Como medir o capital intelectual de uma organização?

Como medir o capital intelectual de uma organização?

Capital intelectual é definido como o conhecimento valioso mantido como um ativo compartilhado entre funcionários ou a expertise de funcionários individuais. A gestão do conhecimento reconhece o valor do conhecimento e as abordagens de capital intelectual tentam dar valor a ele. A medição do capital intelectual foca nos ativos intangíveis de uma empresa, há muitas abordagens para medir o capital intelectual.

Entre em contato com a JP&F Consultoria de recursos humanos & Recrutamento e Seleção Talentos, podemos ajudá-lo a construir uma equipe de alta performance!

Talvez o indicador mais amplamente reconhecido e facilmente compreendido de capital intelectual seja a diferença entre o valor de mercado e o valor contábil de uma empresa. Você provavelmente já viu exemplos de quão grande é a diferença para empresas como a Microsoft, onde o valor de mercado da empresa é muito maior do que seu valor contábil real. Outro exemplo é a compra da Lotus pela IBM, pela qual eles pagaram US$ 3,5 bilhões, onde o valor contábil da Lotus era de US$ 500 milhões. Essa diferença é uma medida de capital intelectual chamada valor de mercado para valor contábil. É simples de calcular e dá uma ideia melhor do verdadeiro valor de uma empresa do que o balanço tradicional e também é fácil de comunicar.

Uma Tipologia para Medir o Capital Intelectual
Existem muitas abordagens publicadas para medir o capital intelectual , que é o ativo intangível mais importante que uma organização pode ter. À medida que a medição desses ativos recebe mais atenção, os profissionais estão trabalhando ainda mais e compartilhando suas descobertas. Classificar essa gama de medidas é difícil. No entanto, após uma análise de diferentes abordagens para medir ativos intangíveis, Karl-Erik Sveiby desenvolveu um pedido de desculpas que é considerado extremamente útil. Essa topologia vem de um artigo "Modelos de medição para ativos intangíveis e capital intelectual " ele inclui um gráfico de diferentes abordagens, fornece um esquema de classificação e lista as vantagens e desvantagens de cada abordagem. Se você pretende medir o capital intelectual , é sugerido que você leia esse artigo para aprender mais sobre essas abordagens. Nenhuma abordagem se encaixa em todas as situações. Como sempre, você terá que escolher qual é a melhor para sua organização.

Conheça a JPeF: Consultoria de recursos humanos e recrutamento e seleção e descubra nossas soluções personalizadas e inteligentes, pensadas em você.

A tipologia inclui quatro tipos de medidas:

  1. Método do Capital Intelectual Direto (DIC) : esta medida estima o valor dos ativos intangíveis identificando primeiro os vários componentes e, em seguida, os componentes são avaliados de forma individual ou em conjunto.
  2. Método de Capitalização de Mercado (MCM) : é calculado estimando a diferença entre a adição de capital de mercado das empresas e seu patrimônio líquido. Valor de mercado para valor contábil é uma abordagem MCM. Esse tipo de abordagem se concentra no valor percebido de uma organização no mercado, que pode ser volátil. Outra é o Q de Tobin, a razão do valor de mercado de ações da empresa dividido pelo custo de reposição de seus ativos. A razão Q de Tobin é uma medida dos ativos da empresa em relação ao valor de mercado de uma empresa. A fórmula para o Q de Tobin é mencionada abaixo.

    Q de Tobin = Valor de Mercado Total da Empresa / Valor de Ativos Total da Empresa.

  3. Método de Retorno sobre Ativos (ROA) : este método foca em um lucro médio de ativos intangíveis, é calculado dividindo os lucros antes dos impostos de uma empresa pelos ativos tangíveis médios. O resultado é comparado à média da indústria, e a diferença é multiplicada pela empresa é a média de ativos tangíveis para obter o lucro médio anual de intangíveis.
  4. Método Scorecard (SC) : Neste método, você identifica vários componentes de ativos intangíveis. Você então gera indicadores ou índices e os relata como pontuações numéricas em scorecards ou como gráficos.

Admito uma tendência para métodos de scorecard, pois acho que eles fornecem melhor conhecimento e mais informações em contexto para um entendimento acionável. No entanto, o fato de serem contextuais é uma desvantagem, pois os torna difíceis de comparar entre organizações. Eles também precisam ser desenvolvidos para cada organização, embora algumas medidas sejam aplicáveis ​​a uma variedade de organizações. Uma última desvantagem é que eles podem produzir montanhas de dados, dificultando a análise de produzir paralisia total da análise. No entanto, eles ainda têm meu voto.

Se você precisa de ajuda para encontrar novos candidatos externamente ou aproveitar ao máximo os funcionários que você já tem, podemos ajudar você. Nosso Programa de Recrutamento de Aquisição de Talentos de primeira linha é exatamente o que você precisa para ganhar aquela vantagem competitiva sobre seus rivais e atrair os melhores talentos dentro do seu setor. Entre em contato conosco hoje mesmo para saber mais sobre como podemos ajudar você.

Compartilhe esse artigo: