Recruiter Hard Skills: Habilidades técnicas o que são?

Recruiter Hard Skills: Habilidades técnicas o que são?

Você não pode avaliar seus funcionários ou candidatos em potencial sem pensar em hard skills . Elas nos dizem se um indivíduo tem o conhecimento e as habilidades necessárias para desempenhar uma função específica dentro de uma organização.

A seguir, explicaremos o que são, por que são importantes e como a tecnologia pode nos ajudar a medi-las.  

O contexto atual

Hard skills não são nenhuma novidade. Elas são simplesmente o conhecimento especializado e as habilidades técnicas que um funcionário possui . O termo em si, no entanto, se tornou moda graças a um foco no outro lado da moeda: soft skills , que são relacionadas aos traços de caráter inatos de um indivíduo.

As empresas têm dado mais importância às soft skills nos últimos anos, vendo-as como o que realmente diferencia um funcionário do outro. Ao mesmo tempo, isso também fez com que os especialistas em RH olhassem mais de perto para as hard skills .

Habilidades duras e habilidades suaves são igualmente importantes para funcionários e empresas . Os funcionários devem nutrir essas habilidades, enquanto as empresas devem incentivá-las e dar aos funcionários as ferramentas de que precisam para se desenvolver.

O que são habilidades técnicas?

O termo hard skills se refere a todas as habilidades técnicas ou conhecimento que podem ser obtidos por meio de educação e experiência de trabalho para completar uma tarefa específica. Por exemplo, proficiência em idiomas, programação web, manuseio de ferramentas, etc.

Também conhecidas como habilidades técnicas, elas são específicas e relevantes para a função e nível de responsabilidade. Enquanto um contador precisa saber como conciliar um extrato bancário, um programador provavelmente acharia essa habilidade irrelevante em seu trabalho diário. Então, cada posição em uma empresa precisará de sua própria lista de hard skills específicas.

A importância das hard skills

Habilidades técnicas são importantes porque demonstram a competência técnica de um funcionário , o que é particularmente relevante para certas profissões.

As equipes de RH devem prestar atenção especial a essas habilidades, pois elas definem a área de especialização do candidato e indicam se ele possui experiência e conhecimento suficientes.

Por exemplo, se eles estiverem procurando contratar um desenvolvedor web, o primeiro passo será verificar as linguagens de programação listadas no currículo para ver se elas atendem às necessidades da empresa. 

As habilidades técnicas são a vitrine de um funcionário que permite que ele se diferencie dos demais.

A diferença entre hard skills e soft skills

Os perfis dos funcionários são compostos pelo que chamamos de hard skills, as habilidades que podem ser aprendidas e demonstradas, e aquelas conhecidas como soft skills . Estas últimas são habilidades interpessoais intrínsecas ao caráter de um indivíduo, ou, se preferir, as habilidades com as quais nascemos.

Hard skills, portanto, são habilidades adquiridas por meio de treinamento, enquanto soft skills são talentos pessoais que alguém desenvolve naturalmente desde jovem. Então, estamos falando de empatia, liderança, habilidades de comunicação, trabalho em equipe, etc.

Avaliar habilidades sociais se tornou uma prioridade máxima no recrutamento, pois, embora as empresas busquem funcionários competentes e qualificados, elas também querem pessoas que contribuam para um ambiente de trabalho positivo e se identifiquem com a filosofia da organização. 

Outra diferença entre hard skills e soft skills é que, embora hard skills sejam fáceis de adquirir por meio de treinamento , soft skills são características inatas. Elas podem ser trabalhadas, mas exigem muito mais esforço.

Finalmente, hard skills são muito mais fáceis de identificar e medir do que soft skills. Precisamos projetar sistemas e usar tecnologia especializada para avaliar soft skills para cada funcionário.

Como a tecnologia pode ajudar você a analisar as habilidades técnicas dos seus funcionários

Analisar as hard skills dos seus funcionários é simples, desde que eles tenham qualificações ou certificados dos cursos que concluíram. No entanto, está se tornando mais comum que os funcionários adquiram habilidades autodidatas por seus próprios meios.

Nesses casos, a melhor maneira de verificar o nível de um funcionário ou candidato é fazer um teste . Dessa forma, podemos medir e avaliar seu conhecimento sobre um determinado tópico objetivamente, ao mesmo tempo em que comparamos com os outros.

Todas essas informações podem ser inseridas no software de RH para criar uma matriz de competências . Esta tabela nos ajuda a visualizar as habilidades demonstradas pelos funcionários de uma empresa. Normalmente, isso inclui todas as competências relevantes, tanto aquelas que estão disponíveis quanto aquelas que a equipe não tem. É uma ferramenta muito útil e visual para concluir uma análise de competências.

3 passos para melhorar as habilidades técnicas

O processo exato irá variar dependendo das habilidades técnicas que você deseja melhorar, mas há um método comum básico com três etapas:

Invista em você mesmo

Nós ganhamos novas habilidades profissionais por meio de treinamento especializado , cursos ou programas. Isso significa que você definitivamente precisará investir seu tempo e possivelmente abrir mão de algum dinheiro também.

A boa notícia é que há muitas plataformas de aprendizagem diferentes disponíveis, incluindo alguns excelentes exemplos online, como Coursera , Alura e outros.

A prática leva à perfeição

Habilidades duras também podem ser melhoradas e aperfeiçoadas. Com a prática, podemos refinar nossas técnicas e nos tornar muito mais competentes e eficazes em nosso trabalho.

Encontre um mentor

A orientação de outro profissional mais experiente geralmente é uma maneira rápida de entender uma tarefa específica, obter conselhos práticos e aprender coisas novas.

Conheça a JP&F: Consultoria e descubra nossas soluções personalizadas e inteligentes, pensadas em você!

#Habilidades #técnicas #hardskills #candidatos #potencial #conhecimento #especializado #habilidades #funcionário #softskills #JPEF #JPeF #JP&F #Consultoria #RH #Recursos #Humanos #treinamento #desenvolvimento #talento #pessoas #gestão #competências #matriz #dados #base #Inteligência #artificial #profissional 

Compartilhe esse artigo: