Processo de Recrutamento e Seleção no setor de Varejo

Processo de Recrutamento e Seleção no setor de Varejo

Encontrar o talento certo para funções de varejo raramente é simples. Todos os tipos de fatores tornam o recrutamento de varejo uma dor de cabeça para as equipes de contratação. Para a maioria das empresas, há uma corrida anual para preencher funções sazonais de curto prazo. Além disso, varejistas de ponta podem ter dificuldade para encontrar vendas qualificadas associadas a conhecimento suficiente do produto. Como o setor de varejo é orientado para o cliente, os candidatos também precisam possuir excelentes habilidades de comunicação para oferecer experiências de primeira qualidade ao cliente.

Conheça a JPeF: Consultoria de recursos humanos e recrutamento e seleção e descubra nossas soluções personalizadas e inteligentes, pensadas em você.

A indústria também é muito competitiva. Com tantos varejistas por aí, garantir candidatos para cargos de nível básico pode ser quase impossível em curto prazo. Taxas de pagamento competitivas podem ajudar, mas você provavelmente precisará repensar sua estratégia de recrutamento de varejo para dar ao seu negócio uma vantagem sobre a concorrência.

O que é recrutamento no varejo?
O recrutamento de varejo é exatamente o que parece . Sempre que uma posição de varejo fica disponível, as empresas precisam realizar uma nova rodada de recrutamento para encontrar talentos adequados. A maioria das funções de varejo são baseadas em lojas e de nível básico, com empregos de associado de vendas representando a grande maioria das vagas. No entanto, sempre há oportunidades para trabalhadores de varejo mais experientes e aqueles que procuram sua próxima função gerencial.

O recrutamento de varejo utiliza a maioria dos mesmos canais que outros processos de contratação . Páginas de carreiras de empresas, quadros de empregos e mídias sociais podem ser usados ​​para encontrar talentos que combinem com as posições em aberto. Embora as habilidades e a experiência do candidato sejam importantes, a natureza voltada para o cliente do varejo significa que traços de personalidade e habilidades de comunicação também são cruciais.

Quais são os principais desafios do recrutamento no varejo?
Há um equívoco de que o recrutamento no varejo é fácil. No entanto, além dos desafios usuais de contratação , os recrutadores de varejo enfrentam obstáculos únicos não encontrados em outros setores. Abaixo estão alguns dos maiores problemas que você enfrentará ao buscar talentos para funções no varejo.

Entre em contato com a JP&F Consultoria de recursos humanos & Recrutamento e Seleção Talentos, podemos ajudá-lo a construir uma equipe de alta performance!

Contratação sazonal e altas taxas de rotatividade de funcionários
Você tem dificuldade para reter funcionários? Você não está sozinho. O setor de varejo tem uma das maiores taxas de rotatividade de funcionários de qualquer setor. Em 2024, a rotatividade de funcionários disparou para uma taxa de mais de 50%, enquanto o número total de pessoas trabalhando no varejo caiu para uma baixa de 14 anos.

Não é difícil entender por que tantas pessoas deixam cargos no varejo para outras indústrias. Taxas de pagamento baixas e condições de trabalho abaixo do desejável fazem de um cargo típico no varejo um último recurso, em vez de uma mudança de carreira dos sonhos. A equipe sazonal também entra em jogo, com o número de cargos abertos disparando antes do período de Natal. Além de contribuir para as taxas de rotatividade, as restrições de tempo para contratação aumentam as chances de decisões ruins de contratação.

A maioria dos varejistas aceita as pressões da equipe sazonal , mas uma alta taxa de rotatividade combinada com um pool de talentos em declínio constante está tornando o recrutamento de varejo mais desafiador do que nunca. O tempo e o esforço envolvidos na substituição de funcionários do varejo cobram seu preço das equipes de contratação. Além disso, o alto custo da rotatividade pode significar a ruína de um negócio de varejo que já está lutando para ter lucro.

É difícil encontrar grandes talentos
Encontrar alguém para preencher uma vaga no varejo costumava ser simples. No entanto, com mais pessoas deixando o setor do que nunca, mesmo salários lucrativos e benefícios generosos não são suficientes para atrair candidatos qualificados. Cargos de nível básico continuam sendo relativamente fáceis de recrutar, mas obter talentos de alta qualidade é uma questão totalmente diferente.

Quer você esteja procurando contratar um supervisor de turno sênior ou substituir um gerente de loja que está saindo, encontrar alguém com experiência suficiente pode ser desafiador. O mercado de trabalho no varejo está saturado de oportunidades vagas, o que significa que todos os negócios de varejo em um raio de cinco milhas vão se esforçar para recrutar os candidatos mais desejáveis.

A JP&F Consultoria, nossa equipe dedicada busca incansavelmente por meio de nossa rede nacional e global para encontrar os melhores talentos para você.

A tecnologia não está sendo utilizada corretamente
Com as ferramentas e tecnologias de RH certas, você pode otimizar significativamente seus esforços de contratação. No entanto, a tecnologia de recrutamento continua bastante subutilizada no setor de varejo. Enquanto um varejista estabelecido pode fazer uso de sistemas de rastreamento de candidatos e processos automatizados de recrutamento de varejo , apenas uma fração de pequenas e médias empresas o faz.

Mesmo quando as demandas de pessoal são baixas, o software de recrutamento pode ser extremamente benéfico para os esforços de recrutamento de varejo . Os sistemas de rastreamento de candidatos podem peneirar currículos e ajudar na pré-triagem, enquanto as ferramentas de avaliação podem ser usadas para avaliar candidatos para cargos mais seniores. Eles também permitem que você crie pools de talentos em constante expansão. Se você está temendo a temporada movimentada e o alto volume de contratações que vem com ela, esses bancos de dados de candidatos são uma dádiva de Deus.

Mais varejistas estão mudando para modelos exclusivamente online
Mais pessoas do que nunca estão comprando exclusivamente pela internet. No Brasil, cerca de 75% dos consumidores fazem compras online. Não é de se admirar que tantos varejistas tenham abandonado lojas físicas em favor de um modelo somente online. No entanto, isso só trouxe novos desafios de recrutamento para empresas de varejo .

Embora um varejista on-line não precise se preocupar em contratar membros da equipe para cuidar do chão de fábrica, funções com conjuntos de habilidades muito diferentes agora precisam ser preenchidas. Primeiro, há a legião de operadores de depósito necessários para compor os centros de distribuição. Depois, há todas essas funções digitais recém-criadas a serem consideradas. As empresas de varejo podem ter dificuldade para garantir um desenvolvedor web experiente quando há oportunidades muito melhores disponíveis no setor de tecnologia.

Conheça a JPeF: Consultoria uma equipe Especializada em Recrutamento e seleção de profissionais de tecnologias (TI) para Indústria Financeira, meios de pagamento, sistemas de pagamentos (Payments).

Após a conclusão do projeto de recrutamento, a equipe de recrutamento e o cliente podem avaliar o processo, discutindo o que deu certo e identificando áreas para melhorias.

Se você precisa de ajuda para encontrar novos candidatos externamente ou aproveitar ao máximo os funcionários que você já tem, podemos ajudar você. Nosso Programa de Recrutamento de Aquisição de Talentos de primeira linha é exatamente o que você precisa para ganhar aquela vantagem competitiva sobre seus rivais e atrair os melhores talentos dentro do seu setor. Entre em contato conosco hoje mesmo para saber mais sobre como podemos ajudar você.

Compartilhe esse artigo: