Como montar um programa de retenção de funcionários

Como montar um programa de retenção de funcionários

Pode ser desafiador encontrar bons candidatos em tempos de baixo desemprego. E se você os conseguir a bordo, não é garantia de que eles ficarão, e empregadores inteligentes sabem que a retenção de funcionários pode ser difícil de dominar. Qual é sua estratégia de retenção atual e como ela define a marca da sua empresa? Saiba mais sobre as melhores práticas que podem ajudar a manter seus melhores funcionários por muitos anos.

O que é uma estratégia de retenção?
Alta rotatividade e desgaste de funcionários são ruins para os negócios. Não só são custosos de uma perspectiva financeira, mas também são terríveis para o moral, a cultura da sua força de trabalho e a reputação da sua empresa como empregadora. Como você pode combater isso?

Você pode começar criando políticas que se concentrem em manter bons funcionários a longo prazo — também conhecido como sua estratégia de retenção. Ao melhorar a retenção de funcionários, você obterá um melhor ROI por novo funcionário e construirá uma cultura empresarial estável que as pessoas desejarão adotar.

Como criar estratégias eficazes de retenção de funcionários
Antes de começar a escrever as políticas que ajudarão seus problemas de retenção de funcionários, você precisa saber o quão ruim eles podem ser. Comece esta parte do processo medindo sua taxa de rotatividade. Se sua rotatividade for muito alta, sua estratégia de retenção claramente não está funcionando. Você pode começar revisando esses aspectos do seu negócio e fazendo perguntas importantes sobre cada um deles.

Considere estas estratégias de compensação de funcionários
Se um funcionário não sentir que todo o seu pacote de benefícios reflete seu valor, ele pode ficar insatisfeito e procurar um empregador que possa fornecer isso. Também é importante fornecer remuneração e benefícios que sejam realmente importantes para seus funcionários, não apenas tendências.

Ambiente de trabalho
Das mesas em que seus funcionários se sentam, às reuniões que eles comparecem durante o dia, todos os aspectos de seus arredores são oportunidades para reforçar a retenção de funcionários. Trabalhe para melhorar os detalhes para que seus trabalhadores se sintam valorizados. Quer você escolha atualizar a máquina de venda automática ou deixar a equipe de vendas usar jeans às sextas-feiras, adicione vantagens de ambiente de trabalho saudável à sua estratégia para completar seu plano geral.

Estilo de Gestão e Relacionamentos
O melhor pagamento e as melhores vantagens do mundo não compensarão uma gestão sem brilho. Certifique-se de que seus líderes sejam bem treinados em habilidades fora do que seu negócio exige. Dê a eles treinamento regular sobre como lidar com conflitos pessoais e ofereça maneiras para eles desabafarem sobre funcionários problemáticos de uma forma que não interfira no dia de trabalho. Equipe-os com as habilidades necessárias para lidar com os problemas que podem surgir em um escritório moderno e diverso . Além disso, deixe-os saber quando eles fizeram um bom trabalho.

Desenvolvimento e crescimento pessoal
A maioria dos funcionários tem vidas interessantes fora do escritório. O que você fez para apoiar essas vidas? Certifique-se de incluir isso em seu plano de retenção de funcionários, incorporando maneiras para os trabalhadores desenvolverem suas habilidades e ajudá-los a crescer como pessoas — não apenas como funcionários. Pode ser difícil saber o que interessa aos seus funcionários, e nem sempre é viável obter essas informações de todos. Considere reembolsá-los pela escolha do dia da conferência, aula ou workshop.

9 maneiras de melhorar a retenção de funcionários
Há uma série de ações que você pode tomar para começar a melhorar as coisas para seus funcionários e incentivá-los a permanecer a bordo. Elas incluem o seguinte.

1. Ofereça salários e benefícios competitivos
Primeiro e mais importante, você precisa ser competitivo com sua estrutura de remuneração de funcionários . Há muitas coisas que você pode fazer para melhorar o ambiente de trabalho, mas se os funcionários não acreditam que são bem pagos, é só uma questão de tempo até que eles mudem.

Veja a soma das partes do seu plano, incluindo salário, seguro, folga remunerada e até mesmo associações e descontos. Se houver uma maneira de aumentar uma dessas vantagens sem muito custo adicional para você, faça isso. Então, comunique essas mudanças a todos os seus funcionários.

2. Vantagens extras
Além do pacote de benefícios mais formal, veja o que você pode fazer para oferecer “coisas boas de se ter”. Isso pode incluir reembolso de estacionamento ou lanches e café gratuitos. Mesmo que você não possa oferecer essas vantagens todos os dias, tente incorporá-las quando e onde for possível. Afinal, um almoço semanal gratuito é melhor do que nenhum almoço gratuito, e seus funcionários certamente notarão sua iniciativa.

3. Benefícios para a saúde e bem-estar
Os funcionários se esforçam para viver vidas equilibradas, mas podem achar difícil incorporar exercícios e programas de alimentação saudável em uma semana de trabalho ocupada. Dar a eles acesso a programas, como assinaturas de academia e serviços de aconselhamento, pode ajudar a reduzir um pouco do estresse. Também mostrará que você se preocupa com eles de uma perspectiva holística e não com alguém que só se importa com a produção do trabalho deles.

4. Melhoria da formação e desenvolvimento de carreira
Desde o primeiro dia, os funcionários querem sentir que vale a pena investir neles. Dê a eles todas as chances de ter sucesso com programas de integração e orientação que os ajudem a dar o seu melhor. Além disso, certifique-se de responder às perguntas deles e fazê-los se sentirem bem-vindos.

A partir daí, continue oferecendo programas de treinamento e desenvolvimento profissional que não apenas lhes ensinem habilidades aplicáveis ​​aos seus empregos, mas também os preparem para ter carreiras frutíferas no setor em geral.

5. Mentoria
Cada funcionário deve sentir que tem uma pessoa a quem recorrer para tirar dúvidas. Se essa pessoa puder ser um membro da alta gerência ou um líder comprovado na empresa, isso será ainda mais valioso. Agende reuniões mensais de almoço com um mentor, se possível. Quando os funcionários conseguem se ver em seus mentores, eles têm mais probabilidade de se esforçar para atingir objetivos maiores ao longo do tempo.

6. Acesso aos Executivos
Os chefes das empresas não têm tempo para entrar em contato com cada um dos associados, mas isso não significa que você não possa orquestrar algum nível de acesso. Seja por meio de uma sessão anual de perguntas e respostas feita em um evento de funcionários ou por meio de uma coluna impressa no boletim informativo da empresa, os executivos de nível C precisam fazer alguma divulgação para abordar problemas e encorajar os funcionários a darem o melhor de si.

7. Acordos de trabalho flexíveis
Se o seu setor é um onde os funcionários nem sempre precisam estar no escritório, considere como os arranjos de teletrabalho podem se encaixar na sua programação. Para cargos onde os trabalhadores precisam estar no local, explore como uma semana de trabalho de quatro dias ou mudar o horário de almoço pode ajudar.

Esses tipos de ajustes podem dar aos funcionários com obrigações familiares ou compromissos escolares uma maneira de praticar o equilíbrio adequado entre vida pessoal e profissional sem causar estresse ou afetar suas obrigações profissionais. Às vezes, os funcionários só precisam de um pequeno ajuste em sua agenda para aliviar grandes conflitos em suas vidas pessoais.

8. Revisões regulares de desempenho e compensação
Se você ainda não está dando a cada funcionário avaliações anuais de desempenho com uma oportunidade de ganhar mais, comece a fazer isso agora. As pessoas precisam dessa oportunidade não apenas para saber o que estão fazendo errado, mas para ter a garantia de que estão fazendo as coisas bem e são adições valiosas para a empresa.

Mesmo que você não tenha espaço no seu orçamento para dar um aumento em cada avaliação, é uma experiência que vale a pena obter feedback sobre como o funcionário está gostando do seu trabalho. Isso permite que você solucione problemas simples antes que eles se tornem um problema maior que pode fazer com que seu funcionário saia.

9. Dê reconhecimento
Programas como “funcionário do mês” podem parecer ultrapassados, mas, quando implementados corretamente, podem aumentar o moral e dar aos funcionários dedicados algo pelo que ansiar. Até mesmo atos simples de reconhecimento promovem uma cultura de apreciação.

Não guarde seu reconhecimento para eventos anuais também. Comunicações simples de “obrigado”, um almoço de agradecimento ou dar às equipes de lançamento um intervalo de almoço mais longo podem ser maneiras eficazes de mostrar que você reconhece suas contribuições.

Essas são apenas algumas das maneiras pelas quais os empregadores podem reconhecer os funcionários existentes e criar uma marca que os candidatos verão como um motivo atraente para se juntar à sua equipe.

Para melhorar a gestão da sua empresa, conheça as soluções da JP&F Consultoria uma equipe com expertise em (RH) Recrutamento e seleção, Executive Search e Headhunter Executivo podemos ajudar você.

Compartilhe esse artigo: