Supere seu Bloqueio Criativo

Supere seu Bloqueio Criativo

Todo criativo já passou por algum grau de bloqueio criativo. Bloqueios criativos não se limitam apenas a artistas visuais e escritores tradicionais. Todos os criativos, incluindo designers em trabalhos de design de interiores e arquitetura, buscam maneiras de explorar ideias criativas quando batem em uma parede. Existem diferentes razões pelas quais os bloqueios criativos ocorrem. Pode ser devido às demandas do cliente, esgotando as mesmas ideias, pensando muito amplamente ou pensando muito estreitamente. Quando uma ideia toma conta, você pode correr o risco de bloquear novas ideias fora da caixa.

É normal ter bloqueios criativos. A boa notícia é que há maneiras de romper a parede artística que está impedindo que seus sucos criativos fluam livremente .

Faça uma pausa no projeto
Pode parecer contraintuitivo, mas se afastar de um projeto quando você está se sentindo perplexo pode ajudar as ideias a virem até você. Se afastar de um projeto ajuda você não apenas a quebrar essa linha de pensamento, mas também refresca sua mente, permitindo que outras ideias se infiltrem. Além disso, dar a si mesmo distância do projeto geralmente ajudará você a vê-lo mais claramente. Os pintores implementam essa técnica com frequência. Eles se afastam de suas pinturas para ver as falhas de longe que podem ter ignorado por estarem muito perto para ver o que está bem na frente deles.

Encontre inspiração em outros lugares
Mude seu foco para outras saídas criativas. Vá ao museu para se inspirar. Vivemos em uma época em que podemos acessar digitalmente uma abundância de imagens na ponta dos dedos. Você pode encontrar obras de arte e artefatos no Google Arts & Culture. Há um corpo cada vez maior de inspiração em plataformas online, como Instagram ou outras plataformas de mídia social criativas. Se você não encontrar inspiração online, desconecte-se e vá para o ar livre. Visite um dos seus edifícios arquitetônicos favoritos. Na maioria das vezes, fazer uma caminhada ou corrida vai despertar sua imaginação. De acordo com pesquisadores de Stanford, fazer uma caminhada eleva sua criatividade .

Rompendo com os parâmetros do cliente
Os clientes geralmente dão diretrizes que nem sempre podem ser úteis ao designer no processo. Se a ideia do cliente não estiver funcionando com o design, isso pode causar um bloqueio criativo. Volte para a prancheta. Tente consultar o cliente e proponha ideias que funcionem para o projeto dele. Além disso, dê novas ideias ao cliente. No final das contas, um cliente não quer uma cópia carbono de outra coisa. Ele quer se destacar da multidão e ficará feliz em trabalhar colaborativamente em sua visão. Ele confiará em sua experiência.

Crie uma programação diária e um prazo
Se você se sentir preso em um projeto, faça uma pequena pausa. No entanto, se você se pegar procrastinando porque a inspiração não veio, dê a si mesmo um prazo. Quanto mais tempo passar, mais distante e sem inspiração você pode se sentir. Atribuir a si mesmo metas diárias é saudável. Coloque suas ideias no papel. Você pode editar ou retornar à prancheta mais tarde. O importante é que você esteja trabalhando.

Entre em contato conosco para discutir como podemos trazer os melhores talentos de liderança para sua empresa

Compartilhe esse artigo: