Quais são os motivadores do engajamento dos funcionários

Quais são os motivadores do engajamento dos funcionários

A maioria das empresas comete o erro de tratar o engajamento dos funcionários como uma tarefa obrigatória e começa a acelerar conforme a hora de realizar pesquisas de engajamento se aproxima. Mas antes de começar a elaborar sua próxima pesquisa, você precisa primeiro compreender os fatores que impactam o engajamento dos funcionários em geral. Existem cinco principais impulsionadores do engajamento dos funcionários:

  • Propósito
  • Desenvolvimento
  • Gerentes atenciosos
  • Conversas em andamento
  • Foco nos pontos fortes

Como você deve ter percebido, bons salários e boas vibrações dos colegas nem sempre são suficientes para manter os funcionários engajados. Embora dar propósito e significado ao trabalho deles possa ser útil para impulsionar o engajamento dos funcionários, você também precisa se concentrar nas outras áreas-chave mencionadas acima.  Entre em contato conosco hoje mesmo para saber mais sobre como podemos ajudar você.

Os funcionários desejam conexões positivas com outras pessoas na organização, especialmente com um gestor que possa guiá-los para o próximo nível. Um gestor atencioso pode desempenhar um papel fundamental no engajamento dos funcionários. Além disso, conversas francas e constantes sobre os objetivos da empresa e como os funcionários podem ajudar a organização a alcançá-los têm o potencial de promover ainda mais o engajamento dos funcionários.

Outro ponto importante é que as organizações invistam no crescimento e desenvolvimento dos funcionários. Existem diversos cursos e programas de treinamento que podem ajudar os funcionários a aprimorar suas habilidades e conhecimentos. Embora esses programas possam manter os funcionários engajados, funcionários qualificados também podem contribuir mais para o sucesso da organização.

Por fim, a gerência e os líderes executivos devem se comunicar com a equipe e tentar identificar os pontos fortes de cada funcionário. Concentrar-se nos pontos fortes permitirá que a empresa extraia o melhor de cada funcionário e garanta a implementação de iniciativas personalizadas para engajá-los plenamente.

As 3 Personas do Engajamento dos Funcionários
Ao administrar uma organização, você encontrará funcionários com diferentes níveis de engajamento. Como cada funcionário tem uma percepção única dos objetivos da empresa e de seu trabalho, é necessário estabelecer estratégias adequadas de engajamento para atender às necessidades individuais de todos os funcionários. Em termos de níveis de engajamento, os funcionários podem ser classificados em três principais personas:


Funcionários engajados geralmente demonstram entusiasmo pelo trabalho e pelo ambiente de trabalho e se envolvem ativamente no que fazem. Possuem alto desempenho e são inovadores, sempre dispostos a ajudar a organização a progredir. Quando um funcionário está comprometido com a missão e a visão da organização, é muito mais provável que se esforce e dedique mais horas ao trabalho. Ter funcionários altamente motivados também pode incentivar seus colegas de trabalho e criar relacionamentos sólidos dentro da organização.

Não engajado

Ativamente Desengajado
Quando uma parcela significativa da sua força de trabalho está desengajada, isso significa que suas necessidades de engajamento não foram atendidas e que eles estão ativamente insatisfeitos ou ressentidos com sua função. Você pode identificar esse tipo de funcionário, pois eles geralmente passam o tempo falando negativamente sobre seus colegas de trabalho, projetos atuais e líderes. Na maioria dos casos, esses funcionários buscam ativamente outras oportunidades de emprego, pois não planejam permanecer em seus empregos atuais por longos períodos. Infelizmente, o desengajamento corrói as realizações de funcionários engajados com sucesso, ou até mesmo os desmotiva, tornando os esforços de engajamento dos funcionários um problema que afeta toda a empresa.

Como melhorar o engajamento dos funcionários: 16 maneiras
Aumentar o engajamento dos funcionários está longe de ser uma tarefa impossível, e os benefícios que isso trará para a sua empresa certamente valem o esforço. Mas melhorá-lo requer planejamento cuidadoso e envolvimento de toda a sua equipe de liderança. Se você se deparar com funcionários desengajados ou ativamente desengajados do trabalho, precisará usar as seguintes medidas para melhorar o engajamento dos funcionários no seu ambiente de trabalho.

1. Modele os valores e a missão da sua empresa
Os funcionários se sentem mais engajados no trabalho quando acreditam na missão e nos objetivos da empresa e têm um propósito que os inspira constantemente. Concentre-se em criar uma declaração de missão e uma lista de valores da empresa para treinar seus funcionários. Essa prática garantirá que todos os funcionários da empresa entendam a importância dos valores da organização, como seu trabalho impacta os negócios e o que se espera deles.  Entre em contato com a JP&F Consultoria de recursos humanos & Recrutamento e Seleção Talentos, podemos ajudá-lo a construir uma equipe de alta performance!

2. Melhore a eficiência no local de trabalho
Um ambiente de trabalho eficiente melhora o moral e a satisfação dos funcionários, e eles geralmente são mais eficientes quando suas necessidades de engajamento são atendidas. Você pode se concentrar em melhorar a eficiência no trabalho implementando novas tecnologias e fluxos de trabalho mais estruturados para otimizar seus processos. Além disso, salários em dia, acesso a ótimos benefícios e transparência na folha de pagamento podem ajudar a aumentar a produtividade no local de trabalho e incentivar os funcionários a entregar resultados de maior qualidade.

3. Colete feedback anônimo
A maioria dos funcionários tem opiniões específicas sobre o trabalho que realiza e sabe como ele pode ser otimizado. No entanto, muitas vezes hesitam em compartilhar suas sugestões com os gerentes, acreditando que isso pode afetar negativamente seus empregos. Para melhorar o engajamento dos funcionários no local de trabalho, você precisa saber como eles se sentem em relação ao seu trabalho. Portanto, em vez de colocá-los em uma situação difícil, considere coletar feedback dos funcionários por meio de pesquisas anônimas de engajamento. Isso dá a cada indivíduo a oportunidade de expressar suas opiniões e incentiva uma comunicação honesta e aberta. O feedback pode ser essencial para o sucesso do engajamento da sua equipe.

4. Concentre-se em envolver a gestão
Não há como negar que o engajamento dos gestores tem uma influência significativa sobre os funcionários. Estudos também sugerem que funcionários que se sentem bem apoiados por seus gestores têm 3,4 vezes mais chances de se sentirem engajados no ambiente de trabalho. Ao elaborar uma estratégia para melhorar o engajamento da força de trabalho, atendendo às necessidades individuais de cada funcionário, você também deve se concentrar em engajar a gestão para impulsionar o engajamento geral em toda a hierarquia corporativa.

5. Dê aos funcionários uma espiadinha nos bastidores
Seus funcionários podem não se sentir engajados no trabalho se não tiverem clareza sobre o motivo pelo qual estão realizando uma tarefa específica. Embora divulgar todos os detalhes do projeto para sua equipe não seja obrigatório, você pode dar uma olhada rápida nos objetivos e resultados esperados do projeto para aumentar o envolvimento da equipe. Essa prática ajudará seus funcionários a se sentirem parte integrante do projeto e os incentivará a ter um desempenho melhor.

6. Reconheça o sucesso e recompense os funcionários
Encontrar os funcionários mais engajados no ambiente de trabalho não é uma tarefa difícil. Esses funcionários geralmente são os mais motivados. Eles nunca hesitam em se esforçar mais em seus trabalhos. Se você deseja que eles contribuam consistentemente para o sucesso da sua empresa, precisa reconhecer seus esforços e demonstrar que você os valoriza. Incentive os gestores a incluir o reconhecimento positivo em suas atividades diárias, como usar canais de comunicação para reconhecer sucessos individuais e compartilhar reconhecimentos, feedback positivo e datas comemorativas com toda a equipe. Por fim, você pode recompensar o desempenho e as conquistas excepcionais dos funcionários por meio de programas de incentivo.

7. Mantenha o horário de expediente aberto
Muitos funcionários têm dificuldade em manter uma conversa franca e honesta com a liderança da empresa. Você pode ajudar a eliminar essa hesitação e facilitar a continuidade de práticas saudáveis de comunicação para os funcionários, reservando um tempo semanal ou mensal para algumas conversas individuais opcionais. Durante esse período, a liderança da organização deve se concentrar em manter as linhas de comunicação abertas com os membros da equipe. Embora os líderes da empresa geralmente tenham uma agenda lotada, reservar pequenos, mas frequentes períodos de tempo para uma comunicação franca pode ajudar a aumentar o engajamento dos funcionários.

8. Incentive o pensamento inovador
Os funcionários frequentemente têm novas ideias sobre como otimizar e agilizar suas tarefas e atribuições. Se a sua empresa não estiver ativamente aproveitando o feedback e as sugestões para gerar insights práticos, estará perdendo uma oportunidade significativa de aprimorar as operações organizacionais. Trocar ideias com os funcionários sobre melhorias costuma ser a base para a criatividade e a inovação. Coletar e implementar essas inovações pode aumentar o moral, a motivação e a produtividade geral dos funcionários.

9. Oportunidades de treinamento cruzado
Funcionários motivados desejam expandir sua base de conhecimento e conjunto de habilidades para progredir na carreira ou simplesmente aprender coisas novas. Permitir que esses funcionários acompanhem outro membro da equipe ou recebam treinamento em diferentes funções dentro da organização pode ajudá-los a se sentirem engajados e a entender melhor como as diferentes equipes da empresa trabalham juntas. Ao incentivar uma compreensão mais ampla de outras funções dentro da organização, você pode manter um relacionamento mais coeso entre os departamentos.

10. Esteja aberto a transferências internas e movimentos laterais
Às vezes, os funcionários podem se interessar mais por outras funções durante o treinamento interdepartamental. Permitir que os funcionários façam transferências internas ou mudanças laterais pode ajudá-los a se sentirem mais bem-sucedidos em suas carreiras. Quando os funcionários entendem que uma organização está aberta à mobilidade, isso cria uma cultura de trabalho na qual os funcionários se sentem valorizados, engajados e realizados em suas funções.

11. Eventos de Networking Interno
Oportunidades de networking interno podem ser eventos simples, como happy hours, almoços ou encontros informais. Esses eventos permitem que os membros da equipe passem um tempo juntos fora do trabalho e se conheçam. Os funcionários podem usar essas oportunidades para desenvolver ou aprimorar seus relacionamentos e resolver conflitos ou frustrações que possam surgir entre as equipes dentro da empresa. Em última análise, esses eventos promovem a comunicação, a abertura e a resolução de problemas para todos os envolvidos.

12. Trabalho voluntário em horário comercial
Em quase todas as empresas, há funcionários que dão grande importância à construção de comunidade e à responsabilidade social e desejam que seus empregadores tomem providências. As empresas podem demonstrar um compromisso sincero com esses esforços permitindo que os funcionários participem de serviços comunitários durante o horário de trabalho. Para incentivar ainda mais o voluntariado, as organizações podem até permitir que os funcionários selecionem instituições de caridade e causas específicas para se concentrarem durante os passeios em equipe.

13. Fornecer bases para o avanço na carreira
Além de incentivar transferências internas e movimentações laterais, você pode motivar os funcionários a progredirem na carreira pagando por cursos, permitindo que participem de workshops ou designando mentores dentro da empresa. Essas práticas podem ajudar a expandir seus conhecimentos e motivá-los ainda mais para o sucesso. Ao mesmo tempo, podem aumentar a satisfação no trabalho, torná-los mais produtivos, aumentar sua motivação para implementar e adotar novas tecnologias e reduzir a rotatividade.

14. Incentive a saúde e o bem-estar
Os custos com saúde representam uma das maiores despesas no ambiente de trabalho moderno. As empresas podem ajudar a mitigar esses custos oferecendo soluções simples, como descontos em academias, competições mensais de caminhada, aulas de ioga na hora do almoço e opções de lanches saudáveis no escritório. Essas práticas podem reduzir os gastos com saúde e melhorar o engajamento e o bem-estar geral dos funcionários.

15. Incentive projetos apaixonantes
A maioria das pessoas tem interesses e projetos pelos quais é apaixonada e gostaria de ter tempo para se dedicar a eles. Considere reservar um tempo para seus funcionários se dedicarem aos projetos que os apaixonam durante o horário de trabalho. Incentivar o pensamento inovador e inovador beneficiará sua empresa a longo prazo. Sem mencionar que essas iniciativas aumentarão o engajamento, o moral e a satisfação dos funcionários no trabalho.

16. Treine os gerentes nas melhores práticas de engajamento dos funcionários
Se você deseja aumentar o engajamento dos funcionários, ofereça aos seus gerentes seniores e intermediários as ferramentas necessárias para se conectar e capacitar os funcionários que se reportam a eles. Peça à gerência que se inscreva em programas de treinamento e seminários de desenvolvimento de liderança para melhor prepará-los para suas funções. Isso os ajudará a se aprimorarem como coaches e mentores e a aprender a oferecer melhor incentivo, feedback construtivo e caminhos para o crescimento.

Escolhendo o software certo para engajamento de funcionários
Um software de engajamento de funcionários é uma plataforma centralizada onde os funcionários podem encontrar informações cruciais para se conectar com a organização. Como navegar no mundo da tecnologia de engajamento de funcionários pode ser desafiador, aqui estão algumas dicas que podem ajudar você a encontrar o software certo para o seu negócio.

Comece com o problema de negócios
Antes de investir em tal software, certifique-se de ter clareza sobre os desafios de negócios e as necessidades organizacionais que deseja abordar. A tecnologia escolhida deve estar alinhada às suas principais estratégias de RH, o que pode apoiar seus objetivos gerais de negócios e os valores da empresa.

Envolva as partes interessadas certas no momento certo
Implementar uma plataforma de engajamento de funcionários pode ser difícil se você fizer isso sozinho. Você pode simplificar a transição envolvendo as principais partes interessadas desde o início do processo. Você precisa descobrir quem tem interesse na questão que você planeja abordar, quem influenciará o sucesso ou o fracasso da estratégia e quem apoiará ou se oporá à mudança.

Entenda o tempo de retorno do investimento
Investir em um software de engajamento de funcionários exigirá tempo, dinheiro e esforço. Como sua equipe de liderança terá expectativas em relação a essa mudança, é importante planejá-las com antecedência. Portanto, seja muito claro sobre seus objetivos desde o início e conecte-os a resultados mensuráveis.

Garanta um parceiro de sucesso colaborativo
Ao escolher o software, você precisa de um parceiro colaborativo para o sucesso. Procure um fornecedor de software de engajamento que valorize seu feedback, ouça suas necessidades e ajude você a aproveitar ao máximo a ferramenta. Um parceiro forte ajudará você a interpretar os dados da sua pesquisa de engajamento de funcionários, garantirá que sua equipe possa agir com base nos insights e trabalhará com você para transformar essas ações em resultados.

Envolva os funcionários dando-lhes uma voz real
Sua força de trabalho é o seu bem mais valioso, e mantê-la engajada é um ingrediente essencial para administrar um negócio de sucesso. A importância de aumentar o engajamento dos funcionários se reflete nos diversos benefícios que isso traz, desde o aumento da produtividade até a redução da rotatividade de funcionários.

Dessa forma, se você começar a implementar essas estratégias em sua organização e escolher a plataforma certa, poderá impulsionar os resultados de engajamento dos funcionários conforme seu plano. Uma plataforma de engajamento dos funcionários pode dar voz aos seus funcionários, estabelecendo canais para feedback confidencial. Eles podem expressar suas preocupações, sugestões e opiniões livremente. Com a estratégia certa e uma ferramenta útil, você pode capacitar seus funcionários a moldar ativamente a experiência dos funcionários no trabalho e cultivar um senso de pertencimento e propriedade. O que você está esperando? Dê o salto e desenvolva um ambiente de trabalho irresistível que o colocará à frente de seus concorrentes. Entre em contato conosco hoje mesmo para saber mais sobre como podemos ajudar você.

Compartilhe esse artigo: