Quais habilidades de currículo você precisa destacar?

Quais habilidades de currículo você precisa destacar?

As habilidades de um candidato no currículo estão entre as informações essenciais para qualquer recrutador. Elas permitem que ele saiba o que você sabe e verifique a adequação do seu perfil à vaga a ser preenchida. Então, quais habilidades devem ser indicadas no seu currículo e onde posicioná-las? Para descobrir tudo sobre isso, não perca o próximo artigo que temos para você na JP&F Consultoria de recursos humanos & Recrutamento e Seleção. Desejamos a você boa sorte no seu processo de recrutamento e aquisição de talentos como candidato!

Lista das habilidades mais procuradas
Quando falamos de habilidades em um currículo, do que exatamente estamos falando? Na hora de contratar, os recrutadores examinam tanto as habilidades técnicas (o know-how tradicional), quanto as comportamentais (o novo hobby dos recrutadores, as habilidades interpessoais).

Habilidades técnicas
Ao longo da sua vida profissional, você desenvolveu habilidades. Suas habilidades técnicas, também conhecidas como hard skills , que são o que você consegue fazer no trabalho, devem estar à altura da tarefa. Elas constituem sua expertise profissional.

Para ter a melhor chance de ser selecionado para a fase de entrevista, suas habilidades técnicas devem ser incluídas em seu currículo e devem fornecer ao recrutador o máximo de informações possível sobre a extensão de suas capacidades.

Suas habilidades técnicas podem advir da sua formação universitária, das tarefas que você realizou em outros cargos, do treinamento que recebeu durante o seu treinamento ou das ferramentas que utiliza no seu dia a dia. Aqui estão alguns exemplos de habilidades:

Dominar uma ferramenta
Ser capaz de desenvolver um plano de comunicação
Realizando um estudo
Dominando o uso de software
Falar várias línguas fluentemente
Quais habilidades técnicas você deve incluir no seu currículo? Todas aquelas que correspondem às habilidades solicitadas no anúncio. Para evitar erros, você pode se perguntar o seguinte:

Quais são as principais habilidades exigidas na oferta de emprego? Liste as habilidades que você encontrará em uma folha de papel.
Quais frases aparecem com mais frequência?
Compare-as com suas próprias habilidades: o que elas têm em comum é o que você deve destacar em seu currículo, que será então personalizado em relação ao anúncio.

Habilidades comportamentais

Ter habilidades técnicas é essencial para ter a melhor chance de conseguir o emprego dos seus sonhos, mas não é suficiente. A expertise empresarial não é mais tão importante para os empregadores hoje em dia. Para ser o candidato ideal, você precisará possuir outro conjunto de habilidades, chamadas de habilidades comportamentais. Elas também são chamadas de habilidades sociais , habilidades socioemocionais, habilidades cognitivas, habilidades pessoais ou até mesmo habilidades humanas.

Em que consistem exatamente? Habilidades comportamentais são todas as qualidades pessoais que transformam um funcionário comum em um colaborador eficiente, benevolente e positivo para a empresa. Em suma, elas nos permitem avaliar a personalidade e verificar se ela é compatível com os valores da empresa.

Quais são as soft skills que os recrutadores valorizam? Algumas delas são autoconfiança, criatividade e inteligência emocional, entre outras. Consideradas um verdadeiro "plus", elas garantem um onboarding eficiente e bem-sucedido e, portanto, um custo financeiro de recrutamento seguro .

Onde colocar habilidades em um CV?
As habilidades, sejam elas técnicas ou interpessoais, devem ser facilmente identificáveis. O recrutador deve ter uma boa ideia da extensão delas, analisando rapidamente seu currículo . Você tem duas opções para destacá-las em um currículo. Você pode incluí-las em uma seção dedicada ou espalhá-las discretamente pelo currículo.

Inclua habilidades em uma seção dedicada do seu currículo
Para ser visível, você pode incluir suas habilidades, sejam elas técnicas ou comportamentais, em uma seção dedicada do currículo, intitulada "Habilidades". Priorize e classifique as informações usando a técnica do funil: o que aparece no topo é o que você considera mais importante e mais visível.

Qual a vantagem dessa formatação? Em poucos segundos, o recrutador terá acesso a um resumo de todas as suas habilidades. A desvantagem? Essa opção de organização é particularmente útil se você tiver pouca ou nenhuma experiência profissional. Por outro lado, se você já possui diversas empresas em seu currículo, uma seção dedicada pode ser redundante em relação à seção "Experiência Profissional".

Divulgando as habilidades em seu currículo
O outro método para destacar habilidades no CV consiste em disseminá-las sutilmente em duas seções essenciais do CV:

Seção Experiência Profissional para habilidades técnicas: ao descrever suas experiências, destaque as principais habilidades que você desenvolveu ao longo de sua carreira e dê exemplos concretos para ilustrá-las.
A seção "Interesses" aborda habilidades técnicas comportamentais. Essas habilidades podem ser adquiridas por meio de esportes ou da participação em diversos projetos extraprofissionais. Liste seus interesses e dê exemplos de habilidades relacionadas.
Para destacar suas habilidades comportamentais em um currículo, você pode criar uma caixa separada para resumir suas habilidades interpessoais. Sem listar uma sequência de palavras-chave, recomendamos que você forneça ao recrutador detalhes concretos e concisos.

Na JP&F Consultoria de recursos humanos & Recrutamento e Seleção, nos esforçamos para alinhar os objetivos de negócios da sua empresa com as melhores estratégias de Aquisição de Talentos disponíveis. Se quiser saber mais sobre os serviços que oferecemos, não hesite em entrar em contato conosco.

Compartilhe esse artigo: