Consultoria de recrutamento para indústria alimentícia

Consultoria de recrutamento para indústria alimentícia

Muitas vezes, há escassez de mão de obra qualificada, o que exige criatividade no recrutamento para a indústria alimentícia. Ter sucesso em um mercado de trabalho competitivo exige aceitação e compreensão do cenário atual, além de uma estratégia criteriosa para alavancar seus próprios recursos e posição de mercado para competir.

Entre em contato com a JP&F Consultoria de recursos humanos & Recrutamento e Seleção Talentos, podemos ajudá-lo a construir uma equipe de alta performance!

No complexo cenário atual de segurança alimentar, dotar as instalações de pessoal altamente qualificado, bem treinado e com conhecimento é fundamental para manter os padrões e evitar violações de segurança alimentar. Infelizmente, as empresas de alimentos e bebidas não estão apenas competindo entre si por participação de mercado — elas estão competindo por trabalhadores em um mercado cada vez menor.  

5 dicas para melhorar o recrutamento na indústria alimentícia
Não existe uma única maneira de superar outras empresas na busca pelos melhores talentos — é preciso uma abordagem multifacetada, projetada para incentivar os candidatos e reduzir a rotatividade ao máximo. Aqui estão cinco dicas para se destacar como empregador:

1. Aumentar salários e benefícios
Pesquisas confirmam repetidamente que melhores salários são o principal motivo para a saída de funcionários em busca de novos empregos. O Relatório Monster revelou que quase metade dos participantes da pesquisa precisaria de uma renda maior para justificar a mudança para uma nova função. Quando os empregadores têm dificuldade para encontrar o candidato certo, precisam aumentar os salários e oferecer mais benefícios e incentivos para atrair os melhores talentos. Melhores salários podem ser o principal diferencial entre sua empresa e seus concorrentes — um diferencial que demonstra o quanto você valoriza os funcionários.

2. Melhore o agendamento
A força de trabalho atual não se adapta a agendamentos de última hora feitos pelos empregadores como costumava fazer no passado. Esteja preparado para reformular a forma como você programa seus turnos, para que os funcionários saibam com semanas de antecedência exatamente quando estarão trabalhando. Considere também uma programação mais flexível nos horários de início e término dos turnos, para que os trabalhadores possam gerenciar melhor suas vidas fora do trabalho. Essas mudanças aumentarão a retenção de funcionários e fortalecerão sua estratégia de recrutamento na indústria alimentícia. Lembre-se de mencionar essas políticas atualizadas no anúncio de emprego.

Conheça a JPeF: Consultoria de recursos humanos e recrutamento e seleção e descubra nossas soluções personalizadas e inteligentes, pensadas em você.

3. Melhorar as instalações
Alguns fabricantes hesitam em remodelar seus espaços porque não é rentável — mas isso pode ser mais caro a longo prazo. Os funcionários querem passar o tempo em espaços iluminados, bem conservados e modernizados, e não proporcionar esse ambiente pode impedir os candidatos de aceitarem ofertas de emprego. Como os funcionários passam muito tempo no trabalho, eles podem se sentir inclinados a aceitar uma oportunidade com um concorrente que projeta seu ambiente cuidadosamente, mesmo que a remuneração seja a mesma.

4. Invista em automação
Concentrar-se em trabalhos repetitivos e rotineiros é um dos principais causadores de burnout — um problema que os empregadores estão cada vez mais resolvendo com a automação . Robôs e cobots agilizam processos como triagem ou embalagem de alimentos, liberando os trabalhadores para se concentrarem mais no desenvolvimento de habilidades e treinamentos em segurança alimentar. A automação também reduz a exposição durante processos perigosos, como o corte de pedaços de carne antes do empacotamento. Empresas que priorizam a conveniência dos funcionários terão mais facilidade no recrutamento para a indústria alimentícia. E, claro, a automação tem o benefício adicional de reduzir a carga de vagas não preenchidas.

5. Melhorar o treinamento e o desenvolvimento de habilidades
Ambientes de trabalho gratificantes oferecem aos funcionários a oportunidade de aprender e praticar novas habilidades que impulsionam suas carreiras. Uma pesquisa constatou que 94% dos trabalhadores permaneceriam em suas funções atuais se os empregadores investissem em treinamento , desenvolvimento de carreira e outros aprendizados de longo prazo. Ajudar os funcionários a se desenvolverem pode criar um canal de acesso da fábrica para cargos de gerência e até mesmo executivos, para funcionários que desejam, um dia, moldar as políticas de segurança alimentar de suas organizações. As oportunidades de crescimento não apenas aumentariam a retenção, mas também atrairiam recrutas com aspirações mais amplas.

O recrutamento para a indústria alimentícia continua sendo um desafio constante, mas esses obstáculos são superáveis ​​com as estratégias certas. Empresas que melhoram as condições de trabalho e priorizam o crescimento dos funcionários terão mais facilidade não apenas para atrair novos talentos, mas também para manter (e aprimorar) os funcionários já existentes. 

JPeF Consultoria se destaca em conectar os melhores talentos às empresas certas. Somos um empresa de consultoria de recrutamento. Nossa empresa é especializada em atração e seleção para uma ampla gama de setores. Garantimos resultados positivos sempre. Entre em contato conosco hoje mesmo para conhecer nossos serviços.

Compartilhe esse artigo: