SaaS (Software as a Service): o que é?

SaaS (Software as a Service): o que é?

SaaS é um modelo de distribuição de software em nuvem. Os provedores de serviços em nuvem licenciam software de aplicativo em uma assinatura ou pagamento por uso para clientes que o acessam pela Internet. Os clientes podem criar aplicativos SaaS rapidamente, geralmente sob demanda, acelerando seu tempo de valor. 

Os clientes essencialmente alugam o software em uma base de pagamento conforme o uso, minimizando o custo inicial da implantação do software. Os custos para acesso SaaS podem flutuar com base no número de usuários cobertos por uma determinada assinatura, funcionalidade específica do aplicativo, níveis de uso e outras variáveis.

A manutenção do software é transparente para o cliente, pois o provedor de nuvem é responsável por manter e atualizar o aplicativo e gerenciar o ambiente de TI necessário para dar suporte a ele.

SaaS em redes

SaaS em redes se refere ao uso do modelo de entrega de software em nuvem para distribuir aplicativos de software de rede. A maioria das instanciações de SaaS para redes até o momento envolveu aplicativos hospedados em nuvem que os clientes empresariais usam para planejar, monitorar e gerenciar seus ambientes de rede.

Principais recursos do SaaS

As ofertas de SaaS incluem os seguintes serviços e funções, que são gerenciados pelo provedor de nuvem:

  • Configuração, acesso e manutenção do aplicativo
  • Atualização de tecnologia, incluindo atualizações de versão e correções de bugs
  • Suporte de TI relacionado ao aplicativo SaaS
  • Infraestrutura e programação de back-end
  • Gerenciamento e armazenamento de dados
  • Segurança de infraestrutura e instalações

Principais benefícios do SaaS

Há  cinco vantagens principais  em usar SaaS:

  1. Tempo acelerado para valor — O provedor de nuvem já instalou e configurou o aplicativo de software em sua infraestrutura. Quando um novo cliente se inscreve para usá-lo, o provedor de nuvem pode simplesmente provisionar uma instância de servidor virtual dele para esse cliente, deixando o aplicativo pronto para uso rapidamente.
  2. Custos mais baixos — O aplicativo SaaS reside em um ambiente compartilhado ou multilocatário, portanto, seus custos de manutenção e suporte são compartilhados entre todos os usuários, reduzindo custos para todos.
  3. Flexibilidade e escalabilidade — Soluções SaaS geralmente residem em ambientes de nuvem de hiperescala operados por provedores com infraestrutura massiva em todo o mundo. Elas oferecem escalabilidade de recursos quase infinita e a capacidade de aumentar e diminuir os recursos que você usa dinamicamente, conforme os requisitos flutuam. O preço do SaaS pay-as-you-go se ajusta automaticamente de acordo.
  4. Atualizações/melhorias tecnológicas automáticas — Quando o provedor de SaaS atualiza o aplicativo, a nova funcionalidade fica imediatamente disponível para todos os clientes.
  5. Simplicidade — As ofertas de SaaS são fáceis de usar, testar e implementar para uma prova de conceito. Os clientes também podem dar suporte a mais de uma instância do aplicativo SaaS para testar e implementar diferentes versões para uma migração tranquila.

Os principais problemas que o SaaS resolve

Um dos principais drivers do SaaS é que os clientes podem conservar recursos relacionados à instalação, gerenciamento e armazenamento de software de aplicativo e dados em suas próprias redes internas. Os departamentos de TI reduzem o custo, o tempo e a complexidade associados à compra, teste, implantação e manutenção de aplicativos de software internamente.

Especificamente, o SaaS alivia os seguintes problemas:

  • Desembolso de capital inicial e alto TCO — o SaaS pode reduzir o custo do consumo de TI em comparação aos modelos tradicionais de implantação local de três maneiras:
    • 1. Não há custos de capital iniciais necessários para implantar o aplicativo, como servidores físicos para hospedagem. 
    • 2. A manutenção/serviço é tratada pelo provedor de SaaS; os clientes não precisam encontrar o tempo e a experiência da equipe para implantar e gerenciar o aplicativo. O custo da manutenção do provedor de nuvem também é compartilhado entre todos os clientes que usam o aplicativo em uma configuração multilocação.
    • 3. Os requisitos de energia, refrigeração e imóveis/instalações para hospedar o aplicativo são absorvidos pelo provedor de nuvem.
  • Atrasos na implantação — As instâncias de aplicativos podem ser criadas rapidamente; as empresas não precisam gastar tempo para comprar, configurar, testar e implantar novos softwares. Dessa forma, o SaaS aumenta a agilidade dos negócios, permitindo que os clientes tenham acesso quase instantâneo ao software de aplicativo em suas organizações e adicionem ou removam instâncias sob demanda. Os aplicativos SaaS também foram projetados para simplificar os processos de computação para experiências aprimoradas do usuário final.
  • Desafios de acessibilidade e suporte —Quando o software é hospedado online, muitos usuários podem acessá-lo simultaneamente de qualquer lugar a qualquer hora, ajudando a facilitar o suporte de forças de trabalho cada vez mais distribuídas. Os provedores de SaaS podem dispersar geograficamente instâncias do software para ficarem mais próximos de usuários distribuídos para latência reduzida e tempos de resposta de aplicativo aprimorados.

Como funciona o SaaS?

O SaaS funciona usando um modelo de entrega de software sob demanda, em que os usuários acessam aplicativos pela Internet ou outra conexão de rede. Os provedores de SaaS absorvem o trabalho de instalar o software em servidores internos, configurá-lo e mantê-lo continuamente. Eles também hospedam os dados do aplicativo e fornecem a infraestrutura de TI e os serviços necessários para dar suporte ao aplicativo e aos dados do SaaS, tudo por uma taxa recorrente previsível.

Enquanto os provedores de SaaS se beneficiam da receita recorrente consistente, os clientes desfrutam de reduções no tempo e nas despesas de implantação, gerenciamento e operações. Os clientes também ganham acesso quase instantâneo a novas versões e recursos de software.

Opções de serviço e personalizações

Se necessário, os provedores de nuvem podem empregar tecnologia de suporte de um fornecedor terceirizado para aprimorar elementos do aplicativo SaaS. Uma opção de SaaS, chamada de “out-of-the-box”, é essencialmente uma configuração de software de aplicativo híbrido de nuvem/local. Você pode instalar software padrão em sua própria infraestrutura de TI, por exemplo, mas descarregar a hospedagem dos dados do aplicativo, interfaces de gerenciamento e possivelmente solicitações de serviço de TI relacionadas ao software para o provedor de nuvem.

Os fornecedores de SaaS podem fornecer programas abertos, configuráveis ​​e personalizáveis ​​que geralmente são compatíveis com tecnologias futuras. No entanto, algumas personalizações podem não ser compatíveis com tecnologias futuras ou interoperáveis ​​com outros equipamentos, então é melhor perguntar ao fornecedor sobre isso antecipadamente.

Para melhorar o R&S da sua empresa, conheça as soluções da JP&F Consultoria uma equipe Especializada em Recrutamento e seleção de profissionais de tecnologias, Executive Search e Headhunter Executivo para Indústria Financeira, Processamento de Cartões, Serviços Bancário, Ecommerce e Mercados de Capitais podemos ajudar você.

 

Conheça a JPeF: Consultoria uma equipe Especializada em Recrutamento e seleção de profissionais de tecnologias (TI) para Indústria Financeira, meios de pagamento, sistemas de pagamentos (Payments).

#RH #Recursos #Humanos #Talentos #aquisição #JPEF #JP&F #JPEF #Dados #JAVA #Recrutamento #Seleção #Seletivo #Currículo #Tech #TI #CV #Processo #Contratação #C++ #programador #programação #Engenheiro #pagamento #cobol #recruiter #Scala #Financeiro #payments #ISO8583 #AS400 #RPG #Adquirência #liquidação #sistemas #industria #mercado #capitais #equity #private #investimento #privado #emissores #cartão #credito #debito #Empresa #Agencia #Tecnologia #swift #processamento #ecommerce #Google #Cloud #AWS #Azure #Heroku #PaaS #PostgreSQL #MySQL #MongoDB

Compartilhe esse artigo: