Conheça os diferentes estilos de liderança
A liderança é necessária em todos os tipos de organização, mas existem diversas formas de um líder se relacionar com seus subordinados. A maioria dos estudos identifica quatro diferentes formas de liderança que evidenciam a personalidade e as características da pessoa que está à frente da equipe e que vão determinar como os colaboradores vão se relacionar, a geração de resultados, o clima organizacional e o engajamento da equipe.
A primeira, chamada de autocrática, é marcada por um líder centralizador, que define as metas e diretrizes que a equipe deve seguir sem a participação do grupo. Neste tipo de liderança, a tarefa deve ser executada conforme determinação do líder, visto como dominador. Este é o tipo de líder que provoca tensão na equipe, frustração e até mesmo agressividade. Os colaboradores tendem a demonstrarem raiva do chefe e só trabalhar intensivamente quando ele está por perto.
Completamente oposta à autocrática, a liderança democrática conta com a participação e colaboração do grupo como um todo, que decide como as tarefas devem ser desenvolvidas e por quem. Ao envolver os membros da equipe, há um maior engajamento dos colaboradores e maior grau de satisfação. O líder democrático busca torna-se um facilitador dos processos, ajudando a equipe a desenvolver soluções.
Com menor participação ainda nas decisões, encontra-se o líder liberal, que pouco se manifesta com relação ao desempenho dos colaboradores e deixa todas as ações a serem tomadas como incumbência do grupo, o que gera autonomia e individualismo. Neste tipo de liderança, as pessoas ficam mais engajadas no início. Porém, a falta de cobrança faz com que deixem de se dedicar ao trabalho. Com o passar do tempo, o líder perde o respeito.
Na liderança transformacional, o chefe busca inspirar a equipe com uma visão partilhada do futuro. Os líderes transformacionais são muito visíveis e passam muito tempo se comunicando com a equipe e também tendem a delegar responsabilidades. Este estilo de liderança é, sem dúvida, o mais adequado a organizações dinâmicas e competitivas.
Uma mesma pessoa pode adotar diferentes estilos de liderança em momentos distintos, conforme a situação com que se depara. Portanto, é preciso Incentivar comportamentos de liderança, capacitando os profissionais para serem gestores no futuro.