Processo de contratação: leads de oportunidades como agir
Imagine que você está procurando um novo emprego e tem vários leads e possibilidades. Você vai para a primeira entrevista e BAM, você recebe uma oferta! É uma oferta sólida, mas a função não é a ideal. Seu primeiro instinto é apressar os outros leads e forçá-los a fazer ofertas, ao mesmo tempo em que ganha tempo para responder à primeira oferta. Eventualmente, o prazo da primeira oferta não pode ser adiado mais, e enquanto os outros leads afirmam estar interessados em sua candidatura, eles ainda precisam de mais tempo para lhe fazer uma oferta. O que você faz?
Aqui estão algumas opções:
1. Recuse a primeira oferta e continue a entrevista sabendo que corre o risco de não conseguir mais nada.
2. Aceite a primeira oferta e pare de procurar, mas continue se perguntando se você deveria ter esperado por algo melhor.
3. Aceite a primeira oferta e continue as discussões com as outras empresas com a ideia de que você aceitará uma oferta melhor se ela surgir.
4. Aceite a oferta E, por cortesia, saia do mercado imediatamente, cancelando quaisquer outras entrevistas.
5. Aceitar uma oferta e continuar a entrevista é uma má ideia
Com algumas limitações em certos estados, todos os estados são formalmente reconhecidos como estados de emprego à vontade, o que significa que você pode pedir demissão de um emprego a qualquer momento. (O empregador também pode deixá-lo ir a qualquer momento.) Mas você quer ser conhecido como alguém que aceita uma oferta e logo depois desiste? Pense no efeito que isso tem na sua palavra.
Todos nós sabemos que quando você começa um novo emprego, leva algum tempo para se adaptar a ele. Se você aceita uma função, mas ainda está em dúvida sobre um possível emprego "melhor" surgindo, você não está sendo justo com seu novo empregador, pois não estará dando a ele toda a sua atenção. Você precisa dar o seu melhor esforço para se ajustar à nova função e se integrar totalmente à cultura e ao ambiente. Então, se sua aceitação for apenas pela metade, isso pode levar a uma espiral descendente.
É um mundo muito pequeno. Embora a confidencialidade seja crítica para o processo de contratação , você ainda corre o risco de a notícia vazar. Considere um cenário em que seu novo empregador descobre que você não parou de se comunicar com clientes em potencial anteriores. Essa quebra de confiança pode instantaneamente descarrilar sua posse e fazer com que seu novo empregador corte laços com você imediatamente. Resumindo: não aceite uma oferta de emprego a menos que tenha 100% de certeza de que é o que você está procurando.
Ainda assim, pode haver razões legítimas para continuar a entrevista mesmo depois de aceitar outra oferta.
Você decide fechar as outras oportunidades. Você joga suas opções, pois sente que seu novo empregador pode não ser o ajuste perfeito para você. Certifique-se de gerenciar de perto a confidencialidade quando você se organizar para concluir essas outras entrevistas. Você pode se sentir melhor sobre seu novo empregador se as diferentes oportunidades não atenderem às suas expectativas.
No entanto, suponha que você receba outra oferta de emprego que queira aceitar. Nesse caso, você deve criar o mínimo de interrupção possível para seu novo empregador. Ajude-os a garantir sua substituição e ajude com mensagens sobre o motivo de sua saída prematura. Lembre-se de que seu novo empregador e equipe podem ignorar completamente seus gestos positivos, e você corre o risco de queimar pontes ao renegar ou pedir demissão logo após começar um emprego.
Seja qual for a sua decisão, proceda com cautela.
Se você recusar uma oferta por outra com possibilidades incertas, seria prudente usar esse tempo para intensificar sua busca gerando novos leads. Sabe-se que algumas ofertas iminentes desaparecem. Se as outras ofertas não derem certo, ter novos leads pode redirecioná-lo da chateação por não ter aceitado a primeira oferta.
Se você aceitar um emprego que não seja perfeito e parar de fazer entrevistas em outro lugar, não fique louco imaginando cenários hipotéticos. É fácil se convencer de que outra oferta teria sido melhor, mas isso é apenas fantasia. O melhor conselho é abraçar seu novo papel e fazê-lo funcionar. Concentre suas energias em fazer um trabalho incrível; com o tempo, você pode mudar os elementos do trabalho com os quais não estava satisfeito quando o aceitou.
Se você continuar entrevistando com outras empresas depois de aceitar uma oferta, você deve gerenciar seus riscos imediatamente enquanto classifica todas as suas opções. A longo prazo, você deve ser mais proativo ao trabalhar em sua carreira.
Pergunte a si mesmo por que sentiu a necessidade de aceitar uma oferta menos que ideal. Se você acredita que não tem outras alternativas, construa sua rede e aprimore suas técnicas de busca de emprego e base financeira. Você aumentará sua capacidade de pensar e agir a longo prazo. Se você se apressou em aceitar a primeira oferta porque sentiu que tinha que deixar sua empresa atual, dê uma boa olhada no que não funcionou antes e planeje corrigir quaisquer falhas. Lembre-se de que os problemas que você teve em seu emprego anterior podem segui-lo para seu novo empregador.
Para obter mais conselhos de especialistas sobre quando aceitar uma oferta de emprego, entre em contato conosco na JP&F Consultoria e um dos membros experientes da nossa equipe ficará feliz em ajudar você.
#Entrevista #Emprego #RH #Recursos #Humanos #Contratação #Trabalho #JP&F #JPEF #JPeF #Consultoria #softskills #Seleção #Seletivo #Oferta #Vaga #Oportunidade #Candidato #Colaborador #Processo #Currículo #CV #Procura #Busca #Site #Pesquisa #Recrutamento #Recruiter #Recrutador #Aquisição #Talentos