Sites de emprego: Tenha resiliência no processo de seleção

Sites de emprego: Tenha resiliência no processo de seleção

Rejeições podem ser decepcionantes e desmoralizantes. Pode acontecer ao tentar conseguir seu primeiro emprego ou procurar um novo depois de perder seu emprego.

Apesar dos repetidos esforços e de fazer o melhor que pode nas rodadas preliminares, a convocação para uma entrevista final às vezes nunca chega.

É ainda pior quando, depois de conseguir aquela entrevista final, lhe dizem: "Entraremos em contato com você. Ainda temos mais alguns candidatos para entrevistar."

Pode parecer o último prego no caixão proverbial.

Não importa em que estágio da sua carreira você esteja, rejeições podem tirar o fôlego de você e podem te levar ao limite, colocando um amassado na sua confiança. No entanto, você deve permanecer resiliente para passar por esses tempos desafiadores.

COMO LIDAR COM A REJEIÇÃO

Tenha uma mentalidade resiliente

O que significa ser resiliente?

Pessoas com uma mentalidade resiliente encaram os desafios e contratempos da vida com calma, focando em criar oportunidades quando as coisas não funcionam como planejado. Não se engane, pessoas resilientes também ficam frustradas e até deprimidas. Ainda assim, elas se livram de pensamentos negativos e perseveram com um plano em mente.

Para ser resiliente, você precisa perceber que sucesso e rejeição são as duas faces da mesma moeda; eles vão juntos. Ninguém pode afirmar ter sucesso sem ter experimentado rejeição em algum momento de sua carreira.

Aqui estão algumas maneiras de permanecer resiliente sendo proativo:

Reúna seus pensamentos

Rejeições repetidas em entrevistas e nenhuma oferta de emprego podem facilmente encher sua mente de pensamentos negativos. As rejeições acontecem por vários motivos, como você simplesmente pode não ter as qualidades que eles procuram ou simplesmente pode não ser o seu momento. Seja qual for o caso, nunca se culpe; em vez disso, reserve um tempo e tente descobrir onde está o problema.

Reavalie-se

Ao avaliar suas entrevistas, pergunte a si mesmo: "Minha preparação foi boa?" "Eu tive confiança suficiente?" "Eu respondi às perguntas fluentemente?" "Eu pareci desesperado?"

Após essa autoavaliação, você poderá encontrar pelo menos uma ou duas áreas que pode melhorar para ter um desempenho melhor na próxima vez. No entanto, não deixe que muitos pensamentos turvem sua mente durante esse processo de autorreflexão.

Combine suas habilidades com a descrição do trabalho

Antes de chegar a uma entrevista, verifique cuidadosamente a descrição do cargo para ver se suas habilidades atendem aos requisitos. Agora, se você receber uma pergunta como: “Por que você acha que está apto para esta posição?” você poderá falar sobre habilidades relevantes, além de compartilhar experiências da vida real.

Peça feedback

Sempre envie e-mails de agradecimento a todos os envolvidos após cada etapa do processo de entrevista. Mesmo que você se sinta desanimado depois de ser rejeitado, peça feedback por escrito ao(s) entrevistador(es). Se você estiver trabalhando com um recrutador, peça a ele que obtenha feedback específico do(s) gerente(s) de contratação. Pedir feedback é uma abordagem construtiva que o ajudará a trabalhar nas áreas que precisa melhorar. Será então muito mais fácil enfrentar as entrevistas subsequentes com mais confiança.

Tenha em mente que a rejeição de um emprego pode parecer o fim do caminho, mas certamente não é. Ao trabalhar consigo mesmo, você provavelmente terá um resultado positivo no futuro.

Além disso, lembre-se de que períodos de seca passarão. Um avanço pode mudar tudo e, no final das contas, sua resiliência valerá a pena.

Na JP&F Consultoria, contamos com uma equipe experiente que pode orientar e apoiar você durante o processo de entrevista. 

#Entrevista #CV #Currículo #Vaga #Processo #Seletivo #JPEF #JP&F #JPeF #RH #Recursos #Humanos #resiliente #Oferta #Trabalho #Emprego #Oportunidade #Recolocação #Candidato #descrição #cargo #feedback #executivos #recruiter #Tech 

Compartilhe esse artigo: