Os termos técnicos de TI para Tech Recruiter

Os termos técnicos de TI para Tech Recruiter

Sejamos realistas: iniciar uma conversa entre um grupo de desenvolvedores de software pode ser como entrar em um país estrangeiro. Eles — e outros profissionais de TI — possuem uma linguagem própria. Embora na maioria dos casos você possa confiar em um sorriso educado e acenar com a cabeça para passar pelas partes que estão acima de sua cabeça, isso está longe de ser uma prática aceitável quando você está contratando alguém para uma dessas funções. 

Não tema, recrutador não técnico, porque temos aqui o seu dicionário de bolso de terminologia de TI! Dividimos uma série de termos técnicos por categoria. Use-o como um guia durante o processo de recrutamento técnico para ajudar a determinar se um candidato e suas habilidades estão à altura, mesmo que seu conjunto de habilidades e experiência estejam bem fora de sua área de atuação.

Glossário de terminologia de TI


Funções de TI
Desenvolvedor front-end : um tipo de programador de computador que desenvolve aplicativos e interfaces com as quais o usuário interage, normalmente usando linguagens de programação como HTML, CSS e JavaScript.

Desenvolvedor back-end : um tipo de programador de computador que cria a tecnologia que potencializa a funcionalidade front-end usando linguagens como PHP, Ruby e Python e ferramentas como MySQL, Oracle e SQL Server.

Desenvolvedor full-stack : Um desenvolvedor com habilidades tanto no desenvolvimento do lado do servidor quanto do lado do cliente, ou seja, a “pilha completa” de capacidades de desenvolvimento.

Designer de UI : UI significa interface do usuário. Este designer trabalha para tornar a interface do usuário de um aplicativo simples e funcional.

Designer UX : UX significa experiência do usuário. Este designer trabalha para melhorar a experiência do cliente, aumentando a facilidade de uso e a diversão de um aplicativo.

Administrador de sistema : Esta pessoa é responsável pela manutenção, operação e confiabilidade dos sistemas computacionais de uma organização, com foco principal em servidores.

Administrador de rede : Esta pessoa é responsável pela operação confiável das redes de uma organização, também conhecida como o meio pelo qual vários computadores ou aplicativos se comunicam entre si.

Engenheiro DevOps : preenche a lacuna entre o desenvolvimento e as operações de negócios, especialmente durante lançamentos de código. Eles ajudam a agilizar a comunicação e a colaboração durante o desenvolvimento de software, controle de qualidade, testes e implantação.

Engenheiro SecOps : Projeta e supervisiona sistemas que protegem e protegem as redes, aplicativos e dados da organização. Filtra e testa as defesas da organização para identificar e corrigir vulnerabilidades. 

Arquiteto de dados : Responsável por projetar, implantar e gerenciar os meios pelos quais os dados de uma organização são armazenados, consumidos e usados.

Arquiteto de nuvem : projeta e gerencia estratégias de computação especificamente em um ambiente de nuvem. Ajuda as empresas a selecionar a infraestrutura e os aplicativos de nuvem apropriados para dar suporte às necessidades dos negócios. 

Cientista de dados : ajuda as empresas a coletar, analisar, visualizar e interpretar conjuntos de dados para tomar decisões informadas. Trabalha em estreita colaboração com líderes empresariais para compreender e atingir as metas de negócios. 

SRE : Engenheiro de confiabilidade do site. Esta pessoa é responsável pelo desenvolvimento, manutenção e operação eficazes de um software ou sistema.

Gerente de ERP : supervisiona as atividades de planejamento de recursos empresariais (ERP) de uma empresa, que inclui o software que uma empresa usa para apoiar funções de negócios como contabilidade, gerenciamento de projetos, manufatura, cadeia de suprimentos e recursos humanos. 

Termos gerais da indústria


DevOps : Abreviação de desenvolvimento e operações. Descreve uma abordagem específica para desenvolvimento de software baseada na integração e comunicação entre equipes de desenvolvimento de software, controle de qualidade e TI. É útil para lançar e otimizar novos recursos rapidamente.

Ágil : Uma abordagem de desenvolvimento de software na qual o software é construído, implantado e refinado em incrementos, em vez de tudo de uma vez. É centrado no usuário e incentiva uma resposta rápida e flexível ao feedback.

Cachoeira : O antecessor do Agile. Uma abordagem para o desenvolvimento de software em que cada fase cuidadosamente planejada e documentada deve ser totalmente concluída antes que a próxima fase possa começar. O teste e a otimização só acontecem quando todo o escopo do desenvolvimento estiver concluído.

Scrum: Uma estrutura de gerenciamento que descreve uma série de ferramentas, reuniões e funções para entrega eficiente de produtos. As equipes usam o scrum para autogerenciar e se adaptar continuamente. 

Kanban: pronunciado “KAHN-bahn”. Um sistema que ajuda as equipes de desenvolvimento a visualizar seu trabalho. O trabalho é representado em um quadro Kanban, que permite aos membros da equipe ver o status de qualquer trabalho a qualquer momento. 

Big data : O termo usado para descrever o enorme e crescente volume de dados que pode ser usado estrategicamente para melhorar os resultados dos negócios.

Computação em nuvem : A entrega de software e outros serviços técnicos pela Internet (ou seja, “a nuvem”) em vez de download em uma máquina local.

Algoritmo: Um conjunto de regras, semelhante a um conjunto de instruções, que um computador segue ao realizar operações. 

Escalabilidade : A capacidade de um sistema ou rede de acomodar o crescimento.

Código aberto : Termo usado para descrever software cujo código é gratuito e está disponível ao público. É desenvolvido por uma comunidade para uso público e não por uma empresa para venda comercial.

iOS : Um sistema operacional móvel desenvolvido pela Apple.

Android : Um sistema operacional móvel desenvolvido pelo Google.

Framework : Uma plataforma para desenvolvimento de aplicativos de software. Uma base sobre a qual os desenvolvedores podem construir programas.

Código-fonte : as instruções que informam a um software, site ou aplicativo como funcionar. O código-fonte é escrito em uma linguagem de programação como Java, CSS ou Ruby.

Banco de dados : Uma coleção de informações armazenadas e utilizadas por software, organizadas de forma a torná-las facilmente acessíveis.

Banco de dados relacional : um modelo de banco de dados no qual os dados são armazenados em tabelas. A maioria dos bancos de dados usados ​​em aplicações modernas são bancos de dados relacionais.

Controle de versão: No desenvolvimento de software, um processo para rastrear e gerenciar alterações feitas no código. O controle de versão dá aos desenvolvedores visibilidade de quem está trabalhando em quê e permite que várias pessoas trabalhem em um trecho de código ao mesmo tempo. 

Implantação: O processo de disponibilizar um aplicativo ou software para uso das pessoas. 

Entrega contínua: Uma prática de desenvolvimento de software em que cada alteração é liberável, de modo que uma nova versão do software possa, teoricamente, ser lançada a qualquer momento. 

Sprint: Período de tempo que divide as diferentes partes de um projeto. Por exemplo, uma equipe pode desenvolver um novo recurso em um sprint de duas semanas. 

Linguagens de programação


HTML : Linguagem de marcação de hipertexto. Este código é usado para estruturar páginas da web e o conteúdo delas.

CSS : folhas de estilo em cascata. Essa linguagem de programação direciona os aspectos visuais de um site, como fontes, cores e espaçamentos, por meio de uma série de folhas de estilo.

JavaScript : Uma linguagem de programação que define o comportamento de um site. Ele pode ser usado para tornar os elementos interativos e controlar o funcionamento dos elementos HTML e CSS.

PHP : Originalmente significava Personal Home Pages. Esta é uma linguagem de script especialmente útil para o desenvolvimento de páginas web.

Python : Esta é uma linguagem de script projetada para ser fácil de ler e usar. Ele pode ser usado para criar conteúdo dinâmico da web, aplicativos, plug-ins e imagens 2D e 3D.

Ruby : Uma linguagem de script orientada a objetos projetada para facilitar a programação fazendo suposições. Em outras palavras, você não precisa começar do zero a cada novo projeto. Ruby é a linguagem usada na estrutura de aplicativos da web Ruby on Rails.

SQL : Linguagem de consulta estruturada. Esta linguagem de programação é usada para acessar e modificar informações em um banco de dados. É usado no desenvolvimento e gerenciamento de banco de dados web.

C : Uma linguagem de programação de uso geral criada na década de 1970. É uma linguagem processual, o que significa que é composta por uma série de etapas que devem ser executadas uma após a outra. É uma das linguagens de programação mais simples de aprender e pode ser usada para escrever uma ampla variedade de programas. 

C++ : Uma linguagem operacional mais complexa e poderosa, útil para desenvolver jogos, sistemas operacionais e outros sistemas de computação de alto desempenho. É orientado a objetos, o que significa que seu código é organizado em torno de objetos (pedaços de dados) em vez de funções e lógica. 

C# : pronunciado “dó sustenido”. É uma linguagem de programação mais complexa que C e C++, mas também menos propensa a erros. É usado para construir aplicativos que rodam no framework .NET da Microsoft. 

Termos de arquitetura


OOP: Esta é uma metodologia de programação orientada a objetos para design de software/aplicativo baseada em um sistema de objetos interativos. Muitas linguagens comumente usadas são orientadas a objetos, como Java, Python e C#.

MVC : controlador de visualização de modelo. Um modelo de design de software/aplicação baseado em três partes conectadas: o modelo, que manipula os dados; a visualização, também conhecida como interface do usuário; e o controlador, que controla a mudança no modelo.

SOA : Arquitetura orientada a serviços. Uma metodologia de arquitetura que visa ajudar uma empresa a adicionar novos serviços de forma eficiente. Na SOA, os componentes do aplicativo funcionam com outros componentes por meio de uma rede.

UML : Linguagem de modelagem unificada. Uma linguagem de programação usada para projetar e construir sistemas de software por meio de desenvolvimento orientado a objetos.

API : Interface de programação de aplicativos. Um conjunto de comandos e funções que permitem aos programadores interagir com um sistema externo. Isso evita que eles tenham que escrever código que já existe do zero. A API do Windows, por exemplo, dá aos desenvolvedores acesso à interface do usuário e a elementos como janelas e barras de rolagem para que não precisem criá-los de forma independente.

Marcação : Um tipo de linguagem de computador que utiliza tags para definir vários elementos. Ele usa palavras padrão (também conhecidas como legíveis por humanos) em vez de sintaxe de programação. Os dois exemplos mais comuns de linguagem de marcação são HTML e XML.

XML: Uma linguagem de marcação que pode ser usada para fornecer contexto para um conjunto de dados. Por exemplo, se você estiver enviando uma lista de livros, poderá usar tags XML como <Título>, <Autor> e <Editor> para esclarecer quais linhas da lista contêm esses campos específicos. 

REST : Significa transferência de estado representacional. É uma forma de construir APIs que permite que aplicativos troquem dados em vários formatos, facilitando a comunicação entre diferentes sistemas de computador. 

SOAP: Protocolo simples de acesso a objetos. É uma maneira segura de construir APIs codificando dados no formato XML. Uma API REST é mais flexível que uma API SOAP, visto que os dados podem ser trocados em vários formatos. 

Habilidades, ferramentas e programas


AWS : serviços web da Amazon. Uma plataforma de serviços em nuvem com diversas funcionalidades que ajudam os desenvolvedores a implantar aplicações web.

Bootstrap : uma estrutura de desenvolvimento web de código aberto usada para construir sites que incorporam HTML, CSS e JavaScript. Foi desenvolvido por membros da equipe do Twitter.

jQuery : uma biblioteca JavaScript de código aberto. Ele ajuda os desenvolvedores da web a adicionar funcionalidades facilmente aos seus sites, referenciando um arquivo jQuery JavaScript, em vez de escrever o código eles próprios.

MySQL : um sistema de gerenciamento de banco de dados relacional de código aberto baseado em SQL. É mais comumente usado em servidores web, mas pode ser usado em páginas web dinâmicas que acessam informações de um banco de dados.

Git: pronunciado com um som /g/ forte, como a palavra 'get'. Um sistema de controle de versão que armazena código-fonte e seu histórico de desenvolvimento. Ele permite que as equipes rastreiem alterações, mesclem códigos e revertam para versões anteriores, se necessário. 

GitHub : uma plataforma de desenvolvimento de software e hospedagem de código que ajuda os usuários a trabalharem juntos em projetos, mantendo o controle de versão. O GitHub também oferece recursos valiosos para desenvolvedores, como revisão de código, discussões e wikis.

Kubernetes : uma plataforma de código aberto que automatiza a implantação, o dimensionamento, o gerenciamento e a manutenção de contêineres de aplicativos em um cluster de nós. Ele ajuda os desenvolvedores a obter o máximo de utilidade dos contêineres e a criar aplicativos nativos da nuvem que podem ser executados em qualquer lugar.

Apache : O software de servidor web mais popular, lançado em 1995. É de código aberto e permite que um computador hospede um ou mais sites que podem ser acessados ​​pela Internet com um navegador da web.

Oracle : Um sistema de gerenciamento de banco de dados relacional projetado para computação em grade corporativa. Ajuda as empresas globais a gerir e processar informações em redes locais e de longo alcance de uma forma económica.

IA : Inteligência artificial. Um campo de estudo que trabalha para projetar computadores que funcionam e raciocinam como humanos.

Aprendizado de máquina : um conjunto de habilidades de inteligência artificial que envolve algoritmos que permitem que um computador aprenda e se adapte ao longo do tempo, em vez de seguir um conjunto de códigos estáticos.

Obtenha ajuda de especialistas em recrutamento de tecnologia

Você está sobrecarregado com a pilha de aplicativos de TI em sua mesa? Você não tem certeza de como selecionar um candidato que realmente será capaz de realizar o que você precisa? A JP&F podem ajudar.

#Desenvolvedorfrontend #C++ #JAVA #Desenvolvedor #full-stack #DevOps #Scrum #Bigdata #Framework #Bancodedados #Python #SQL #UML #APIREST#AWS #MySQL #Kubernetes #Oracle #OOP #designdesoftware #web #Linguagensde programação #CSS #JavaScript #Programação #MVC  #Git #Sprint #Código-fonte #Android  #iOS #JPEF #JP&F JPeF #Consultoria #Agencia #Empregos #Trabalho #Vagas 

Compartilhe esse artigo: