Como obter experiência prática em tecnologia (para conseguir um emprego)

Como obter experiência prática em tecnologia (para conseguir um emprego)

Já olhou perplexo para uma posição de nível básico em tecnologia que exige três ou mais anos de experiência? Pode parecer um paradoxo irritante, especialmente em uma indústria onde os entrevistadores podem frequentemente estar mais fixados no que você fez do que no que você sabe. Você pode se perguntar algo como:

  • “Como obtenho experiência na proteção de sistemas de nível empresarial sem um emprego corporativo em segurança cibernética?”
  • “Como posso me tornar um profissional de DevOps sem equipes reais para ajudar?”, ou
  • “Como posso mostrar que sou bom em arquitetura de nuvem sem uma infraestrutura corporativa real para construir?”

Esse grito frustrado é praticamente agnóstico em relação à disciplina: você o ouvirá de aspirantes a desenvolvedores de software, arquitetos de nuvem e administradores de rede. Felizmente, as soluções também são bastante agnósticas e, embora as especificidades dessa experiência variem de caso para caso, os métodos para obtê-la não variam.

Neste artigo, abordarei alguns métodos testados pela indústria para obter experiência antes de entrar na área escolhida. Observe que esta é uma boa prática para mais do que apenas deixar seu currículo o mais brilhante possível: você quer ter certeza de que realmente gosta de fazer o que esta profissão envolve , e a melhor maneira de fazer isso é — você adivinhou — obter experiência prática e ativa.

1. Inicie um projeto prático

Muitos profissionais de tecnologia que conheço começaram criando uma série de projetos de hobby. Aqui está como você deve fazer isso:

  • Determine seu campo de interesse. Por exemplo, “Computação em nuvem”.
  • Pesquise e identifique um caso de uso que seria agradável e razoavelmente fácil de construir. Por exemplo, “Configurando um site estático na nuvem.”
  • Siga as etapas da construção, aprendendo com seus sucessos e fracassos.

Conforme você avança em seu projeto, muitas vezes você descobrirá que precisa aprender a usar certos serviços ou produtos, ou descobrir novos conceitos. Por exemplo, eu me encarreguei de fazer uma simulação espacial inclusiva que fosse totalmente compatível com leitores de tela. Enquanto eu tentava fazer isso, aprendi tudo sobre os recursos de acessibilidade dos principais mecanismos de jogo como Unity, Unreal e Godot, estudei álgebra linear e aprendi novas técnicas de POO. Se alguém me perguntasse se eu tinha experiência em design de jogos inclusivos, eu poderia responder que sim, tudo isso sem ter trabalhado para um estúdio de jogos AAA.

Ideias de projetos de exemplo
Desenvolvimento de software

  • Crie um aplicativo de calculadora (um dos projetos de codificação mais amigáveis ​​para iniciantes, já que o cálculo é incorporado à maioria das linguagens de programação).
  • Crie um aplicativo móvel, como uma calculadora de idade ou um rastreador de despesas, e hospede-o no Google Play ou na Apple Store (este último é uma experiência de aprendizado por si só)
  • Crie um site de portfólio (dois coelhos com uma cajadada só e melhore suas habilidades na web)
  • Crie um aplicativo de jogo de pingue-pongue usando Unreal ou Unity
  • Torne-se um colaborador de um projeto existente no GitHub (ótimo para mostrar habilidades de colaboração)

IA e ML

  • Configure um modelo de IA que possa detectar combates sensíveis
  • Crie um chatbot usando PNL
  • Configure um modelo de IA que possa conduzir análise de sentimentos
  • Crie um modelo de IA que possa detectar se uma imagem é de um chihuahua ou de uma batata (Há mais semelhanças do que você imagina)
  • Crie um modelo de IA que possa prever uma tendência futura 

Computação em nuvem

Eu recomendo fortemente conferir esta excelente lista de projetos práticos da AWS Machine Learning Hero Kesha Williams. Nota lateral: Kesha realmente começou em ML com um projeto prático (O sistema funciona!).

  • Lançar um site estático no S3
  • Use o CloudFormation para iniciar um servidor Web Amazon EC2
  • Publicar métricas do Amazon CloudWatch em um arquivo CSV usando o AWS Lambda
  • Implante um aplicativo da web React simples usando o AWS Amplify

Segurança cibernética

  • Crie um farejador de pacotes
  • Crie um procedimento de recuperação de dados de ransomware
  • Pratique ataques de injeção de SQL no TryHackMe
  • Configure uma solução de detecção de fraude de cartão de crédito

Ciência de dados

  • Crie um projeto de web scraping ético
  • Encontre um conjunto de dados “sujo” e pratique o uso de técnicas e ferramentas de limpeza de dados
  • Crie um projeto de visualização de dados 
  • Conduzir um projeto de análise de sentimentos

DevOps

  • Crie um pipeline de CI usando Jenkins ou GitLab CI
  • Containerize um aplicativo web simples usando o Docker
  • Use Terraform ou AWS CloudFormation para provisionar infraestrutura
  • Implantar um cluster Kubernetes

Operações de TI

  • Crie um laboratório em casa (confira https://www.reddit.com/r/homelab/ )
  • Configurar algumas máquinas virtuais (VMs) para Linux
  • Configure uma rede básica com alguns nós

2. Trabalhe em um projeto multifuncional

Se você já estiver empregado, uma maneira de obter exposição e experiência em outro campo é trabalhar ao lado de profissionais que já estão nele. Por exemplo, se você estiver em um help desk e colaborar com a equipe de segurança cibernética em um projeto multifuncional, isso é algo que você pode usar para ganhar experiência prática.

Observe que isso funciona tanto em campos técnicos quanto não técnicos. Por exemplo, você pode estar em marketing e se engajar para trabalhar na construção de uma nova solução de automação de marketing ou site. Você pode estar em gerenciamento de registros e trabalhar com segurança cibernética para configurar o manuseio seguro de registros. As combinações destes são infinitas.

Note que você não deve sempre esperar que esses projetos simplesmente aconteçam. Pense em maneiras pelas quais um projeto multifuncional pode ajudar o negócio e tome a iniciativa. Então, você será a pessoa mais provável de ser colocada no projeto, já que foi você quem o propôs e estabeleceu as bases.

3. Trabalho contratado, temporário e voluntário

Nem todo mundo pode pagar para ter um profissional de tecnologia em tempo integral na folha de pagamento, então uma maneira de obter experiência prática é preencher essa lacuna. Há muitos grupos comunitários, clubes esportivos e pequenas empresas que precisam desesperadamente de alguém com habilidades em TI para ajudá-los, e eles normalmente não se importam com o que está no seu currículo.

Na verdade, é mais do que provável que se você se expor, seu maior problema será recusar trabalho, não encontrá-lo. No segundo em que obtive minha primeira qualificação em design de aplicativos, todas as pessoas para quem contei queriam trabalhar comigo em um projeto ("Pela experiência", muitos diriam, e essas foram recusadas categoricamente.) Mas meu ponto é este: se você está atrás de experiência prática que pode se conectar a um cliente ou empresa, esta é uma maneira rápida de obtê-la.

4. Laboratórios práticos
Os laboratórios práticos são cenários de treinamento liderados por especialistas fornecidos a você em ambientes seguros e provisionados. Por que essa ênfase na segurança? Bem, dependendo do que você está tentando aprender — computação em nuvem, por exemplo — você pode precisar configurar um serviço para aprender a usá-lo. Infelizmente, às vezes esses sistemas podem ser configurados incorretamente, resultando em algumas contas muito assustadoras. Com os laboratórios práticos, o provedor configura isso e assume o risco para você. Com esses ambientes provisionados, você também não precisa se preocupar em bagunçar sua própria infraestrutura.

Diferentemente de projetos práticos, que tendem a ser ad hoc, os laboratórios práticos são construídos por alguém que já está familiarizado com todos os benefícios, nuances e armadilhas do serviço que você está tentando aprender. Isso significa que você está efetivamente aprendendo da maneira mais segura e eficiente possível.

5. Ambientes sandbox
Ambientes sandbox são frequentemente confundidos com laboratórios práticos, já que provedores de aprendizado frequentemente os empacotam juntos, e ambos envolvem ambientes provisionados. A diferença é que um laboratório prático é um cenário específico que você tem a tarefa de concluir em um ambiente provisionado, enquanto um sandbox é exatamente como o nome sugere — um espaço seguro no qual você pode simplesmente se soltar para aprender como algo funciona.

A melhor experiência de aprendizagem é “tudo o que foi mencionado acima”
Nenhum dos métodos listados acima é perfeito. Por exemplo:

  • Projetos práticos colocam toda a responsabilidade sobre você, que precisa orientar sua própria experiência de aprendizado e assumir quaisquer custos potenciais. 
  • Projetos multifuncionais pressupõem que você esteja trabalhando em um ambiente onde pode gerar essas oportunidades. 
  • Trabalhos temporários, contratados e voluntários vinculam você a atender às expectativas de outras pessoas, muitas vezes trocando remuneração por experiência.
  • Os laboratórios práticos são selecionados, rápidos e seguros, mas muitas vezes podem se concentrar em aprender uma coisa específica.
  • Sandboxes são espaços seguros onde você pode fazer quase tudo, mas não são voltados para um projeto ou habilidade específica.

É melhor que você faça tudo isso para ter a experiência mais prática possível. Você naturalmente gravitará em direção a um deles, mas pode usar os outros para preencher quaisquer lacunas. Por exemplo, você pode preferir projetos práticos, mas use laboratórios práticos para aprender uma habilidade ou serviço específico, e use uma sandbox para testar um serviço particularmente caro que você não quer experimentar em seu próprio nome (isto é, até que esteja completamente familiarizado com ele).

Você não precisa de um emprego em tecnologia para obter experiência na área. Se você está lutando para garantir uma entrevista ou conseguir um emprego usando apenas certificações e autoestudo, use as técnicas listadas acima. Isso não só lhe dará as habilidades de que você precisa, como também lhe dará uma sensação inestimável de confiança quando estiver em uma entrevista e o preparará para o emprego quando o conseguir.

Conheça a JP&F: Consultoria e descubra nossas soluções personalizadas e inteligentes, pensadas em você!

#Recrutar #Soluçõespersonalizadas #EstrategiasCriativas #SaudeMental #Produtividade #Potencializar #Equipe #Indicadoresdedesempenhoorganizacional #Desdobramentodemetas #DescriçãodeCargoseSalários #Desempenhonotrabalho #EngajamentoOrganizacional #ImplantaçãodeumPlanodeCargoseSalários #EntrevistasdeEmprego  #BusinessPartner #EntrevistasOnline #ComunicaçãoInternanasEmpresas #MercadodeTrabalho #GovernançacorporativaCompliance #Resiliêncianotrabalho #ReduziroTurnover

 

 

Compartilhe esse artigo: