Promoção interna na empresa: Promoção de cargo
Quando se trata de preencher uma vaga, muitas organizações optam por olhar para fora, sem perceber que talvez o perfil mais adequado para preenchê-la já esteja dentro de suas fileiras . Quais benefícios a promoção interna traz?
Recrutar colaboradores suficientemente competentes é algo que hoje preocupa muito as empresas. Porém, nem sempre devemos recorrer a processos seletivos externos, mas vale a pena olhar ao nosso redor para ver se o candidato ideal para ocupar determinada vaga ou assumir um novo projeto já está no quadro de funcionários. É claro que nem sempre será possível, porque acima de tudo deve haver a máxima adaptação entre as competências, experiência e formação do trabalhador e as funções do cargo a preencher , algo que com o surgimento de novos sectores e profissões é não é trivial, mas se, na medida do possível, optar por um processo de promoção interna, as vantagens tanto para a empresa como para os colaboradores e gestores de RH que devem garantir o preenchimento desta nova vaga são mais do que evidentes.
Redução de custos graças à promoção interna
Para começar, aqueles colaboradores que já estão na empresa há algum tempo conhecem perfeitamente seus valores, procedimentos e detalhes, portanto a quantidade de tempo, dinheiro, esforço e informações a serem alocados no processo seletivo será significativamente melhor. Talvez uma vez analisada a sua evolução e potencial, será possível desenhar uma formação personalizada para garantir que se produza o ajuste entre o colaborador e o novo posto de trabalho, mas isso seria, globalmente, um investimento mínimo .
O conhecimento que o candidato interno em questão acumula sobre a empresa também o fará adaptar-se mais rapidamente ao novo cargo , o que lhe permitirá otimizar ao máximo a sua jornada de trabalho quase desde o início. O índice de incerteza em relação à eleição também será reduzido. Outro índice que também será reduzido é o turnover, já que colocar novos desafios ao alcance do colaborador fará com que ele se sinta menos tentado a sair da empresa.
As chaves para o processo de promoção interna
Da mesma forma, tendo oportunidades de promoção dentro da empresa, os colaboradores se sentirão capacitados e valorizados , enquanto seus superiores os levam em consideração, suas expectativas e seu potencial de desenvolvimento. Isto, por sua vez, aumentará os seus níveis de compromisso, satisfação e felicidade no trabalho, um objetivo fundamental de qualquer política de Employer Branding que se preze , e resultará, não devemos esquecer, numa maior produtividade global e num melhor ambiente de trabalho.
Optar pela promoção interna no preenchimento de um novo cargo não significa que devamos relaxar ao longo do caminho. Na verdade, o rigor e a diligência do processo devem ser iguais ou superiores aos externos. Isso significa que os responsáveis por RH, Talentos, Desenvolvimento, Gestão de Pessoas e cargos equivalentes que assumirem o desafio devem primeiro se certificar de comunicar a vaga interna a todo o quadro de funcionários ou categorias profissionais que possam se candidatar e, em seguida, avaliar cada uma delas. das candidaturas através do currículo, das conquistas alcançadas na empresa até o momento, entrevistas pessoais, dinâmicas de grupo , etc. Será também extremamente importante comunicar os motivos da recusa do perfil aos candidatos que eventualmente não preencham o cargo, sabendo que mesmo que não tenham sido nomeados continuarão a trabalhar na empresa.
Entre em contato conosco hoje mesmo e saiba como a equipe JPeF Consultoria pode apoiar sua empresa.
#Treinamento #desenvolvimento #liderança #gestão #SoftSkills #hardskills #RH #Recursos #Humanos #JPEF #JPeF #JP&F #ConsultoriadeRH #Agencia #Empresa #Equipe Inteligência #emocional #crescimento #produtividade #retenção #inovação #carreira #Transição #carreira #Funcionarios #engajados #empresas #mercado #trabalho #integração #atração #softwares #sistemas #performance #desenvolvimento #KPIs #Metricas #dashboards #executivos #gerentes #lider #objetivos