Recursos Humanos: Como o RH desempenha um papel vital na transformação organizacional?

Recursos Humanos: Como o RH desempenha um papel vital na transformação organizacional?

Para permanecer à frente da concorrência, a transformação organizacional é importante para todas as empresas hoje. Talvez um dos aspectos mais importantes a considerar para a transformação da organização sejam  os recursos humanos ou os funcionários. É uma sorte que a maioria das empresas tenha superado a ideia de que os funcionários são apenas trabalhadores e os tenha reconhecido como recursos.

Sem recursos adequados, incluindo a contribuição humana, as estratégias e objetivos de negócios não podem ser alcançados. Nesse sentido, podemos perceber a necessidade de um assento de RH na mesa. Para começar, os líderes de RH são responsáveis ​​por moldar a cultura da empresa e orientar os funcionários no sentido de atingir os objetivos da empresa.

A gestão de talentos é o seu forte

Como os líderes de RH já entendem os objetivos, a visão e a missão da empresa, eles merecem um lugar à mesa. Em vez de se apresentarem como representantes dos colaboradores, os líderes de RH têm mais a oferecer, dadas as competências que possuem na gestão estratégica de talentos. Lembre-se de que os líderes de RH desempenham um papel significativo na aquisição, retenção, desenvolvimento, planejamento de desempenho e treinamento de talentos.

Neste ponto, todos podemos concordar que a transformação de uma empresa depende muito da sua força de trabalho ou dos seus recursos humanos. O departamento de RH precisa aconselhar os diretores da empresa sobre as medidas que devem ser tomadas para adquirir os melhores talentos e remunerá-los bem para retê-los. Bem, eles poderiam usar a ajuda de especialistas em controle de tempo.

O seu papel é garantir que tenham uma estratégia viável que mantenha a produtividade a longo prazo. Eles precisam elaborar um plano viável que cuide da sucessão para vários cargos e do recrutamento de novos talentos à medida que a empresa cresce. Uma vez que têm acesso à forma como a empresa funciona, à forma como os lucros são obtidos, ao desempenho de vários departamentos, às expectativas dos clientes e ao que impulsiona o crescimento, seriam mais valiosos como parceiros estratégicos do que como funcionários passivos.

Eles organizam a empresa

Hoje, a função de RH passou de tarefas principalmente administrativas para a tomada de decisões críticas, como decidir a estrutura organizacional que melhor se adapta ao modelo de negócios de uma empresa. Os líderes de RH raramente trabalham para atingir seus objetivos, mas sim os objetivos da empresa. Eles são capazes de demonstrar o valor de uma estrutura organizacional e a necessidade de distribuir funções aos funcionários da empresa mais adequados.

Ao elaborar a estratégia de transformação de uma organização, o tempo é muito importante. Os líderes de RH estão em condições de aconselhar sobre uma melhor gestão do tempo no escritório . Além disso, eles podem calcular ou estimar o tempo necessário para transformar um funcionário para atingir todo o seu potencial. Eles podem avaliar o tempo e o trabalho necessários, incluindo treinamento para que os funcionários estejam totalmente alinhados com os objetivos da empresa. Devido ao tempo e aos recursos utilizados para que um funcionário “amadureça” totalmente e se torne um “ativo” da empresa, eles também precisam descobrir a melhor maneira de retê-lo ou preparar outra pessoa para a sucessão.

Eles moldam a cultura da empresa


Os líderes de RH se esforçam muito para manter a cultura da empresa e comunicar aos funcionários a importância de trabalhar para atingir os objetivos da empresa. Eles também são responsáveis ​​pela análise de desempenho e recomendações caso sejam necessárias algumas alterações. Eles garantem que os funcionários não desperdicem horas de trabalho valiosas através da criação de sistemas de controle de tempo de qualidade no escritório. Muito tempo útil é desperdiçado em troca de socos, desperdício de tempo e arrastamento geral de projetos, algo que os líderes de RH são capazes de monitorar e minimizar antes que seja tarde demais.

Os líderes de RH que conhecem suficientemente os objetivos, estratégias, visão e missão da sua organização podem ser um grande recurso quando autorizados a sentar-se à mesa. Eles não apenas trazem seus conhecimentos, mas também ouvem e entendem o rumo que a empresa está tomando para que possam encontrar mecanismos viáveis ​​para atingir os objetivos definidos. Eles também são responsáveis ​​por lidar com diversos obstáculos que levam à redução da produtividade e ao crescimento geral de uma organização.

Em suma, os líderes de RH desempenham um papel vital no bem-estar e na transformação de uma empresa e, portanto, precisam de um lugar à mesa. Eles são mais parceiros de negócios do que funcionários.

Conheça a JPeF: Consultoria e descubra nossas soluções personalizadas e inteligentes, pensadas em você!

#líderes #RH #objetivos #estratégias #missão #organização #produtividade #crescimento #bem-estar  #transformação #empresa #parceiros #negócios #funcionários #clientes #recursoshumanos #JP&F #JPEF #Consultoria #Agencia #Emprego #trabalho #Cultura #inovação #gestãodetalento #inteligenciaemocional #aquisição #retenção #desenvolvimento #planejamento #desempenho #treinamento #talentos.

 

Compartilhe esse artigo: