Como ser um bom vendedor?

Como ser um bom vendedor?

Um bom desempenho de vendas é parte integrante da estratégia de desenvolvimento de qualquer negócio. 

O valor agregado trazido por bons vendedores vem do seu foco no cliente e da sua expertise porque, muito mais do que apenas vender, eles também precisam ser consultores, facilitadores e desafiadores, trazendo consigo uma expertise única e uma gama de experiências diferentes.

Portanto, a abordagem dos vendedores neste ambiente em evolução deve ser sobre ganhar mais expertise e inteligência, ao mesmo tempo em que adota uma abordagem mais individualizada e humana.
Mas, acima de tudo, quando confrontados com clientes cada vez mais exigentes, as atitudes dos vendedores e sua autenticidade são o que farão a real diferença.

Embora os perfis de vendas sejam muito variados hoje em dia e exijam uma variedade de habilidades técnicas e de vendas para diferentes setores, os indivíduos que desejam ter sucesso devem demonstrar as três habilidades a seguir.

Paixão e motivação para vender

Ser apaixonado pelo seu trabalho e encontrar prazer genuíno nele não pode ser fingido, assim como não pode ser desenvolvido da noite para o dia. Motivação e paixão são essenciais para qualquer função que nos leve ao mais alto nível e nos faça querer colocar nosso coração e alma em nosso trabalho.
E vendedores apaixonados fazem exatamente isso. Eles assumem desafios diferentes todos os dias e continuam tentando até terem sucesso, porque gostam de vencer, se destacar e fazer uma diferença real.
Sua natureza curiosa e de mente aberta os faz pensar fora da caixa, ajudando-os a encontrar novas soluções para os desafios diários.

Esse entusiasmo comunicativo, ligado à determinação e perseverança, faz toda a diferença, especialmente em uma função onde o fracasso é uma ocorrência comum.
De acordo com um estudo da Harvard Business Review, 84% dos vendedores de alto desempenho são capazes de exceder constantemente suas metas porque são fortemente motivados pelo sucesso. Eles naturalmente se esforçam mais para se recuperar e criar seu próprio sucesso.

Portanto, se essa chama não arder intensamente dentro da sua equipe de vendas, nem o desejo deles de ter sucesso nem a ambição de bater suas metas. E qualquer nível de combatividade para conquistar os maiores mercados será curto-circuitado antes mesmo de começar.

Habilidades de escuta e relacionamento

Ao se deparar com clientes muito exigentes e altamente informados, um bom vendedor redobrará seus esforços para ganhar sua confiança e estabelecer um relacionamento baseado em autenticidade e transparência.
Um alto nível de habilidades de relacionamento, bem como uma capacidade de ouvir e mostrar empatia, são, portanto, qualidades essenciais que realmente mostram a diferença entre um bom vendedor e um ótimo vendedor.

Saber se colocar no lugar do cliente, entender suas necessidades, antecipar seus sentimentos e identificar quaisquer apreensões dará aos vendedores uma vantagem inicial para mostrar que desejam construir relacionamentos qualitativos e sustentáveis, em vez de apenas vender mais um produto.

Conhecimento e experiência do produto

Nem é preciso dizer que conhecimento sólido de seus produtos e mercado é essencial. Mas os vendedores 2.0 agora precisam usar dois chapéus, tanto para marketing quanto para expertise técnica.

De fato, os clientes agora estão buscando conhecimento muito específico e conselhos afiados que eles simplesmente não conseguem encontrar online. O que diferencia vendedores brilhantes dos comuns é sua compreensão das dificuldades do mercado, bem como sua capacidade de desafiar os clientes e oferecer a eles uma experiência totalmente nova.

Tudo isso requer novas habilidades intelectuais para aspectos como análise crítica, capacidade de resumir e memorizar, bem como uma sede real por aprendizado. E, claro, o domínio perfeito sobre ferramentas de TI (CRM, SRM, software de mala direta, vendas sociais, etc.) é essencial. Os vendedores da nova geração agora extraem sua eficiência de ferramentas digitais porque elas não apenas economizam tempo, mas também permitem que eles efetivamente mirem e aproveitem oportunidades, ao mesmo tempo em que excedem suas metas com mais facilidade.

 

Desenvolva e ofereça treinamento em habilidades sociais de vendas com a JP&F Consultoria
Neste ponto, você sabe por que as soft skills são tão cruciais para o sucesso em vendas e quais delas os vendedores precisam. Mas e como ensinar habilidades de vendas?

Equipes de vendas eficazes devem combinar o poder das hard skills e soft skills. Do conhecimento do produto à resolução de problemas, as soft skills para vendedores são essenciais para o sucesso da sua empresa. Para garantir que seus representantes de vendas tenham o conjunto certo de habilidades, faça uma parceria com a JPeF Consultoria

#Treinamento #desenvolvimento #liderança #gestão #SoftSkills #hardskills #RH #Recursos #Humanos #JPEF #JPeF #JP&F #Consultoria #Agencia #Empresa #Equipe #Inteligência #emocional #InCompany #Comportamental #uberlandia #araguari #mg #Go #Técnico  #Onboarding  #Integração  #Motivacional  #atração #softwares #sistemas #performance #desenvolvimento #caldas #novas #catalão #uberaba #KPIs #Metricas #dashboards #executivos #gerentes #lider #objetivos #crescimento #produtividade #retenção #inovação #carreira #recrutamento #Seleção #Recruiter #TI #Tecnologia #projetos #processo #cultura #Sales #Enablement #vendas #capacitação #B2B #B2 #TI Tecnologia #sistema #Software

Compartilhe esse artigo: