para o entrevistador mostra que você fez sua pesquisa e deseja saber mais sobre o trabalho, a organização e as pessoas. Uma ótima pergunta geral é: “Qual seria o candidato ideal para esta posição se você pudesse projetá-lo do zero?”
Assuma a responsabilidade pela entrevista
Em vez de se tornar passivo durante uma entrevista, seja educado e encare a entrevista como qualquer outra conversa. Seja assertivo em suas respostas e garanta que seu entrevistador saia sabendo exatamente o que você traz para a mesa e por que você deve conseguir o emprego.
Sempre fale a verdade. Mentiras e exageros sem dúvida voltarão para te morder. Sempre feche com uma nota positiva e entusiasmada. Agradeça ao entrevistador pelo tempo dispensado e expresse seu interesse no trabalho. Em seguida, pergunte qual será o próximo passo.
Por último, nenhuma entrevista estará completa até que você envie uma nota de agradecimento dentro de 48 horas após a discussão. Comunique o seu apreço pela entrevista e, se for genuíno, reafirme o seu interesse. Este último passo pode fazer a diferença.
Não desista
Se você tiver uma entrevista de emprego ruim que realmente acha que seria uma excelente opção para você (não apenas algo que você deseja muito), não desista! Em vez disso, escreva uma nota, envie um e-mail ou ligue para o entrevistador para que ele saiba que você não ficou satisfeito com a forma como comunicou o motivo pelo qual você seria adequado para o trabalho. Em seguida, repita o que você tem a oferecer à empresa e diga que gostaria de ter uma oportunidade de contribuir.
Claro, não há garantias de que esta estratégia lhe trará uma oferta de emprego, pois depende da empresa e de você. Mas uma coisa é certa: se você não tentar, suas chances serão zero. Por outro lado, essa abordagem já funcionou antes e você não tem nada a perder dando uma última chance.
Seguir as estratégias acima irá prepará-lo totalmente para uma entrevista. Porém, se você está procurando um novo cargo e deseja apoio e ajuda profissional em sua busca, entre em contato com nossa equipe de especialistas da JPeF Consultoria, e nós o ajudaremos a se preparar para sua próxima entrevista para conseguir o emprego dos seus sonhos.
#Emprego #VAGA #trabalho #JPeF #JPEF #JP&F #Dicas #entrevistas #CV #Currículos #Contratação #Processo ##Seletivo #Recrutamento #Recruiter #Headhunt #Oportunidade #Contratando #Empresas #Agencia #Consultoria #Talentos #Candidato #cargo #Oferta