Onboarding Remoto: Os Desafios de integração remota

Onboarding Remoto: Os Desafios de integração remota

Os processos de integração organizacional evoluíram para incluir funcionários trabalhando remotamente. Muitas empresas adotam o trabalho remoto em 2024. Elas usam várias estratégias para otimizar o processo de integração, garantindo sua eficácia.

O que é integração?
Onboarding significa integrar um novo funcionário a uma organização e garantir que ele aprenda as políticas e procedimentos relevantes. Idealmente, isso deve acontecer antes que ele comece a trabalhar em seu primeiro projeto ou tarefa. Onboarding inclui diferentes atividades como orientação, treinamento e primeiras apresentações. Ele também foca no desenvolvimento de habilidades e abrange as expectativas, visão e missão da organização.

O que é integração remota?
A integração remota é tecnicamente a mesma que a integração tradicional , exceto que acontece online. As empresas usam diferentes tecnologias durante a integração remota para interagir com funcionários remotos e facilitar o treinamento.

Por que a integração remota é tão importante?
Uma grande parte do sucesso de uma empresa vem do trabalho em equipe. Funcionários que trabalham sob o mesmo teto passam a se conhecer bem. Estar no mesmo lugar os ajuda a construir conexões cruciais.

Funcionários remotos não têm a mesma experiência, especialmente se forem totalmente remotos e nunca visitarem o escritório. A integração remota deve mirar além de políticas e procedimentos . O objetivo deve ser ajudar os funcionários remotos a se sentirem parte da equipe.

Além disso, a integração eficiente fornece aos funcionários remotos as mesmas ferramentas e recursos que a equipe baseada no escritório. Ela permite que todos trabalhem juntos para melhorar a produtividade e aumentar os lucros.

Saber como integrar funcionários remotos também ajudará uma organização a reduzir a taxa de rotatividade de pessoal . Frequentemente, novos funcionários têm uma experiência de integração aleatória, aumentando a probabilidade de eles saírem em busca de outra oportunidade de emprego.

O que deve ser incluído na integração remota?
Um processo de integração remota consiste nos seguintes elementos:

  • Comunicação bidirecional : os novos funcionários devem ter permissão para fazer perguntas, e as empresas (departamentos de RH) devem fornecer as informações corretas. 
  • Engajamento contínuo:  A equipe de integração precisa continuar se envolvendo com um novo funcionário. Isso ajuda os funcionários a desenvolver confiança à medida que aprendem a executar suas tarefas diárias. 
  • Novos funcionários precisam de ferramentas e tecnologia desde o primeiro dia:  O processo de integração deve garantir que os novos contratados tenham as ferramentas e o acesso necessários para começar a trabalhar. 
  • IA e outras ferramentas de automação:  Funcionários remotos precisam de todas as ferramentas de software que uma empresa pode fornecer para desempenhar suas tarefas com eficiência. Essas ferramentas incluem  tecnologia de IA  e software de automação. 

Quanto tempo deve levar a integração remota?
As empresas nunca devem apressar o processo de integração. No entanto, ele também não deve durar meses. Em geral, o processo de integração remota dura duas semanas inteiras .

A terceira semana de um novo funcionário deve incluir treinamento e instruções específicas para a equipe. Algumas empresas têm um plano de integração remota de três meses, mas isso pode não ser viável para muitas empresas.

Desafios de integração remota
A integração remota traz alguns desafios, incluindo os seguintes:

  • Funcionários remotos frequentemente se sentem isolados:  Se não houver interação ou resposta diária de uma organização, um funcionário remoto pode começar a se sentir isolado e desligado. Isso frequentemente faz com que os funcionários deixem um negócio para o qual acabaram de começar a trabalhar. 
  • Falta de comunicação : atrasos constantes ao esperar que um colega do escritório responda a perguntas podem agravar o isolamento e o distanciamento. 
  • Alguns funcionários ficam sobrecarregados:  Se houver uma sobrecarga de informações para processar, um novo funcionário pode se sentir sobrecarregado. Se a empresa não fornecer uma maneira para os novos funcionários navegarem por essas informações, isso pode resultar em uma alta rotatividade de pessoal. 

As fases de uma integração on-line bem-sucedida: como fazer a integração on-line
As empresas devem planejar e executar bem as diferentes fases de integração para evitar esses desafios. A primeira fase é um e-mail de boas-vindas e uma visão geral da cultura da empresa. Esta fase inclui a papelada que os novos contratados devem preencher e requer a configuração de uma mesa de trabalho remoto e equipamentos.

A segunda fase envolve um tour virtual pelo escritório. Os funcionários se encontram e se cumprimentam durante esse período, começando no primeiro dia. A segunda fase também inclui treinamento específico para cada função e sessões de feedback .

Após a primeira semana, o processo de integração passa para a terceira e última fase. Os funcionários têm a oportunidade de mostrar o quanto progrediram. As empresas podem planejar eventos remotos de formação de equipes para fortalecer a conexão entre os funcionários. Também pode haver sessões avançadas de aprendizagem e desenvolvimento para qualificar novos contratados .

Dicas, melhores práticas e ideias para otimizar a integração remota
Os processos de integração diferem entre as empresas. No entanto, os fundamentos permanecem os mesmos. Eles incluem as seguintes etapas:

  • As empresas devem configurar as contas de e-mail e o software de CRM necessários antes do início da primeira fase de integração. Se os funcionários remotos precisarem de um laptop ou outro hardware, eles devem recebê-lo antes do primeiro dia. 
  • Uma sessão completa de perguntas e respostas ajuda os funcionários a se sentirem mais à vontade ao começar um novo emprego. Esta sessão deve incluir informações sobre remuneração e licença. 
  • Algumas organizações têm uma lista de verificação de integração on-line. Ter essa lista de verificação as ajuda a marcar cada fase conforme a concluem. A lista de verificação pode incluir pontos sobre funções e responsabilidades dos funcionários. 
  • O processo de integração deve incluir um processo de avaliação no final. A avaliação regular ajuda a manter os funcionários motivados. Também dá a eles o feedback e o impulso de que precisam para atingir suas metas de trabalho.

Para melhorar o R&S da sua empresa, conheça as soluções da JP&F Consultoria uma equipe Especializada em Recrutamento e seleção de profissionais de tecnologias, Executive Search e Headhunter Executivo para Indústria Financeira, Processamento de Cartões, Serviços Bancário, Ecommerce e Mercados de Capitais podemos ajudar você.

Conheça a JPeF: Consultoria uma equipe Especializada em Recrutamento e seleção de profissionais de tecnologias (TI) para Indústria Financeira, meios de pagamento, sistemas de pagamentos (Payments).

#RH #Recursos #Humanos #Talentos #aquisição #JPEF #JP&F #JPEF #Dados #JAVA #Recrutamento #Seleção #Seletivo #Currículo #Tech #TI #CV #Processo #Contratação #C++ #programador #programação #Engenheiro #pagamento #cobol #recruiter #Scala #Financeiro #payments #ISO8583 #AS400 #RPG #Adquirência #liquidação #sistemas #industria #mercado #capitais #equity #private #investimento #privado #emissores #cartão #credito #debito #Empresa #Agencia #Tecnologia #swift #processamento #ecommerce #Google #Cloud #AWS #Azure #Heroku #PaaS #PostgreSQL #MySQL #MongoDB

Compartilhe esse artigo: