Recrutamento às cegas: diversidade como atrair talentos

Recrutamento às cegas: diversidade como atrair talentos

O fenômeno da discriminação no local de trabalho foi - e ainda é - um problema para a maioria das empresas no mundo todo. A triagem cega pode ser uma forma de mitigar esse problema?

Um alarmante 78% dos funcionários negros e de minorias étnicas foram às vezes ou frequentemente excluídos de qualquer processo de tomada de decisão. Além disso, a discriminação na contratação não diminuiu nos últimos 25 anos contra candidatos negros nos Brasil

Alguns recrutadores tendem a discriminar involuntariamente, caindo nas armadilhas de vieses cognitivos durante o processo de contratação . Uma solução confiável para a discriminação é implementar uma abordagem de contratação cada vez mais popular - "triagem cega".

O que é triagem cega?
Ao implementar a triagem cega, informações pessoalmente identificáveis ​​sobre os candidatos são removidas e desconsideradas. Os recrutadores se tornam “cegos” para qualquer informação que possa desencadear vieses inconscientes. Essas informações incluem:

Gênero

Idade

Nome

Qualificações acadêmicas

Origem racial

Interesses pessoais

Este método foi implementado inicialmente nos anos 70. A Boston Symphony Orchestra foi pioneira em audições às cegas para combater a indústria de músicos quase exclusivamente brancos, a fim de criar uma orquestra mais diversa. Um estudo de pesquisadores de Harvard e Princeton revelou que a audição às cegas aumentou as chances das mulheres de serem contratadas em quase 100%.

Mas as audições às cegas também são muito populares no século XXI, especialmente depois que o programa de TV "The Voice" trouxe à tona esse tipo de "triagem de candidatos" desde que começou a ser exibido.

É claro que o processo de seleção às cegas pode ter começado na indústria musical, mas não demorou muito para mudar o cenário de contratação corporativa.

Os benefícios da triagem às cegas
Diversidade e inclusão no local de trabalho provaram estar diretamente correlacionadas com um aumento na receita . As empresas podem atingir resultados tangíveis na receita , já que um aumento de 1% na diversidade de gênero tem um impacto de 3% no aumento da receita, enquanto um aumento de 1% na igualdade racial tem 9%. A triagem cega cria um processo livre de preconceitos desde o início.

Ao “colocar uma venda” nos recrutadores por meio desse processo, é possível extrair diversos benefícios:

Controle de viés: ao omitir todas as informações pessoalmente identificáveis ​​sobre um candidato, você consegue focar nas duas coisas que mais importam: sua personalidade e habilidade bruta. Nenhum julgamento ou viés inconsciente é possível quando não há informações que levem ao acima.

Um grupo maior de candidatos: remover vieses inconscientes incentivará candidatos relutantes por causa de vieses passados ​​a se candidatarem a uma vaga de emprego. Isso dá mais opções aos empregadores diversos. A melhor aplicação para gerenciar esse processo seria uma solução de tecnologia de RH (por exemplo: Valorae ).

Meritocracia: a triagem às cegas permite reduzir o preconceito inconsciente e focar nos candidatos que mais merecem o emprego, com base na adequação de habilidades e traços de personalidade.

Aumento da Diversidade: Seus benefícios vieram para ficar . O processo de triagem às cegas ajuda a aumentar a diversidade ao remover os preconceitos inconscientes dos recrutadores. Ele também amplia o escopo de candidatos adequados.

Indivíduos mais qualificados: indivíduos altamente qualificados provavelmente serão capazes de superar avaliações imparciais, agregando capital humano significativo a qualquer empresa.

Então, o que vem depois?
Ao pesquisar um processo de triagem às cegas, quais recursos você deve procurar em uma ferramenta de RH?

Baseado cientificamente: garante que a avaliação não seja baseada em palpites, mas sim em evidências científicas concretas.

Simplificado: toda a equipe de recrutamento deve ser capaz de avaliar os candidatos com base nos mesmos critérios.

Experiência do candidato : uma avaliação favorável ao candidato alivia o nervosismo do candidato.

Experiência do usuário: ter uma interface de usuário fácil (por exemplo, recrutadores e gerentes de contratação) para interpretar os resultados com facilidade e maximizar seu uso.

Custo-benefício: as avaliações devem ser acessíveis a todos, não apenas às empresas da Fortune 500.

Validade e Confiabilidade: a validade assegura que as escalas medem as variáveis ​​que deveriam. A confiabilidade assegura que a validade seja consistente.

Há muitas oportunidades para tentar diferentes processos de triagem às cegas para avaliar seus candidatos. Faça sua pesquisa e escolha um que seja mais conveniente para você e sua equipe de recrutamento.

Para melhorar a gestão da sua empresa, conheça as soluções da JP&F Consultoria uma equipe com expertise em (RH) Recrutamento e seleção, Executive Search e Headhunter Executivo podemos ajudar você.

#Aquisição #Pessoas #Seleção #Talentos #Recrutamento #Seletivo #Processo #Contratação #Recruiter #Vagas #CV #Currículo #Tech #SoftSkills #Hardskills #headhunter #executivesearch #executivo #C-Level #Profissional #Gestão #Equipe #Araguari  #Liderança #Inteligencia #emocional #TI #Sistemas #Uberlandia #Minas #Gerais #Uberaba #software #Projetos #gerenciamento #RH #São Paulo #GO #Recursos #Humanos #Pool #Carreira #trasição #networking #sourcing #organização #Caldas #Novas #catalão #atração #retenção #consultoria #agencia #JPEF #JPeF #JP&F

 

 

Compartilhe esse artigo: