Trabalho Remoto: saúde mental em equipes home office como apoiar

Trabalho Remoto: saúde mental em equipes home office como apoiar

O estado do trabalho mudou drasticamente nos últimos anos. Os funcionários estão trabalhando em casa e, embora a maioria deles aproveite sua nova flexibilidade, a vida e o trabalho nos tempos da COVID deixaram uma marca na força de trabalho de hoje.

É por isso que muitos empregadores estão começando a oferecer suporte de saúde mental para seus funcionários no escritório e remotos. Veja como você pode se juntar a eles.

Por que o apoio à saúde mental é tão importante
A Organização Mundial da Saúde estima que 20% da população adulta trabalhadora tenha algum tipo de problema de saúde mental em algum momento. Esses problemas podem ter um impacto sério e duradouro na capacidade física de uma pessoa também, com 5 das 10 principais causas de incapacidade no mundo sendo diretamente relacionadas a problemas de saúde mental.

Como se esses números não fossem assustadores o suficiente, o impacto desses problemas de saúde mental tem consequências sérias tanto para o indivíduo afetado quanto para a empresa que o emprega, pois os problemas de saúde mental estão afetando seu desempenho e aumentando seus dias de doença.

Promova uma comunicação honesta
Infelizmente, ainda há um pouco de estigma em torno da saúde mental, e as pessoas afetadas por ela podem sentir como se não pudessem falar abertamente sobre suas lutas. É por isso que promover uma forma de comunicação aberta e honesta dentro de suas equipes é o primeiro passo para prevenir impactos graves relacionados à saúde mental em sua empresa.

Faça da saúde mental uma prioridade, trazendo-a à tona em suas sessões de feedback 1:1, bem como em reuniões de equipe, e verificando regularmente com seus funcionários para ver se você pode notar algum sinal de excesso de trabalho e cansaço. Perceber logo no início quando algo não está certo e um indivíduo precisa de suporte pode ajudar a prevenir consequências mais sérias.

Crie uma cultura de trabalho acolhedora
Uma das principais causas de problemas de saúde mental é se sentir isolado. É mais provável que isso afete funcionários remotos que estão trabalhando em casa e não estão socializando com seus colegas. Portanto, criar uma cultura de trabalho acolhedora é ainda mais importante ao trabalhar com uma equipe remota. 

Organize eventos sociais regulares e hangouts que não sejam relacionados a tópicos de trabalho. Pode ser uma reunião de sexta-feira à tarde com pizza e bebidas, ou jogos online que vocês podem jogar juntos.

Outra coisa a considerar é começar um programa de amigos. Designar um membro mais experiente da equipe para orientar um novo contratado é uma ótima maneira de combater o sentimento de isolamento e incerteza em configurações remotas e pode ajudar a promover uma cultura de trabalho mais íntima e amigável.

Lidere pelo exemplo
Por fim, toda a conversa do mundo sobre pedir ajuda e cuidar de si mesmo não vale nada se você não seguir seu próprio conselho. Esteja atento ao exemplo que você está dando aos seus funcionários, especialmente em relação às horas de trabalho esperadas e à etiqueta de comunicação.

Se você fala sobre equilíbrio entre vida pessoal e profissional, mas responde continuamente a e-mails após o expediente ou nos fins de semana, seus funcionários provavelmente começarão a seguir seu exemplo. O mesmo vale para eventos de equipe e oportunidades de socialização. Se você constantemente aparece atrasado, sai de hangouts virtuais mais cedo ou cancela completamente, isso mostra uma falta de prioridade para socialização e eventualmente fará com que sua equipe pare de comparecer a esses eventos também.

Portanto, pratique o que prega e dê um exemplo brilhante na jornada de saúde mental da sua empresa.

Outra ótima maneira de destacar a importância da saúde mental na sua empresa é realizar workshops e treinamentos regulares que falem sobre os efeitos que a saúde mental tem em nossa vida e trabalho, e compartilhar orientações sobre o que seus funcionários podem fazer se precisarem de apoio.

Mas os benefícios para a saúde mental também incluem atividades físicas, como aulas de ioga ou massoterapia, bem como acesso a aplicativos de meditação ou rastreadores de condicionamento físico para ajudar a criar hábitos saudáveis, mesmo antes que problemas mentais mais graves ocorram.

Conheça a JPeF: Consultoria e descubra nossas soluções personalizadas e inteligentes, pensadas em você!

#Tech #tecnologia #TI #mental #Gestão #local #Recursos #Humanos #JPEF #JPeF #JP&F #saúde #trabalho #ansiedade #Estresse #ambiente #funcionários #suporte #pandemia #potencial #ansiosos #produtividade #emocional #liderança #gerente #processo #projeto #rotatividade #sintomas #identificar

 

Compartilhe esse artigo: