Planejamento Estratégico de Recursos Humanos: Dicas

Planejamento Estratégico de Recursos Humanos: Dicas

Qualquer empresa que empregue mais de 50 pessoas precisa ter um sistema de gestão de recursos humanos adequado. O planejamento é a chave para uma administração de RH bem-sucedida, satisfação dos funcionários e produtividade melhorada. Os recursos humanos são o melhor ativo e se os funcionários estiverem insatisfeitos, eles não farão tudo. Isso se reflete na competitividade da empresa. O melhor caminho a seguir é envolver especialistas em RH para planejar os vários aspectos do RH.

Folha de pagamento e conformidade
A folha de pagamento e a conformidade associada são críticas. Não se pode ter um sistema aleatório de lidar com problemas conforme eles surgem. Isso provavelmente levará a erros e insatisfação entre os funcionários e problemas de conformidade. O processo de planejamento de recursos humanos deve definir questões de folha de pagamento e conformidade para levar em consideração todas as variáveis ​​para operações tranquilas no presente e no futuro. Consultores de RH com experiência e conhecimento podem implementar esse sistema para sua organização.

Recrutamento
O recrutamento é um processo vital para obter o talento certo. Aqui, novamente, os profissionais de RH planejarão e projetarão sistemas de gerenciamento de RH que reduzirão o tempo, o custo e o esforço do recrutamento, além de serem capazes de contratar o candidato certo para o trabalho. O recrutamento não termina com a emissão de uma carta de nomeação. O sistema de RH também deve cuidar da integração por meio de um processo definido, uma área na qual os especialistas podem ajudar. Isso resulta em redução de rotatividade. Depois, há outros processos em segundo plano, como inserir o nome do novo funcionário na folha de pagamento e outros procedimentos de conformidade estatutária relacionados.

Desempenho e relatórios dos funcionários, bem como controle de ponto
Quanto maior uma organização se torna, mais difícil se torna rastrear o desempenho de cada indivíduo em cada departamento. Não se pode confiar em humanos para monitorar e relatar porque tais ações podem ser tendenciosas a favor ou contra o funcionário. A frequência pode ser cuidada pela instalação de um sistema biométrico, mas o desempenho é outra coisa. É aqui que o Processo de Planejamento de Recursos Humanos adequado pode ajudar a gerência a derivar informações imparciais sobre o desempenho do funcionário. Isso é seguido pelo planejamento de um sistema de recompensas para indivíduos de alto desempenho e atualização de habilidades de funcionários de baixo desempenho para colocá-los em dia. Especialistas em sistemas de gestão de RH também planejarão um sistema de avaliação para ver se o funcionário é o mais adequado para o trabalho ou tem habilidades que funcionariam melhor em outras áreas. Essas e todas as questões relacionadas entram no processo de planejamento que, quando implementadas, dão um impulso à produtividade.

O objetivo geral de implementar um processo de RH adequadamente planejado é que uma empresa não tenha que resolver constantemente problemas internos. Ela deve ter uma força de trabalho unificada que olhe para fora, aborde os desafios do mercado e siga em frente.

Conheça a JP&F: Consultoria e descubra nossas soluções personalizadas e inteligentes, pensadas em você!

#Planejamento #Estrategico #folha #pagamento #gestão #pessoas #talentos #folha #pagamento #Processo #RH #JPEF #JP&F #JPeF #Consultoria #Recursos #Humanos #desempenho #funcionário #objetivo #recrutamento #seleção #Recruiter #Processo #administração #co

Compartilhe esse artigo: