Salário Competitivo : Incluir o salário no anúncio de vaga ou não?
Todos nós já vimos isso: a lista de empregos ostentando um "salário competitivo". Mas o que isso significa?... Está na hora de os empregadores abandonarem essa frase em favor de mais transparência?
Um aspecto fundamental da marca empregadora para empregadores modernos é ser aberto e honesto, portanto, manter um dos aspectos mais fundamentais de um anúncio de emprego pode prejudicar sua marca empregadora mais do que você imagina e vai contra a corrente quando se trata de melhores práticas de aquisição de talentos.
O que torna um salário competitivo?
Um salário competitivo não é uma proposta única, significa coisas diferentes para pessoas diferentes e é, na melhor das hipóteses, subjetivo. A competitividade real de um salário é geralmente baseada em:
- Remuneração do setor: O salário médio para uma função semelhante dentro de um campo específico.
- Localização: O custo de vida pode impactar significativamente a aparência de um salário competitivo, assim como a demanda dentro dessa região.
- Experiência e habilidades: alguém com ampla experiência e habilidades especializadas receberá um salário maior do que um candidato iniciante.
- Tamanho e lucratividade da empresa: empresas maiores e mais lucrativas geralmente têm mais margem de manobra para oferecer salários mais competitivos.
Por que “salário competitivo” não funciona
Então, por que o termo “salário competitivo” desanima muitos candidatos a emprego?
- Falta de transparência: deixa os candidatos adivinhando a faixa de remuneração real. Isso pode desperdiçar tempo tanto para o empregador (que recebe inscrições de candidatos não qualificados) quanto para o candidato (que investe tempo em inscrições para funções que podem não atender às suas expectativas salariais).
- Subestima o valor de mercado: empregadores que usam essa frase podem, sem querer, subestimar a posição, o que os leva a perder os melhores talentos.
- Desestimula a negociação: quando uma faixa salarial não é fornecida, os candidatos podem hesitar em negociar ou simplesmente passar para uma função em que sejam sinceros sobre suas expectativas.
O que usar em vez disso
Veja como os empregadores podem atrair candidatos qualificados e construir confiança abandonando o “salário competitivo”:
- Faixa Salarial: Forneça um salário ou faixa salarial claro antecipadamente. Isso mostra transparência e permite que os candidatos se autoselecionem com base em suas necessidades. Mesmo que você não saiba exatamente o que está preparado para oferecer, forneça uma faixa e simplesmente diga "negociável".
- Pacote de Benefícios: Destaque os benefícios adicionais oferecidos, como seguro saúde, folgas remuneradas e planos de pensão. Um pacote abrangente pode tornar um salário-base mais baixo mais atraente e dar contexto a outros benefícios financeiros e não financeiros.
- Calculadora de Salários: Algumas empresas estão até mesmo usando calculadoras de salários que permitem que os candidatos insiram seu nível de experiência e localização para obter uma estimativa personalizada de sua remuneração potencial. Isso é útil para contratações em massa ou para organizações que têm faixas salariais claras em vigor com base em fatores fundamentais que podem ser facilmente comparados.
Ao abandonar o “salário competitivo” e optar por uma comunicação clara sobre remuneração, os empregadores podem construir confiança com potenciais contratações e atrair um grupo de talentos mais qualificado. É um ganho para todos os envolvidos e garante que uma cultura de confiança, abertura e transparência esteja clara desde o início.
Para melhorar a gestão da sua empresa, conheça as soluções da JP&F Consultoria uma equipe com expertise em (RH) Recrutamento e seleção, Executive Search e Headhunter Executivo podemos ajudar você.
Conheça a JP&F: Consultoria e descubra nossas soluções personalizadas e inteligentes, pensadas em você!
#Aquisição #Pessoas #Seleção #Talentos #Recrutamento #Seletivo #Processo #Contratação #Recruiter #Vagas #CV #Currículo #Tech #SoftSkills #Hardskills #headhunter #executivesearch #executivo #C-Level #Profissional #Gestão #Equipe #Araguari #Liderança #Inteligencia #emocional #TI #Sistemas #Uberlandia #Minas #Gerais #Uberaba #software #Projetos #gerenciamento #RH #São Paulo #GO #Recursos #Humanos #Pool #Carreira #trasição #networking #sourcing #organização #Caldas #Novas #catalão #atração #retenção #consultoria #agencia #JPEF #JPeF #JP&F