Ouvir música no ambiente de trabalho pode aumentar a sua produtividade?

Ouvir música no ambiente de trabalho pode aumentar a sua produtividade?

Praticamente todo mundo gosta de ouvir música. No ambiente de trabalho pode ser uma forma de reduzir as tensões e melhorar o ambiente. Porém, assim como a temperatura do ar condicionado, o que agrada alguns pode incomodar outros. Tanto a rejeição a determinado gênero quanto a preferência de pelo silêncio podem fazer com que a música comprometa o clima organizacional.

Muitos ficam mais concentrados e produtivos enquanto ouvem música. Cabe a cada um optar pelo que lhe agrada e, como se trata de uma escolha pessoal que não deve ser imposta aos outros, o ideal é fazer bom uso de seus fones num volume adequado. Há tarefas em que essa concentração é bem-vinda. Porém, não deixa de ser também uma forma para que o colaborador se isole. Se isso, por um lado, torna-o mais focado, acaba por deixá-lo distante de outros integrantes da equipe. Às vezes, isso é necessário e positivo. Em excesso, porém, compromete a integração entre colegas.

A música no ambiente de trabalho pode ser benéfica ou prejudicial de acordo com a atividade que é executada. Quando a concentração e trabalho em grupo são fundamentais para a realização das tarefas, a música se torna quase que um obstáculo. Já em ambientes voltados à criação, o isolamento proporcionado pelos fones se faz necessário. Em comércios, a música alegra o ambiente. Mas, cabe ao gestor observar se o “DJ” da vez tem bom senso, ou impõe, com volume alto, seu gosto, o que acaba por afastar clientes. Ainda que seja uma opção pessoal, os gestores devem observar se o hábito de ouvir música pelos seus colaboradores ajuda o exercício de suas funções. Embora agrade a uns, pode levar à dispersão.

O que determina mesmo o efeito da música no ambiente de trabalho é a forma como cada indivíduo reage a ela. Se traz benefícios a alguns, atrapalha o desempenho profissional de outros. Também não há gênero musical, compositor, interprete, banda ou orquestra que agrade a todos. Portanto, não deve ser imposta aos demais.

 

Conheça a JP&F: Consultoria e descubra nossas soluções personalizadas e inteligentes, pensadas em você!

#ExecutiveSearchHunting #PlanodeCargoseSalários #ProjetosEspeciais #Outplacement #Assessment #MapeamentodeMercado #AvaliaçãodePerfomance #Estruturaçãodoorganogramasetorialediretivo #RecrutamentoeSeleção

Compartilhe esse artigo: