Recrutamento e Seleção: Proativo versus Reativo: Qual é a diferença?

Recrutamento e Seleção: Proativo versus Reativo: Qual é a diferença?

Sua estratégia de recrutamento atual é responsável por moldar a identidade da força de trabalho da sua empresa. É um recruta de qualidade ou um contratado com pressa; tudo depende de como você planeja seu fluxo de trabalho de recrutamento. 

O recrutamento proativo e reativo são as duas formas distintas de responder à procura de aquisição de talentos. Mesmo antes de ocorrer a necessidade de contratação, o recrutamento proativo concentra-se em encontrar, conectar-se e atrair candidatos. Embora encontrar novos funcionários para cargos que acabaram de abrir seja o que chamamos de recrutamento reativo.

Há apenas dez dias úteis de diferença para que um candidato de destaque disponível seja contratado pelas agências. Assim, se você deseja os melhores recursos para sua empresa, deve entender o que melhor se adapta às suas demandas organizacionais. É recrutamento proativo ou reativo; Vamos descobrir neste blog. 

Significado de recrutamento proativo
Então, basicamente, o que é recrutamento proativo? O processo de encontrar, interagir e atrair candidatos antes de precisar deles é conhecido como recrutamento proativo.  

No recrutamento proativo, você busca ativamente candidatos para criar um conjunto de talentos para escolher quando precisar preencher uma vaga. Entrevistar candidatos para um cargo que ainda não está vago pode parecer arbitrário, mas fazê-lo adiciona uma camada de comunicação entre gestores de recrutamento e potenciais funcionários. 

Significado de recrutamento reativo
Em vez de se preparar para necessidades futuras, o recrutamento reativo satisfaz uma necessidade imediata de mão-de-obra. É o método de recrutamento mais básico e convencional . A ideia de contratação reativa é baseada na demanda e, portanto, é mais pressurizadora e desorganizada. O processo de contratação só é iniciado após a realização de convite interno para substituto. Os empregadores enfrentam uma pressão excessiva de tempo para encontrar e adquirir os melhores talentos para o cargo devido à urgência de preencher a vaga. 

Medidas proativas de recrutamento
Uma pesquisa revelou que mais de 70% dos candidatos procuram emprego passivamente. Isso significa que eles estão interessados ​​em oportunidades, mas não estão procurando ou se candidatando ativamente a empregos. Portanto, faz sentido que os recrutadores se envolvam proativamente com os clientes potenciais e antecipem as necessidades de recrutamento, dada a duração do processo de contratação e o custo por contratação, que estão aumentando. As seguintes medidas certamente ajudarão no seu planejamento proativo de recrutamento técnico: 

Dar prioridade à fiscalização do mercado. Entenda as tendências atuais e as exigências do mercado. 

Realizar entrevistas considerando as necessidades futuras da empresa.

Reavaliar: O que é necessário, o que pode ser alterado e o que pode ser removido? 

Fique de olho no andamento e nas atividades do negócio. 

Tente vender o potencial da empresa e a imagem da marca do empregador para quem procura emprego.

Estratégias de recrutamento proativo
A estratégia de recrutamento proativa ideal pode variar dependendo de diversas variáveis, incluindo o setor, os cargos necessários e o tamanho da equipe. No entanto, existe um conjunto de  técnicas ativas de busca de candidatos que você pode implementar. Aqui está o que você precisa fazer: 

Encontre as melhores fontes de talentos trabalhando com equipes de contratação. Postagens online, criação de um banco de dados específico dentro da empresa ou publicidade boca a boca podem ser usadas para contratar talentos de qualidade.

Entre em contato com os principais candidatos da sua lista para uma entrevista. Conheça os pontos fortes dos seus candidatos antes de decidir se eles atendem às características exigidas.

Continue interagindo com potenciais candidatos . Mantenha contato com eles por telefone, e-mail ou qualquer outra plataforma social para que saibam que você não se esqueceu deles.

Convide potenciais contratados a se inscreverem para que possam se juntar à equipe. Descreva as vantagens que eles obterão e como sua equipe pode ajudá-los a alcançar seus objetivos profissionais. Dessa forma, as organizações atingem efetivamente as metas e objetivos de recrutamento com mais rapidez. 

Proporcione uma melhor experiência ao candidato e diminua o esforço do candidato. Peça apenas as informações realmente necessárias, em vez de obrigá-los a preencher um formulário extenso. 

Benefícios do recrutamento proativo
1. Melhor experiência do candidato

Um processo de recrutamento proativo é benéfico porque promove a comunicação e o incentivo. Os clientes em potencial podem ser mais abertos sobre o que procuram em uma carreira e por que a função/empresa é ou não adequada. Esse fator estimulante proporciona uma melhor experiência ao candidato.

2. Redução de tempo
O recrutamento proativo é algo que é feito durante todo o ano. O demorado processo de criação de descrições de cargos , publicação em painéis de empregos e avaliação de currículos é reduzido. Ele permite que você reduza drasticamente o tempo de contratação, colocando os melhores clientes em potencial à sua frente antes de preencher a vaga.

3. Maior alcance do candidato
Conhecer seus candidatos potenciais é benéfico para objetivos de longo prazo. O recrutamento proativo permite que você enfatize os melhores candidatos, evitando contratações precipitadas ou abaixo da média. Ele oferece bastante tempo para investigar possíveis contratações, examinar seus históricos de trabalho e conversar com eles sobre suas experiências anteriores e expectativas para responsabilidades futuras, permitindo que você monte a maior equipe possível.

4. Custo por contratação reduzido
O recrutamento proativo economiza dinheiro porque muitas vezes elimina a necessidade de bônus ou incentivo à contratação. Quando um dos membros de sua equipe sai, sua renda e seu moral podem ser prejudicados. Isso não apenas afeta seus resultados financeiros, mas também pode desmotivar os funcionários devido à pressão excessiva no trabalho. No entanto, recrutar candidatos de forma proativa evita que você e suas finanças tenham esse incômodo. 

5. Melhor cultura empresarial

Os gerentes de contratação e recrutadores têm mais tempo para conhecer os candidatos quando o processo de contratação seguido é proativo. Se os candidatos avaliarem os princípios e a cultura da empresa antes de tomar uma decisão, isso poderá ajudar a melhorar a retenção de pessoal. Sua equipe ficará mais feliz e terá melhor desempenho como um todo se você contratar proativamente os melhores candidatos.

Desvantagens do recrutamento reativo
1. Vacância Prolongada
O recrutamento reativo aumenta a possibilidade de os cargos permanecerem vagos por um período prolongado. Dada a situação atual do mercado de trabalho, existem empregos disponíveis, mas é difícil encontrar talentos de qualidade. Além disso, os candidatos muitas vezes hesitam em mudar de emprego, a menos que lhes sejam oferecidas melhores oportunidades e salários do que os seus empregos atuais. 

2. Pressão excessiva sobre o pessoal existente
Você pode enfrentar a possibilidade de sobrecarregar sua equipe atual, em alguns casos triplicando a carga de trabalho ou retardando o avanço dos funcionários mais jovens. Além disso, algumas tarefas podem ser esquecidas ou entregues a outros membros da equipe durante o período de busca do candidato certo para o cargo e, assim, outros podem acabar se sentindo sobrecarregados.

3. Não conseguir talentos de qualidade
Quando estiver em uma situação vulnerável, é possível agarrar a primeira pessoa que você vê e avançar rapidamente no processo para incluí-la. Isso pode resultar em períodos probatórios fracassados, em uma má adequação à equipe ou até mesmo em um desalinhamento entre o conjunto de habilidades do candidato e os requisitos do cargo.

4. Demorado
A contratação reativa requer muito tempo. Normalmente, leva de 6 a 12 semanas para concluir o processo de contratação, desde a publicação da oportunidade de emprego até a extensão de uma oferta, dependendo da oportunidade de emprego e dos conhecimentos e habilidades necessárias.

5. Pode aumentar o custo por locação
Para atender às suas necessidades urgentes, as empresas poderão até ter de gastar muito dinheiro na contratação de trabalhadores contratados. A pressão para preencher a vaga pode levar a más escolhas de recrutamento e também resultar no aumento dos custos de contratação. 

Medidas reativas de recrutamento
As práticas de recrutamento reativo concentram-se exclusivamente no preenchimento de vagas e não são estruturadas antes da exigência e, portanto, raramente terminam com os melhores talentos. Embora o mercado de trabalho possa por vezes ser incerto, é pouco provável que construir uma equipa totalmente baseada nas necessidades de pessoal resulte na geração de recursos para a empresa. No entanto, as seguintes medidas podem ser soluções rápidas para contratações apressadas:

Observe as tendências do mercado no emprego de curto prazo. 

Realize revisões e reexamine desculpas de problemas de saúde e doenças. 

Verifique o número de funcionários. Observe se está aumentando, diminuindo ou congelando. 

Diferença entre recrutamento proativo e reativo
Para resumir tudo: aqui está uma diferença de três pontos entre recrutamento proativo e reativo. 

O recrutamento proativo está se preparando para as vagas com antecedência. Por outro lado, o recrutamento reativo depende de execução quando surge a necessidade de preenchimento de uma vaga. 

No recrutamento proativo, você já tem um conjunto de talentos de candidatos qualificados dispostos a ingressar na sua organização. Aumenta a retenção de candidatos e melhora a experiência do candidato . Porém, com o recrutamento reativo, a vaga geralmente fica vaga por um período prolongado, criando situações de prejuízo para a empresa. 

Quando você monitora proativamente o fluxo de trabalho de recrutamento de sua empresa, reduz o tempo geral de contratação e o custo de contratação, ao passo que confiar no recrutamento reativo aumenta a pressão e aumenta as chances de contratações inadequadas.  

O que é melhor, proativo ou reativo?
No encerramento, fica evidente que a contratação proativa é o método ideal que toda empresa deve seguir para atender às demandas de aquisição de talentos do escritório. Ele permite que os recrutadores se conectem com as melhores pessoas em todos os setores com menos investimento, tempo de contratação reduzido e comunicação melhorada. Vários exemplos de recrutamento industrial proativo sugerem abandonar o método de contratação regressivo e avançar com métodos de recrutamento mais planejados e bem executados para um fluxo de trabalho de recrutamento tranquilo.  

 

Conheça a JPeF: Consultoria e descubra nossas soluções personalizadas e inteligentes, pensadas em você!

#recrutamentoproativoereativo #melhoraaexperiênciadocandidato #Osgerentesdecontrataçãoerecrutadores #buscadocandidatocerto  #publicaçãodaoportunidadedeemprego #Aspráticasderecrutamento #melhoraaexperiênciadocandidato #RH #Recursoshumanos #Empregos #Trabalho #Agencia #Consultoria #JPEF #JP&F JPeF #Vagas 

 

 

Compartilhe esse artigo: